ONLINE
8




Partilhe esta Página

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Nova comandante dos bombeiros alerta
Nova comandante dos bombeiros alerta

Ela fez recomendações quanto aos cuidados especiais no verão

errt

15-01-2015 às 20:13:24) A 1º Tenente Keyla karas é nascida em Palmeiras e formada pela Academia da Polícia Militar no Guatupê, em Curitiba em 2010. Ela veio em seguida para Ponta Grossa, e no final do ano assumiu o 2º Subgrupamento de Bombeiros de Telêmaco Borba, que pertence ao 2º Grupamento de Ponta Grossa.

Recebendo o Oberekando, e tendo como pauta o período de verão, ela disse que a tendência para se amenizar do clima é a busca por balneários e rios, e com isso há uma maior exposição ao risco. Importante então a prevenção, como certificar-se de que o lugar não oferece tais riscos, bem como optar por locais sem grande profundidade , com pouca correnteza, e nunca exceder a capacidade que se sabe ter. Evitar a combinação de banhos e bebidas alcoólicas foi outra indicação, além do não salto em cachoeiras. Ao não se expor ao risco de águas mais profundas ela desaconselha que se vá mais fundo ao ponto que se chegue ao nível do umbigo.

Quantos às chuvas e a incidência de raios recentes, ela aconselhou que se procurem locais seguros, dando preferência à permanência no interior das residências, e nunca embaixo de árvores, que funcionam como uma espécie de para raio.  Da mesma forma, nunca abrigar-se em lugares abertos. Essa mesma orientação se dá a quem vai, ou irá á praia. “Procure locais como prédios, construções. Permanecer dentro de veículos é também aconselhável”, explicou Keyla.

Quanto às crianças, a comandante recomendou em locais com aglomeração, ficar atentas à elas. Se for procurar rios e balneários, a colocação de coletes salva vidas é imprescindível, da mesma forma que jamais deixar crianças cuidando de crianças. O não ingerir grande volume de alimentos é outra lembrança, além de cuidar para que se algum brinquedo delas cair na água, que elas não tentem resgatar. Prevenir-se quanto ao sol dos últimos dias, além de se usar protetor solar foi também citado pela comandante, especialmente evitando os horários críticos entre dez da manhã e três da tarde. Isso para adultos e crianças, com maior atenção aos mais novos.

Temas como a aprovação pela Câmara Municipal de Telêmaco para a doação de um novo terreno para a construção do novo quartel do grupamento, a necessidades de cessamento de trotes por parte de populares à corporação, dentre outros, estão abordados na entrevista abaixo.