Nova Alemanha: Alemanha mais que perdoada e agora, abrasileirada!
Quando eu estive em Cracóvia, na Polónia, em 2011, me hospedei num hostel muito próximo ao teatro onde João Paulo II era ator, e após, foi expectador. Mas, dos três dias que lá fiquei, algo relacionado à alemães: ao ver um grupo alegre de adolescentes alemães chegar para hospedar-se, fui brincar mas tive tempo de me segurar. Até hoje eu me recordo, tal era a infelicidade que eu teria feito, caso tivesse agido. “- Antes vocês os queriam matar... os perseguiram, e agora aqui estão?”, questionaria eu aos germânicos, pelo tempo do nazismo, em que muitos poloneses foram humilhantemente mortos.
Além de ver nesses adolescentes... o fato da visita, até mesmo uma reconciliação e um congraçamento entre duas nações rejuvenescida: que a polaca perdoou a outra. Assim também é a ação dos irlandeses em relação aos ingleses. Alemães pedem, com sua humildade, perdão e reconciliação aos poloneses quando lá vão!
Os alemães deram um show de humildade no local em que ficaram hospedados, na cidade de Santa Cruz de Cabrália. Amor com as crianças, com idosos, com a população toda, com os índios, especialmente. Lembro com carinho como eu falava aos alemães ao entregar jornais a eles, lá em Dublin, pela manhãzinha: era algo mais ou menos assim: GO-TE-MÓR-GAN! Amanhã eles acordaram com essa expressão das melhores... de fato: ótimo dia será muito além do único BOM DIA.