Índice relacionadas a parto, chega a 0 nos últimos 3 anos no estabelecimento
FONTE: IDF
2017-12-14 às 10:27:08) A principal preocupação de um Hospital ou qualquer outra Instituição de Saúde, é com a saúde e segurança do paciente e no IDF não seria diferente. Prova disso, é a grande redução no índice de infecção hospitalar conquistada nos últimos 3 anos que está, inclusive, dentro dos parâmetros impostos pela Agência de Vigilância Sanitária e da Organização Mundial da Saúde.
Infelizmente as infecções hospitalares são a segunda maior causa de contágio, associado aos cuidados com a saúde no mundo, porém, a maioria dos casos podem ser evitados com medidas simples, e o IDF tem consciência disso. “Os principais cuidados adotados por todos dentro do Instituto, envolvem: higienização das mãos feita de maneira adequada com água, sabão e álcool gel; utilização de luvas sempre que houver risco de contato com fluidos do corpo; uso de jaleco ou avental sempre que houver contato com os pacientes; descontaminação do ambiente sempre que um paciente recebe alta; limpeza, desinfecção e esterilização de todos os instrumentos antes de utiliza-los em outros processos cirúrgicos”, salienta Miriam Akemi, da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar). Além disso, também existes os procedimentos específicos de cada área.
“Nos últimos 3 anos mais de 13 mil cirurgias foram realizadas no IDF, dessas 13mil o nosso indice de infecção foi 1,06%, esse número é muito baixo, digno de comparação com hospitais maiores e mais conceituados. Para se ter um parâmetro, a Organização Mundial da Saúde tolera um índice de até 5% de infecção nos hospitais, salienta Dr Marcelo L. Abras, médico da CCIH.
A importância de um hospital vai muito além de fazer cirurgias e internar pacientes, é preciso ter cuidado, atenção e preocupação com quem necessita desse serviço, também temos que contar com a ajuda de pacientes e principalmente acompanhantes e visitantes.
LEIA TAMBÉM: