ONLINE
20




Partilhe esta Página

ACITEL

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


SILÊNCIO NO PLENÁRIO: Para muitos, foi melhor
SILÊNCIO NO PLENÁRIO: Para muitos, foi melhor

Reunião da Câmara teve 20 minutos, aprovação de matérias e silêncio dos vereadores

30-03-2015 às 21:18:09) Àqueles que costumam chegar, popularmente na chamada “hora do amém”, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Telêmaco Borba, tiveram uma surpresa no dia de hoje. Apenas por raras vezes onde se tinham reuniões extraordinárias é que um número limitado de matérias eram colocadas na ordem do dia, ou vereadores inscritos para uso da tribuna. Hoje, nenhum vereador usou da palavra livre e explicação pessoal, e quem se deslocou de suas residências, ficou a ver navios em termos de debates entre os pares da casa.

O fato, que causou estranheza até mesmo ao presidente da Casa de Leis, Mário Cesar Marcondes, é incomum, porém, conforme o próprio vereador, é uma prerrogativa a qual os vereadores tem direito. Entre um ou outro vereador se escutava que foi melhor assim, pelo menos os ânimos se acalmam em relação às sessões anteriores.

Perguntado se essa foi uma manobra para se evitar debates e que mais uma vez se ferisse o regimento - algo que vem sendo reclamado pelos próprios legisladores, que por vezes se sentiram ofendidos, este garantiu que nem por parte dele, nem da mesa diretora houve qualquer acordo prévio de silêncio.

Regimento interno, decoro parlamentar e código de ética

Os vereadores receberam das mãos do presidente há duas sessões atrás, cópia do regimento, mas que será aperfeiçoado, onde se juntarão a isso o código de ética e decoro parlamentar. “Os vereadores têm a imunidade parlamentar, mas para discussões de políticas públicas e não para questões pessoais”. Já foram escolhidos cinco funcionários aprovados pelos treze vereadores que formam o corpo técnico que elaborarão estas leis, e serão enviados ofícios para as instituições, unidades de ensino superior. OAB, associações de moradores, e sobretudo; ao próprio Poder Executivo, para que opinem e ajudem na instituição da Lei Orgânica. 

 

Leia Também:

CÂMARA DE TELÊMACO: SESSÃO SUSPENSA