ONLINE
10




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


Marta Chaves destaca Telêmaco além Brasil
Marta Chaves destaca Telêmaco além Brasil

Educação Infantil e Integral foi tema da conversa com Oberekando

 s

2016-09-08 às 20:03:23) O Site Oberekando entrevistou nesta quinta-feira, Marta Chaves: Pós-doutora pelo Departamento de Psicologia da Educação pela Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara – Unesp, e com Doutorado pela UEM, de onde é profissional e instituição da cidade de Maringá, onde reside. 

Coordenadora do programa de Formação Continuada dos professores da Educação Infantil em Telêmaco Borba, ela é responsável pelo documento que o Governo do Estado - “Orientações Pedagógicas da Educação Infantil: Estudos e Reflexões para a organização do trabalho pedagógico”, que norteia esse segmento, bem como de Educação Integral, nos 399 municípios do Paraná.

Também presente à conversa com Marta, a professora Édina Guimarães, que é a chefe da Divisão de Planejamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba, elencou a importância do ser professora, que é estar em estudos contínuos e a necessidade, para isso, do que há de melhor, no sentido do diálogo com a universidade.

A Capital do Papel é hoje referência na Educação Infantil para o Estado do Paraná e é este o segmento desenvolvido com mais propriedade pela doutora. Recentemente estando em Havana, capital de Cuba, ela citou o trabalho que vem desenvolvendo em Telêmaco. Disse que isso desencadeia a mesma referência que fará em breve em Moscou, capital russa, para onde tem viagem marcada. “É o trabalho dos professores dos Cmeis e das escolas de período integral que tornou possível Telêmaco ser referência estadual. O objetivo é ser referência nacional, e a meta: referência para a América Latina”.

Perguntada quanto à aceitação da proposta por parte dos docentes, ela entende que há inicialmente, certa resistência, mas que na verdade se resume em querer saber se de fato dará certo. “Todo e qualquer trabalho que acene inovações e um repensar de condutas, causa um impacto que podemos nominar de inicial, e que na área da Formação Continuada, este, costuma ser dissolvido ao final do segundo ano. “Estamos com os pés no século 21 e não estamos defendendo maximamente a tecnologia, mas sim, defendemos o Conhecimento – Das máximas elaborações humanas... das máximas experiências para as crianças. ‘As crianças moram em Telêmaco, mas elas são do século 21’”, argumentou a estudiosa.

Guimarães também, neste sentido disse: “Não podemos ser escravos do tempo, e muitas vezes nós, professores, temos a ansiedade que as coisas aconteçam de hoje para amanhã. O processo do estudo de formação demora tempo. Vivemos numa sociedade capitalista que prima pelo individualismo e pelo descartável. Temos, no entanto, que ensinar nas escolas o que há de concreto”.

 

FAMÍLIA ENGRENADA

s

Um dos grandes méritos de Telêmaco, conforme Chaves, é o “dialogar com os familiares” a respeito das propostas educacionais e dizer quão marcante é o que se faz. Outro ponto é a realização de trabalhos pedagógicos e o uso de recursos didáticos com as crianças, amparados pela Arte e Literatura Infantil. Também citando essa questão, Guimarães acrescenta que essa razão faz com que as famílias, os pais também conheçam o trabalho que é feito. “Não podemos valorizar algo que não conhecemos!”. Neste sentido, os mesmos profissionais que ministram os programas de formação para os professores, os fazem também com as famílias. Já foram possibilitados temas como Música, Nutrição, Formação com os Professores, Reflexão sobre a Sociedade e Conhecimento.

 

ATENDENTE DE CRECHE: PRIMEIRO REGISTRO EM CARTEIRA

s

Para entender daquilo que a faz deter uma invejada titulação na área científica da Educação, Marta se orgulha de seu primeiro registro em carteira profissional: Atendente de creche. Por isso, o reconhecimento dela da importância dos professores e profissionais dos Centros de Educação Infantis em todo o processo é preponderante: “Tenho dito em diversos estados brasileiros e no exterior, que Telêmaco Borba cristalizou-se pelo trabalho realizado pelos professores. Não por mim e pelos meus títulos, mas pela participação das equipes e da Secretaria de Educação. Quem está permitindo que eu diga que Telêmaco é modelo, são os professores”.

A professora Marta tem um importante dado acrescentado a seu currículo: É a única brasileira, dentro desse tema, com três capítulos escritos por ela, em obras nos Estados Unidos. Já, no Brasil, várias livros em que coordenou, escreveu ou foi convidada, têm o selo Fundação Araucária, que goza de grande chancela na área literária.

 

Leia Também:

CONHEÇA AS VITÓRIAS DA AVTB E A PATROCINE VOCÊ TAMBÉM