ONLINE
15




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


MÁRCIO MATOS: HOSPITAL, ALAGAMENTOS E SEGURANÇA
MÁRCIO MATOS: HOSPITAL, ALAGAMENTOS E SEGURANÇA

Prefeito concedeu entrevista exclusiva ao Oberekando

S

2017-06-26 às 15:32:49) Tendo como prisma principal o anúncio da comitiva do Governo Estadual ao Hospital Regional e a palavra de que há a pretensão de sua inauguração em dezembro, o site Oberekando conversou na manhã desta segunda-feira com o prefeito Márcio Artur de Matos. Também a entrega de cinco novas viaturas às policias, e os danos para algumas famílias com uma recente chuva ocorrida, e também com isso, alguns alagamentos, foram citados.

 

HOSPITAL REGIONAL

O prefeito disse se tratar de uma estrutura iniciada há mais de 8 anos. “A necessidade é grande e mesmo antes de ser prefeito eu já estava cobrando ele”. Este empreendimento deixa em evidência a pretensão da atual administração em tornar a cidade um polo educacional, de Saúde “e dentro do possível, de embalagem”. Ele exemplificou Ortigueira, que com a nova fábrica e com, por exemplo, a avicultura, tem o seu potencial, ao alegar: “Temos que encontrar o nosso potencial”.

A administração do Hospital já está praticamente definida que é a Fundação Estadual de Assistência à Saúde, que também dirige o Hospital Regional de Ponta Grossa, “e teremos o apoio também da Faculdade de Medicina de Ponta Grossa, e além disso o pessoal da Fateb tem um projeto para o curso de Medicina em Telêmaco Borba e vamos dar total apoio no sentido que isso venha a acontecer”.

 

OUTROS PROJETOS NAS IMEDIAÇÕES: A futura sede do Governo do Estado será ali, ou seja, a Regional de Saúde. Entre o Upa e o CeJu deverá ser construída a nova e moderna delegacia, que orçada em 6 milhões, Telêmaco Borba terá custo zero, a ela cabendo entregar somente a terraplenagem do terreno. Ele anunciou a abertura de uma rua que vai contornar a parte de trás do CeJu, a delegacia, o Upa, o Hospital Regional e sairá nas imediações do Supermercado Talevi, próximo ao BNH. Tudo isso irá de certa forma acalhar com o projeto Nova Telêmaco Borba que virá desde a Mandaçaia até a Braslumber e tem um braço que sairá atrás do Minicentro.

 

O PARQUE DA KLABIN É MAIS UM PRA FICAR ABANDONADO NA CIDADE?

A área de hipódromo será revitalizada para uso do parque e onde hoje é o Tiro de Guerra que poderá ser desativado em Telêmaco, há conversação com a Polícia Militar para que seja construído lá a sede do 26ª Batalhão, além de câmeras que auxiliarão na vigilância desta nova área de lazer.

A estrutura do parque Dr. Márcio já sinalizou que poderá ser entregue no dia 07 de Setembro. “Vamos ver se é só isso que merecemos, ou temos que questionar a Klabin em alguma coisa mais!”.

 

ALAGAMENTO E LIXO

“Telêmaco Borba tem 53 anos, mas tem problemas de cidade centenária. Isso infelizmente é porque não foi uma cidade planejada. Não quero citar nomes de ex-prefeitos, mas todos tiveram méritos e todos tiveram erros”. Ele informou que TB tem mais de 63 riachos e vias que passam dentro da cidade, ao relembrar de que desde a Casa da Cultura até o CCI, foi-se construído encima de um rio e que se terá problema a vida inteira com isso.  Onde hoje é a Sanepar e era a Demacol (Ivaiporã Materiais de Construção) também era um rio: “Além disso, temos uma ligação de galerias de águas pluviais comprometida e a população tem que ser esclarecida que ela é responsável pelo entupimento de um monte dessas vias”. Fora citado também pelo prefeito o intenso trabalho que vem sendo feito na Praça Pastor Pedro Cortês.

 

RECICLAGEM E COLETA DE LIXO

No dia 02 de janeiro ele disse que encontrou um único caminhão bom para a coleta de lixo. De forma emergencial fora contratado caminhão e a intenção é terceirizar toda coleta.

Ele disse que irá estimular os funcionários da usina de reciclagem. A Klabin deve passar esse trabalho para nós e vamos, por exemplo, dar de 1 a 3 cestas básicas de acordo com o montante que o funcionário conseguir faturar. Terá também que haver uma melhora estrutural na família deste: “Tinha um caso que a avó trabalhava na reciclagem, assim também o neto e a filha! Não houve inclusão social”. Outra citação na entrevista fora o fato da revitalização da arborização da cidade, e ele comentou das reclamações e das raízes que destruíam as calçadas e podiam causar acidentes aos pedestres, e por isso se fez necessário a remoção, como no caso da Avenida Paraná.

 

LIXO NAS CALÇADAS, FISCALIZAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, DENGUE

Um projeto que será mandado para a Câmara relembra o discurso de Márcio na posse, que as calçadas terão que estar livre para os pedestres. O entulho de construção encima da calçada não será mais permitido. Ou dentro do terreno, ou por um tempo predeterminado a ser tirado poderá até ser permito, mas regulamentado e em container (caixa) próprio e sinalizado.

Depois das calçadas revitalizadas, o próximo passo será a identificação das ruas e número das casas e tudo com tinta fluorescente. O prefeito deixou bem claro que essa numeração real e conforme o legal, estabelecido pela Prefeitura. Depois de regulamentado, cartilha com as regras será distribuída casa a casa, bairro a bairro. A filmagem ou fotos enviadas de irregularidades que forem cometidas dará a quem enviar a um setor competente a ser implantado, uma pontuação, e essa, concorrerá a premiação. Não no sentido de delatar, mas sim, educar para uma cidade melhor.

DENGUE: Casos de dengue já foram encontrados em cinco ou seis locais. É grande a possibilidade de mais casos de dengue e chicungunha se não houver cuidados. “Temos que deixar nossos terremos limpos para evitar uma epidemia. Vamos contratar mais 25 agentes comunitários para esse trabalho. Todas as pessoas serão obrigadas a permitir a entrada dos agentes, no seu terreno”.

 

SEGURANÇA, VIATURAS E AÇÕES COM ALUNOS

Amanhã, apesar do feriado em Telêmaco, Matos viaja para Curitiba, onde recebe quatro novas viaturas para a Polícia Militar e uma para a Civil, com emenda global de todos os deputados. Além disso, segundo ele, existem mais emendas de outros deputados que trarão mais veículos direcionados à TB.

“Para quem teve 42 homicídios no ano, os números atuais já são um progresso tremendo”. Matos atribuiu isso à instalação do Batalhão, no entanto frisou que do curso de soldados, só dois foram de Telêmaco e isso traz à cidade pedidos para se custear o transporte daqueles que moram em outros locais, como em Ponta Grossa.

A manutenção dos veículos das polícias é outro ponto e foi-se procuradas parcerias para que quando um desses quebrar, não espere e deixe-se por vezes, meses no estaleiro, pois a Prefeitura fará a manutenção.  A melhoria com a aquisição de carros para o trabalho de Inteligência da Civil é outro foco.

PREVENÇÃO DESDE CEDO: A prevenção da violência, a ser iniciada com alunos em idade escolar é outro ponto: nesse sentido, também a questão da educação ambiental com os estudantes, desde cedo. O chefe do Executivo enfocou também o papel das atividades de esportes nessa prevenção e para isso, citou a reforma do minicentro, as praças todas revitalizadas o ano que vem, e também fiscalizadas: “Vamos estimular a população a denunciar estragos que vierem a serem feitos”.

 

GINÁSTICA ARTÍSTICA, EVANGÉLICOS E PROJETO BRINCAR

Pensa-se em falar com Roberto Klabin para um ginásio específico para a Ginástica Artística. Outro fato citado por ele é de um espaço que possa ser estudado e projetado um centro de convenção evangélica e definir a Marcha Para Jesus como evento dentro do calendário oficial de Telêmaco. A comunidade católica teve recentemente o Alegra-te, que é o Carnaval Cristão, instituído como evento oficial da cidade. O Projeto Brincar foi citado e que ele pensa em intensificar, e quem sabe torná-lo, não somente mensal, e sim, que se dê quinzenalmente.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: