ONLINE
30




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


Reunião na Acitel discutiu segurança em TB
Reunião na Acitel discutiu segurança em TB

Guarda municipal urgente e ressurgimento da questão “Cense” foram abordadas

rty

08-04-2015 às 15:27:02) A Acitel – Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, por uma reunião coordenada pelo seu presidente, Adriano Degaspari Salvador, debateu em seu Salão Nobre na manhã de hoje, o tema segurança, movido pelos últimos acontecimentos e também pela necessidade de união de forças em prol de objetivos nesse setor.

A instalação da guarda municipal foi um dos destaques, e defendida por todos. O sistema de monitoramento por câmeras de segurança também será de suma importância, argumentaram.  No caso da guarda, a questão se esses poderão portar armas letais no inicio foi debatida, e viu-se, que apesar da lei autorizar em municípios de mais de 50 mil habitantes, importante seria primeiro ter um período de funcionamento dessa, e ver a conduta dos profissionais, os quais a Policia Militar faz questão de os treinar, “nem sendo favor, e sim ação normal do Estado nesse caso”, disse Dirceu Kosloski

wqe se

Estiveram Dr. Pedro Henrique Brazão Papaiz (promotor público), o major Dirceu Kosloski , comandante da 3º Cia da Polícia Militar de Telêmaco Borba e seu staf, Dr. Nilson Rodrigues da Silva (Delegado titular da 18º SDP Polícia Civil), Dr. Jonas Peixoto (delegado adjunto da Polícia Civil), Graciane Ekermann (presidente do Conselho de Segurança - Conseg), e Carlos Alberto Rodrigues, que em breve será, fruto de um consenso, indicado presidente do Conseg, além de empresários e outros diretores da Acitel. Hoje Carlos faz parte da diretoria da Associação Comercial e já é tesoureiro do Conseg.

De forma unânime, foi elogiada por todos os presentes, da forma ordeira que se deu o encontro, e a decisão de num primeiro momento, não ter se convidada, nenhuma autoridade politica. Deixou-se evidente, porém, que em seguida, formatada uma pauta das colocações de hoje, novamente o grupo se reúna e com o convite aos poderes Executivo e Legislativo.  Isso foi explicado por Degaspari como forma de não se tomar a participação (se hoje) como ganho eleitoreiro, haja vista que o momento carece de soluções práticas.

 

Autoridades policiais e judiciais

 3w t

Fazendo um retrospecto, o delegado Nilson lembrou que ao chegar à Cianorte (município com população equivalente à TB), encontrou também altos índices de criminalidade, mas com a parceria da associação comercial local foi possível deixar números muito abaixo. “É só com a união que se combate o crime”, ao conclamar o Ministério Público, Judiciário, prefeitura, associação comercial e demais instituições, a isso.  

Em termos práticos, a prisão por um esforço conjunto, de 11 elementos de uma gangue entre o fim de semana e ontem foi anunciado pelo major Kosloski.  Ele lembrou que no caso de Maringá, onde fez o comando anteriormente, a ACIM – Associação Comercial e Industrial, se reúne semanalmente com o Conselho de Segurança, a exemplo da Acitel hoje.  Ao ser questionado se o número de assaltos é em sua maioria feita por pessoas de fora, ou telêmacoborbenses,  informou que são pessoas daqui. “A cidade é rica, mas o índice de desenvolvimento humano (IDH) é baixo”, onde também isso influi nas facilidades de se ganhar dinheiro com a delinquência. Ele lembrou ainda que a capacidade da cadeia é para 62 presos, mas que atingiu 200 no dia de ontem.

O promotor Pedro Henrique Brazão Papaiz disse que a PM prendeu como nunca e a Civil trabalhou como nunca, porém os menores infratores formaram sua personalidade há cinco ou seis anos atrás. Ele suscitou a questão do Cense - Centro de Socioeducação, que seria uma solução para a problemática atual de Telêmaco.

Centro de Socioeducação (Cense) e da Casa de Semiliberdade

Após saber nesse mesmo ensejo que o fato de receber jovens e adolescentes de municípios de toda a região pode ter sido a razão para que a proposta não tenha sido aprovada pela Câmara de vereadores, o promotor disse: “Mas são também hoje os menores da região, que cometem os delitos aqui!”. Quando se precisa de um local para atender ao que reza o ECA ao ter capturado um menor, esses são transferidos para Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, e Pato Branco, dentre outros municípios. Foi também quase que de comum acordo que o centro e a casa seriam hoje de suma importância à cidade. Tanto Adriano, como Graciane, Carlos Alberto, e as autoridades policiais, assim como o promotor de Justiça, veem que seria de suma importância pleitear isso novamente ao município, e, apesar de se respeitar a posição e a razão dos legisladores, se aprofundar no porque, na época, isso não fora acatado.

Um ponto ficou entre todos os participantes: é que se tem que esquecer as vaidades pessoais e políticas, e vencendo isso, unir-se as forças.  O comandante da Polícia Militar disse que o secretário Estadual de Segurança garantiu que esse ano ainda a 3º Companhia se transforma em batalhão, e Reserva e Ortigueira passam a Cia. “Agora basta um reforço de lideranças da comunidade junto ao governador”.  Ele disse também que a administração municipal esteve ontem com na Secretaria de Segurança em Curitiba, também tratando dessa questão.

 

Leia Também:

TB: COMISSÃO VAI DISCUTIR SEGURANÇA

TELÊMACO BORBA TERá CENSE E CASA DE SEMILIBERDADE (PMTB)