ONLINE
15




Partilhe esta Página

C

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


Ortigueira: Seminário de Apicultura acontece agora
Ortigueira: Seminário de Apicultura acontece agora

Neste evento o mel de Ortigueira receberá registro de Denominação de Origem inédito no País

FONTE: PMO

e

2015-10-30 às 09:54:48) Atrair e reunir apicultores de municípios do Paraná, incentivar a busca por conhecimento científico e incrementar a rede de contatos dos produtores de mel. Com este objetivo, o Sebrae/PR e Prefeitura Municipal de Ortigueira realizam no próximo dia 30 de outubro, o VII Seminário da Apicultura de Ortigueira e Região. O evento acontece das 8 às 16 horas, no Auditório Municipal, que fica na Avenida Paraná, nº 678.

Na ocasião, o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel, fará a entrega do certificado de Registro de Denominação de Origem (DO) do mel de Ortigueira para a prefeita municipal, Lourdes Banach, e para a presidente da Associação dos Produtores de Mel de Ortigueira, Ana Mozuski Kutz.

O registro foi conferido pelo INPI no início do mês passado e a conquista é decorrente do Projeto Mel do Município de Ortigueira, iniciativa apoiada pelo Sebrae/PR e parceiros, como a Apomel, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Prefeitura de Ortigueira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Com isso, o mel produzido em Ortigueira tornou-se o primeiro produto paranaense a receber o registro de DO e também o primeiro mel do Brasil a obter o reconhecimento. A concessão reconhece que as características físico-químicas do produto decorrem das condições botânicas da região, sendo diferenciado do mel produzido nos arreadores.

Para o engenheiro agrônomo do Instituto Emater, Henry Rosa, as condições edafoclimáticas, a disposição das floradas, a demarcação geográfica e o trabalho árduo dos apicultores conferem por merecer o registro de DO do Mel de Ortigueira, inédito no País.

“O Seminário, nesta edição, vai ‘coroar’ a recente aquisição da concessão do Registro de Denominação de Origem do Mel de Ortigueira. Vamos aproveitar a ocasião para enaltecer o trabalho realizado no Município desde 2009, como também agradecer o envolvimento dos parceiros nesse processo”, diz o consultor do Sebrae/PR, Fernando Pizani, que é gestor regional de agronegócio e assumiu o projeto no início deste ano.

Para ele, o VII Seminário da Apicultura deve atrair apicultores locais, como também de Telêmaco Borba, Nova Tebas, Mato Rico, dentre outros municípios do Estado. “É oportunidade de adquirir mais conhecimento, somar experiências e aumentar a rede de contatos”, frisa o consultor.

A expectativa é que 200 apicultores prestigiem o Seminário, que conta com o apoio do Iapar, UTFPR, Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, Klabin e Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).

 

Programação

A solenidade de abertura do VII Seminário da Apicultura de Ortigueira e Região acontece às 9 horas. Das 9h30 às 10h15, a coordenadora do INPI, Lúcia Regina Fernandes, vai falar sobre “A proteção dos produtos apícolas no Brasil e a Denominação de Origem do Mel de Ortigueira”. Das 10h15 às 10h30, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, fará a entrega do certificado do Registro de Denominação de Origem do Mel do Município de Ortigueira para a prefeitura Lourdes Banach e para a presidente da Apomel, Ana Mozuski Kutz.

“É com muita alegria que vamos receber formalmente o certificado do Registro de Denominação de Origem. Foram anos de trabalho e com resultado satisfatório, graças ao envolvimento de parceiros em todo o processo”, diz a presidente da Apomel, Ana Mozuski Kutz, ao relembrar que muitas pessoas desacreditavam da apicultura local.

A programação inclui ainda a palestra “Inovar para superar desafios”, com o consultor João Carlos de Oliveira, das 10h30 às 12 horas. À tarde, a pesquisadora do Instituto Emater, Maria Brígida Scholz, vai falar sobre a base científica para a obtenção do Registro de DO para o mel de Ortigueira. Das 14h30 às 15h30 serão apresentados casos de sucesso e sucessão rural na apicultura, pelo coordenador da Carteira de Apicultura do Sebrae Nacional, Demian Conde.

 

 TORÇA POR TELÊMACO BORBA. TORÇA PELO VÔLEI DA AVTB QUE DISPUTARÁ AS SEMIFINAIS DO PARANAENSE SUB19 AMANHÃ, SÁBADO, NO MASCULINO E FEMININO. 

 CLIQUE AQUI E CONHEÇA OS ATLETAS!