ONLINE
6




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


MÚSICA FOI O TEMA COM CALAN, DA SMCER
MÚSICA FOI O TEMA COM CALAN, DA SMCER

Ele é o maestro regente da Banda Marcial Municipal de Telêmaco Borba

dd

2017-05-24 às 15:35:14) Hoje a manhã foi de música para o site Oberekando, ao entrevistar o maestro regente da Banda Marcial Municipal de Telêmaco Borba, Calan Henrique Wöhl

“Desde o início quando a gente chegou aqui, nosso trabalho é musicalizar pessoas. Hoje eu falo com orgulho que cem porcento dos músicos são de Telêmaco Borba, desde aqueles que estão há 10, 15 ou 20 anos, como aqueles que estão há duas semanas tocando”

O projeto de Musicalização traz às para crianças, acesso aos instrumentos e os saberem usá-los. Elas estão vindo e ele deixou em aberto o convite, lembrando que hoje existem famílias completas que juntos, seus membros são componentes da banda. Ele agradeceu o apoio de Sirinho, Sírio Castro Ribas Júnior, que é o chefe de Cultura, de Carlos Roberto Ramos como secretário municipal de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER), e ao prefeito Márcio. O fato de Sirinho ser maestro, faz um grande diferencial no apoio à música.

d

Durante o dia há a Musicalização com os novos e pela noite é o momento da banda em si. Ele disse que no projeto Brincar, há o momento de exibição e experiência para os novos alunos. A adequação do repertório também ao Popular, além do Clássico é outro ponto, “trazendo as músicas que eles ouvem em casa também”. Esse ano existe o Tributo ao Conjunto Roupa Nova.

Os alunos da Musicalização, a partir de cinco anos, já começam a levar o instrumento para casa, para se ater à responsabilidade, e claro, à musicalidade de uma forma mais efetiva. “Fazem dois anos que estou em Telêmaco e até minha mãe me disse que se for pra eu ficar mais tempo aqui, que eu ensine a música ao maior número de pessoas”, expressou, satisfeito em ver os frutos do trabalho aparecerem.

 

A MÚSICA E A VIDA!

d

“Sempre brinco que se existe o Inglês que é a língua mais falada do mundo, antes está a música, porque pessoas que não sabem uma palavra de outra língua, se colocar uma partitura na frente deles, esses se entenderão através da música”.

d

Na importância da música na vida de todos, foi comentado da magia desta, e que ela marca cada momento: Seja num romance, numa vida em família, uma amizade, e tantos mais. Da que marcou a vida do maestro foi “Gostava tanto de você” de Edson Trindade, conhecida na voz de Tim Maia, que seu pai, “In Memorian”, gostava.

Assista a entrevista na íntegra e se sinta convidado por Calan, a conhecer e a participar da Banda Municipal de Telêmaco.  

 

LEIA TAMBÉM

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO