Método anticoncepcional é necessário a quem tem rejeição ao uso de pílula
13-03-2015 às 14:44:13) A Clínica da Mulher de Telêmaco Borba, coordenada por Thaisa Aílica Nascimento Feitoza que é componente da Secretaria Municipal de Saúde, tem se empenhado em diversas frentes. Das principais, também a colocação de Diu (Dispositivo Intrauterino) naquelas mulheres que não possam usar pílulas, e não querem ter uma gravidez indesejada. O dispositivo é apenas disponibilizado para mulheres que já tenham pelo menos um filho, e cumprindo esse quesito, mão há impeditivo, inclusive de idade. A não tolerância por pílulas pode se dar por problemas vasculares e circulatórios, ou até mesmo por esquecimento do uso dessas. Nesse caso o Diu é recomendado. “Mas ele não previne DSTs (Doenças Sexualmente Trasmissíveis)”, alertou Thaisa.
Às interessadas devem procurar a Clínica da Mulher e, logo que seja dado sinal positivo de que o melhor método concepcional seja mesmo este, estas passarão por palestra, ministrada pela enfermeira Jaine Aleixo Rodrigues; sobre planejamento familiar e quanto a decisão a ser tomada, que acontecem todas as quintas-feiras às 14hr30min neste local, bem como terão acompanhamento, com manutenção e ultrassom, além de preventivo anual em decorrência da colocação. Tudo de forma gratuita, através da Secretaria da Saúde.
Dia Internacional das Mulheres:
Foto captada de rede social
Thaiza esteve, ao lado da farmacêutica Veridyana Fabio Margraf Carneiro, na sede da 3º Cia Independente da Polícia Militar em Telêmaco Borba, onde ministrou no dia 11, palestra sobre DST´s e Saúde da Mulher, para a ala feminina dessa corporação, numa homenagem feita a essas profissionais da segurança pública pelo Dia Internacional das Mulheres.
No áudio abaixo, relevante entrevista com Thaisa, onde além de sua presença entre as soldadas, instrui também como proceder para a colocação do Diu e traz mais detalhes, além de enfocar a prevenção de gravidez na adolescência. Para ela, o apoio total recebido do secretário municipal da Saúde, Cláudio de Souza, bem como irrestrito também do prefeito Luiz Carlos Gibson, além de todas os componentes da Saúde em TB, é que faz as coisas acontecerem. Ao finalizar, lembra também de Rita, Iracema e Márcia, que complementam a equipe da Clinica da Mulher, no município.
Leia Também: