Palestras, Chá do Lenço e exames preventivos
O Outubro Rosa, voltado ao combate ao Câncer de Mama, será enaltecido em Telêmaco pela Secretaria Municipal de Saúde, pela pela Clinica da Mulher, com total ènfase durante todo mês vindouro. Ao se iniciar com uma decoração específica do ambiente, várias programações estão agendadas.
Segundo Thaisa Aêlica N. Feitoza, que coordena o programa Mãe Paranaense, no dia 1º de outubro o “Chá do Lenço” que será realizado na Fateb terá a cooperação do Grupo de Apoio Ivone Duarte. Nela a palestra de “O Boticário”, sobre alto-estima, além de também a abordagem o tema “Câncer de Mama” pela Dra. Ana Carolina Nocera, da Secretaria de Saúde, e um depoimento da radialista Fátima Ribeiro, a respeito da doença. A Academia Coliseu trará a temática dentro de sua área de atuação. A Fateb oferecerá, além do local, toda a decoração do mesmo.
A entrada será um laço ou um chapéu, que serão doados ao Hospital Erasto Gaertner em Curitiba.
No dia 11, sábado, um “Dia de Beleza” na Fateb. Num espaço específico, todas as dúvidas ora direcionadas para a Clínica da Mulher, serão sanadas. Será o “Dia Rosa”.
No dia 18 (sábado) serão realizados exames preventivos para as mulheres, nos períodos da manhã e tarde.
Dia 25 (Sábado) uma caminhada na Avenida Horácio Klabin, pela manhã, deverá movimentar a cidade. ”Nesse dia convidamos desde já que nossa população se vista de rosa e mostre seu apoio ao combate ao Câncer de Mana”, conclamou Thaisa. No período da tarde serão disponibilizados no terminal rodoviário, guichês que trarão preciosas informações a respeito da Saúde da Mulher. Neste dia, mais uma vez, o apoio da Regional de Saúde.
Um dia antes, no dia 24, todo o funcionalismo terá a Escola de Saúde Pública, voltada ao tema. A palestrante será uma especialista do setor de Oncologia do Erasto Gaertner. Também acontecerá a apresentação do grupo teatral Unsol.
No “Dia ‘D’ de Combate ao Câncer de Mama”, em 31 de outubro, estarão sendo feito testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e a liberação de mamografias. Ao fim da tarde, um café marcará o encerramento do Outubro Rosa.
Thaisa usa o slogan da campanha, e diz “Se Toca Mulher” para lembrar que chegou a hora das mulheres. “Espero que esse mês de outubro, de forma muito especial, todas as mulheres busquem mais a respeito da prevenção em Telêmaco. Precisar da Oncologia é muito triste!”
Mesmo com o avanço da medicina, a prevenção é a melhor solução. Ela lembra também aos homens, que em sua maioria desconhecem que eles também podem ter Câncer de Mama. “Que a mulher se cuide, e também cuide de seu esposo!”, alertou.
A coordenadora do Mãe Paranaense e da Clínica da Mulher, Thaisa, lembra ainda que não somente no mês dedicado especificamente ao combate ao Câncer de Mama, mas em todo tempo, há um trabalho intenso voltado á saúde da mulher, em Telêmaco Borba.
Outro importante fato nesse ano, será a agregação de empresas na campanha, e inclusive, aquelas que ainda quiserem participar, podem entrar em contato com a coordenadora, fazendo assim com que a iniciativa privada também participe, assumindo ainda mais seu papel de responsabilidade social, no combate ao Câncer de Mama, e preservando a saúde da mulher.
"Politicas de saúde pública que visam a prevenção e a promoção a saúde vem de encontro com nossa proposta de trabalho", destacou o secretário municipal de Saúde, Cláudio de Souza, ao comentar o Outubro Rosa.