Karina era inicialmente diretora de Ensino, e em 2011 assumiu a direção geral do campus de Telêmaco
Dirigido pela curitibana, mas que já se considera telêmacoborbense, Karina Mello Bonilaure (40), pedagoga assumida e também com formação na área de tecnologia; o Instituto Federal do Paraná em seu campus em Telêmaco iniciou suas atividades em 2010. Até então diretora de ensino, Karina, em novembro de 2011 passou a responder em definitivo por toda a instituição.
Os IFPR´s foram criados por Lei Federal em 2008, e segundo ela, com a missão de ser diferente modelo de escolas técnicas ou universidades, com a principal proposta de inclusão social. Tanto assim, que 80% das vagas são disponibilizadas atendendo a esse público. A interiorização é outro diferencial. Quando na sua concepção, esta rede federal de educação tecnológica tinha 200 escolas abertas. Atualmente, o número passa de 600. Outro ponto, “a verticalização do ensino possibilita, por exemplo, que pessoas de baixa escolaridade e formação profissional, sejam oportunizadas”, explicou.
Os cursos técnicos são integrados ao Ensino Médio. Quanto ao corpo docente, Karina relata suas titulações, com mestres e alguns doutores, além de se possuir uma gama de recursos de infraestrutura, como laboratórios e salas de aulas de qualidade. Tudo isso de forma gratuita.
No Ensino Médio Integrado estão disponíveis as seguintes áreas: Automação Industrial, Mecânica Industrial, Informática para Internet. Já, com formação em nível superior: Licenciatura em Física, Tecnólogo em Automação Industrial e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O curso em Física é a mais recente oferta, cuja seleção dos candidatos terá inicio agora, e as aulas, em 2015.
O fato de estar localizado ás margens da Rodovia e não no centro da cidade, já é algo estratégico da instituição, que sempre passa por ampliação. Neste momento, por exemplo, já estão adiantadas as obras do novo centro administrativo, que será inaugurado ano que vem.
Quando convidada a conclamar novos alunos, aos jovens interessados em ingressar no Instituto Federal do Paraná, campus de Telêmaco Borba, Bonilaure incita as pessoas que conheçam as oportunidades que elas estão tendo, e a concepção de que podem mudar a realidade de vida delas, pelo potencial humano e técnico que essas possuem. “Há oportunidades e todos têm condições de tentar. Que os jovens sejam incentivados. Que eles olhem para a vida deles como oportunidades. Ao jovem adulto, que ele se veja estimulado a voltar a estudar, mesmo se num período como o noturno!”
Leia Também:
IFPR/TB OFERECE CURSOS EM DIVERSAS ÁREAS E NÍVEIS