ONLINE
10




Partilhe esta Página

sr

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Mais de 2,5 mil pessoas atendidas na Semana MEI
Mais de 2,5 mil pessoas atendidas na Semana MEI

Esse número é da região dos Campos Gerais e Centro do Estado

FONTE: SEBRAE/PR

d

14-05-2015 às 10:10:54) Atividades dedicadas aos microempreendedores individuais e interessados em se formalizar movimentaram municípios do Paraná; cursos e oficinas atraíram 543 cidadãos

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI), realizada pelo Sebrae/PR em parceria com as Salas do Empreendedor, que aconteceu há cerca de um mês, de 13 a 17 de abril passado, mobilizou empreendedores dos Campos Gerais e com atuação na região centro do Estado. Foram realizadas cerca de 2,5 mil orientações e 142 formalizações durante a Semana, além de oficinas, cursos e palestras para microempreendedores individuais e interessados em se formalizar.

Em Ponta Grossa, Castro, Irati, Tibagi, São Mateus do Sul e Palmeira, 176 pessoas participaram das Oficinas SEI, com soluções específicas para ajudar na gestão dos negócios. Foram prestados ainda 1,5 mil atendimentos e registradas 78 novas formalizações de microempreendedores individuais. Somente em Ponta Grossa, na Região dos Campos Gerais, a Sala do Empreendedor atendeu mais de 1 mil pessoas e formalizou 67 microempreendedores individuais.

“A Semana MEI superou as expectativas de atendimento. Foram muitos os pedidos de regularização de alvará, licença de bombeiros, realização de declarações anuais, pedidos de licença à Vigilância Sanitária. Muitos microempreendedores regularizaram suas atividades e estão em dia com o seu município”, reforça a consultora do Sebrae/PR, Aline Daiane Monteiro, ao destacar as importantes parcerias firmadas pelo Sebrae/PR na Semana MEI com instituições, como o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), prefeituras, Corpo de Bombeiros, Associações Comerciais, Vigilância Sanitária, entre outros, o que ajudou a agilizar o processo de licença e orientações aos microempreendedores individuais.

Em Telêmaco Borba, município também da região dos Campos Gerais, 203 pessoas foram atendidas durante a Semana MEI, que foi a primeira ação programada para o Espaço do Empreendedor, exclusivo para atendimento de microempreendedores individuais, inaugurado no início de abril. Conforme a consultora do Sebrae/PR, Rosana de Oliveira Silva, 24 novas formalizações de microempreendedores individuais foram registradas e ainda 84 participações nas oficinas. “A estrutura organizada proporcionou condições para que todos os empresários que procuraram a Sala do Empreendedor fossem atendidos. A Semana MEI é um evento importantíssimo para microempreendedores e dedicado exclusivamente a eles, oferecendo todo o tipo de assessoria necessária”, frisa Rosana.

Nos municípios da região centro do Estado, como Guarapuava – uma das cinco cidades do Estado que recebeu uma tenda para as atividades da Semana MEI -, Prudentópolis, Roncador e Nova Tebas, foram atendidos na Semana MEI 890 pessoas, que receberam informações sobre a formalização de novos negócios, a emissão de certificados, o preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), dentre outras.

Nas quatro cidades foram formalizados 40 novos microempreendedores individuais e 283 pessoas participaram de cursos, oficinas e palestras. Somente em Guarapuava, que hoje conta com 2,8 mil microempreendedores individuais, conforme levantamento feito pelo Sebrae/PR, com base em dados do Portal do Empreendedor, site oficial para formalização, 33 pessoas participaram dos seminários sobre linhas de crédito e 36 em Prudentópolis.

“A Semana MEI é um momento especial para as Salas do Empreendedor e é um esforço para facilitar que os microempreendedores individuais tenham acesso, em um único local, às informações necessárias para os seus negócios, com seminários sobre linhas de crédito e oficinas de vendas, compras e controle financeiro”, finaliza o consultor do Sebrae/PR, Agenor Felipe Krysa.

Microempreendedor individual

O Paraná possuía 270.796 microempreendedores individuais até meados de abril passado. No Brasil, eram 4.784.646. Microempreendedor individual é uma figura jurídica que beneficia, com a formalização, empreendedores com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil (R$ 5 mil/mês). São artesãos, pipoqueiros, cabeleireiros, pintores, pedreiros, manicures, ambulantes, vendedores de roupas e costureiras, que antes atuavam na informalidade.

A figura do Microempreendedor Individual está prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e entrou em vigor no Brasil em julho de 2009. A Lei Geral é uma legislação de fomento aos pequenos negócios. As três atividades mais formalizadas no Paraná, por meio do Microempreendedor Individual, são: comércio de peças de vestuário e acessórios; obras e alvenarias (construção civil); e cabeleireiras (atividades relacionadas à beleza).

A Semana MEI é realizada anualmente pelo Sebrae, no Brasil, para capacitar microempreendedores individuais assim como orientá-los para as obrigações legais e estimulá-los a crescer. Nesta edição, foram disponibilizados oito vídeos para o Youtube e Portal do Sebrae com conteúdos específicos para microempreendedores individuais em gestão financeira e linhas de crédito, numa parceria do Sebrae/PR com Banco do Brasil, Sicredi, Sicoob, Fomento Paraná e Banco Central.

 

Sobre o Sebrae/PR

Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a opção mais fácil e econômica de obter informações e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com seis regionais e 11 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento ao Empreendedor, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções, com foco em empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; educação empreendedora; startups; liderança; e ambiente de negócios.