Além disso, coloca em prática Lei que proíbe uso de celulares e eletroeletrônicos em sala
Professora Maria Júlia, a diretora Cintia, e Marcos.
pAlém de inúmeros projetos pedagógicos e iniciativas que o Colégio Estadual Marcelino Nogueira tem elaborado junto aos seus alunos, no dia de ontem, quarta-feira (17), houve também uma averiguação entre os estudantes, daqueles que estavam em posse de seus aparelhos celulares e eletroeletrônicos em sala de aula, colocando em prática a Lei 18.118 do governo estadual, que proíbe o uso desses em todos os recintos escolares, tanto públicos como privados, em todo o Paraná. A ação foi coordenada pela Patrulha Escolar e acompanhada pela direção da escola. A diretora, professora Cintia Assueiro, comentou que as leis são elaboradas em virtude de fragilidades, e que há um uso abusivo de eletrônicos. “Eles ainda muitas vezes não tem a noção de quando, aonde e a hora que podem usá-los, embora estejam sendo abordados alertas nas reuniões de pais e que essa seja uma regra colocada no regulamento interno da escola, quanto ao não uso nas salas, destes equipamentos. Agora passou de uma simples exigência para uma determinação do Estado, e o Estado é quem a faz cumprir”, explicou Assueiro. Os aparelhos apreendidos na ocasião foram entregues aos pais ou responsáveis. Na reincidência, esses deverão retirá-los na Patrulha Escolar. É importante salientar que essa ação se dará também em outras escolas.
Projeto Violência Não!
Quanto a projetos desenvolvidos no Colégio, disse do “Violência Não!”, que deve acontecer em todas as escolas e que fora um tema proposto pelo NRE, que deve abranger vários tópicos, mas girando em torno dos valores. “Num mesmo dia, e numa mesma hora, todas as turmas num espaço de duas aulas trabalharão um mesmo tema, e uma vez na semana. O dia da semana será rotativo até para que uma determinada disciplina não tenha prejuízo de conteúdo devido a isso” falou a diretora. Reflexões, alto-ajuda, alto-conhecimento é o que se espera. Após trabalho com os alunos em sala, deve acontecer à abordagem à comunidade externa, onde já estão sendo fechados acordos de cooperação com as igrejas - católica e evangélicas; entidades e grupos de serviços. “A intenção é que se encerre esse trabalho com Um dia pela Paz”.
SAEP
Participando do SAEP (Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná), no ano passado, o Colégio obteve um desempenho de destaque em nível do NRE de Telêmaco Borba. A instituição conseguiu as melhores notas nas quatro categorias avaliadas. São feitas provas, e em 2013, de Português e Matemática, com os alunos que estão nas séries de encerramento de seus ciclos. Dos 9º do Fundamental e o 3º do Médio, para ver como os alunos estão encerrando seus estudos. A boa notícia foi conhecida há pouquíssimo tempo e foi festejada entre a direção e professores da instituição.
No Vídeo
Outra frente de trabalho vem acontecendo com alunos da professora Maria Júlia de Miranda Andrade. Seus alunos fizeram um vídeo para participar do projeto da RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná, “Televisando o Futuro”, com o Repórter Teen. Maria Júlia explicou que foi entrevistada uma jovem que participa de um grupo gaúcho, e dado o tema de “Pluralidade Cultural”. “O Vídeo foi editado por Antônio Marcos Costa, do Marcelino, e a professora disse satisfeita: “Os alunos adoraram e ficou algo diferente, pois eles saíram da sala de aula, e se viram filmados!”.
Leia Também: