ONLINE
68




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


KLABIN: Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
KLABIN: Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Empresa apoia avanços na regulação em Tibagi, Ventania, Imbaú e Telêmaco

O selo permite a comercialização de produtos de origem animal de maneira regulamentada, garantindo a segurança de seu consumo e o aumento da renda dos pequenos produtores

FONTE: KLABIN

2023-05-16 às 09:20:10) Por meio do programa de agricultura familiar Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, conduzido em parceria com Apremavi, Sebrae e apoio das prefeituras municipais, a Klabin contribuiu com a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nos municípios de Tibagi, Ventania e Imbaú. A iniciativa visa legalizar toda a comercialização de produtos de origem animal, como mel, queijos, ovos, leite, embutidos, entre outros, nos comércios e mercados locais, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades próximas às suas operações.

A implementação do SIM foi de suma importância para os produtores, conforme relata Ana Marta Borges, dona da Queijaria Sítio Faxinal, produtora de queijos de Tibagi. “Antes do SIM, nossa produção contava com apenas três vacas, hoje contamos com quinze. Além disso, tivemos um aumento do volume comercializado por mês, de 72 para 270 quilos, e do nosso faturamento em mais de 270%”.

Para o município conseguir oferecer esse serviço de inspeção, é necessária a contratação de um veterinário responsável pela fiscalização averiguação técnica do produto, carro próprio para realizar as vistorias e uma área de trabalho dentro da secretaria municipal. Todos os produtos de origem animal passam pela inspeção do veterinário, para identificar se estão dentro das normas sanitárias e, após serem legalizados, podem ser vendidos em mercados, hotéis e restaurantes.

Com o Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, a Klabin fornece consultoria técnica especializada para suporte aos municípios no atendimento à legislação necessária à implantação do SIM.  “A comercialização de produtos legalizados aumenta a segurança sanitária da população, incrementa o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias), gerando mais renda para o município, além de aumentar as opções de vendas dos produtores que, consequentemente, passam a ter mais lucro, cita Marcus Fusco, médico veterinário e consultor do Sebrae vinculado ao Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis.

A Companhia iniciou o programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, em 2019, no município de Tibagi, que atualmente possui 19 estabelecimentos registrados no SIM. A Klabin também oferece orientação para ajudar os municípios a conseguirem a documentação necessária para a comercialização legal.

Com o sucesso em Tibagi, a Klabin apoiou o município de Ventania na Lei e no Regulamento do SIM para obter a certificação, e orientou, por meio de uma consultoria, o governo da região de Imbaú para conquistar o selo, legalizando 18 estabelecimentos comerciais. Em Telêmaco Borba, o programa está apoiando a revisão da Lei já existente, incluindo suporte ao processo de implantação.

“A implantação do SIM no município é uma questão de saúde pública e segurança alimentar tanto para os produtores, quanto para a população em geral. Fora isso, com o SIM, a economia do município tende a aumentar, pois a legalização dos itens incentiva os mercados locais a priorizarem esses produtos”, afirma Rodrigo Raizer, médico veterinário do SIM/POA de Imbaú.

“Com o aumento crescente de legalização da produção e melhoria do ambiente de negócios, a Klabin contribui com o desenvolvimento econômico sustentável das regiões onde tem atuação”, destaca o gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.

 

SOBRE A KLABIN

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Klabin Semeando Educação, Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa de Apoio à Gestão Pública, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Índice Mundial. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

--

LEIA E ESCUTE TAMBÉM:

GESTORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE DO PR: Klabin e Ambipar ViraSer promovem 2º Encontro Formativo

MINUTO KLABIN - CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA CAIUBI

Programa Klabin Caiubi fez formação de professores no Parque Ecológico.

MINUTO KLABIN 122 PLANTE COM A KLABIN

MINUTO KLABIN 121 - USO CONSCIENTE DA ÁGUA

Klabin forma operadores de empilhadeira/ajudantes: Localmente, 150 profissionais agraciados

Klabin doa equipamentos para Cooperativas e Associações de Reciclagens na região dos Campos Gerais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ DA KLABIN. Vagas estavam abertas até ontem, dia 3

MINUTO KLABIN 120 - COOPERATIVAS DE RECICLAGEM

MINUTO KLABIN 119 0800 KLABIN

Maior relevância na Gestão de água da Klabin no PR: Resultado foi do balanço hídrico da Companhia em 2022