Evento, no Rodeio, é promovido pela Casa Familiar Rural e Casa de Passagem Filhos de Deus
Uma grande festa marcará o dia do agricultor em Reserva. No Centro de Eventos (Rodeio) acontecerá neste domingo, a 3º Festa do Agricultor. Com a grande força deste segmento na cidade, este promete ser mais um marco. Festa sob a responsabilidade da Casa Familiar Rural, que têm Alexandre José Moraes como coordenador; em conjunto com a Casa de Passagem Filhos de Deus, terá início com um tratoraço às 10 horas desse domingo, percorrendo a avenida central do município. As 10:30: Abertura oficial e a homenagem aos agricultores. Neste ato, a presença das várias associações de agricultores, de autoridades locais e sindicatos ligados à vida no campo.
As 11:30 está agendado um suculento almoço, regado à churrasco e leitoa no tacho. As crianças não ficarão de fora, pois haverá espaço de entretenimento para elas. A feira do agricultor é outro atrativo. O almoço e a tarde serão animadas com o encontro de gaiteiros e violeiros, segundo Alexandre; como forma de valorização à cultura local. “Chico Viola e Edenilson, que são de Londrina, e acima de tudo, do campo e da agricultura familiar, são uma das atrações” .
Ás 17 horas acontece uma ação entre amigos que dará R$ 2 mil como primeiro prêmio, um mil ao segundo e 500 reais ao terceiro contemplado. As cartelas custam 10 reais. Mas como o intuito de todos é auxiliar a Casa Familiar Rural (CFR) de Reserva, incluso o almoço a cartela custará R$ 15,00.
“Temos o apoio da municipalidade, através do prefeito Luizinho, dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Rural, e dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, além da Emater e das demais associações do município”, exaltou Alexandre, agradecendo.
Equipe da Casa Familiar Rural tendo ao fundo as novas instalações que em breve serão inauguradas
Conhecendo a Casa Familiar Rural
A CFR foi iniciada na França em 1935. No Brasil ela chegou em 1968 na região Nordeste. Já no sul brasileiro adentrou no Sudoeste do Paraná, em Barracão, na segunda metade da década de 80. Em 1991 surge a Arcafar, como a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil. Em Reserva, ela começou as suas atividades em 1997.
Essa instituição trabalha com a metodologia da alternância e em específico em Reserva, são três turmas em formação, compondo 50 alunos, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. O curso é o de qualificação em Agricultura e atende a filhos de agricultores.
O coordenador local, Alexandre, explicou que em regime de internado, os jovens ficam uma semana na CRF (Casa Familiar Rural) e outra na propriedade, onde nesta, colocam em prática aquilo que aprenderam em sala. Nas suas casas eles recebem a visita dos quatro técnicos (da Arcafar Sul) e de cinco professores da Rede Estadual de Ensino. Para encerrar o curso, cada aluno deve apresentar um projeto, a exemplo na faculdade, de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), mas no caso, chamado Projeto Profissional de Vida, escolhendo a área na vida rural que ele tenha mais afinidade, mas sobretudo, cuja propriedade tenha aptidão, que ele vá desenvolver na mesma.
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Um dos segmentos da CFR, e de suma importância social, é o Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA. Formada na Casa de Reserva, é de Tatiele dos Santos Andrade esta incumbência. Na compra de alimentos pelo Governo, feita dos agricultores familiares, cabe ao programa a captação desses para a doação para entidades filantrópicas e à famílias atendidas pelo programa de assistência do município. Além disso, o PAA repassa os produtos também para a complementação da merenda escolar, bem como para a Ação Social do município de Reserva.
As CFR existem em 40 países no mundo, e só no sul do Brasil são 70 unidades, com 42 delas, apenas no Paraná.