Ele também reflete sobre os tempos da quaresma e páscoa e fala aos adolescentes e jovens
2017-02-23 às 18:46:14) Na tarde de ontem, o padre Primo Aparecido Hipólito, à frente da Paróquia Redentorista Nossa Senhora de Fátima, falou ao site Oberekando sobre o Alegra-te 2017, e também fez uma reflexão do tempo quaresmal e pascal.
O evento no CAMA, em sua décima edição, é uma retomada do “Carnaval com Cristo”. Com o tema “Converte-te e volta ao teu primeiro amor”, se dará no Domingo e Segunda. Na Matine, somente no Domingo, às 15 horas, a presença do palhaço Alegrinho. Para as crianças, cama elástica, piscina de bolinhas e algodão doce, gratuitos. Primo lembrou que está sendo aproveitada a estrutura da prefeitura, “que está nos ajudando, graças à Deus. Então nosso muito obrigado a tantas pessoas que estão nos ajudando e patrocinando, assim como é o caso do Cama, também!”
Ele, ao convidar toda a comunidade de Telêmaco e região, lembrou que se por exemplo, um jovem nada tenha a fazer e não goste de ir à igreja, que alguém lhe convide, pois nesse momento de alegria diferenciada, este pode ter um encontro com Deus, pelas letras das músicas ou demais programações. O final do Alegra-te marca o início da quaresma, com a Quarta-feira de Cinzas. Originalmente as cinzas são feitas dos ramos usados no Domingo de Ramos. Também volta-se o espírito em todo o Brasil, à Campanha da Fraternidade com o tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15). O lançamento nacional será no dia 1º de março pela CNBB. A importância dessa reflexão quanto ao meio ambiente, novamente partindo da igreja, tem para o pároco, grande significância, pois por exemplo, lembrou, passou pelas igrejas todas, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular das 10 Medidas Contra a Corrupção.
A distribuição das Cinzas terá três momentos na Matriz: 7:00, 15:00 e 18:30. Já, em todas as comunidades, nas novenas. Confira toda a programação no site da paróquia: http://pnsfatimatb.com.br/
CARNAVAL E O COMPROMISSO CRISTÃO
Ao lembrar da responsabilidade, sobriedade e diversão sadia que pode ser o carnaval, o padre diz: “Se você vai ao carnaval, se cuide, porque você é amado por Deus. Quer dançar? Dance!” Nesse momento ele rememorou que Davi dançou perante a Arca da Aliança, no entanto, ao referir-se, tanto a essa festa popular no Brasil àquelas pessoas que ao invés de uma festa cristã aderem a outros bailes, e como ao período quaresmal e Pascal, deixou uma lembrança: “Não deixe o tempo passar por você, mas passe você, pelo tempo!”.
TEMPO DE QUARESMA E PASCAL
A primeira observação dele, foi que por vezes nos esquecemos o verdadeiro sentido da quaresma e páscoa, e nesse segundo momento, a vemos somente como uma páscoa comercial. O cristão tem, neste período, a oportunidade de três importantes práticas: O Jejum, a Esmola e a Oração. Esse tema foi fruto de uma conversa dele, recente, com o confrade padre Melo. Primo explicou cada um:
“JEJUM: Profundo mergulho dentro de si mesmo. Jejuar-se daquilo que nos faz mal”. A exemplo da inveja, orgulho e demais ações que nos causam mal e aos outros ao nosso redor.
“ESMOLA: Você não se dá a si mesmo. O que você pode dar ao outro se você não praticou o jejum?”. A esmola, neste caso, é oferecer ao próximo, aquilo que aconteceu com você, no jejum. Você dividirá com seu próximo tudo de bom, mas com o coração puro.
ORAÇÃO: Que fala por si própria.
Relembrando de que muitos pais, especialmente os com mais idade, pedem aos seus filhos, por vezes adolescentes e jovens, que abaixem o som de músicas no tempo quaresmal, perguntado ao sacerdote como se chegar a um bom termo entre pais e filhos nesse caso, pediu que os pais expliquem aos seus filhos. “Eles tem que saber o porquê abaixar o som, sabendo, desse tempo, do certo recolhimento do seu pai e mãe, relembrando assim, o período que Jesus ficou no deserto.
FALANDO AOS ADOLESCENTES, JOVENS E NAMORADOS
Outra questão colocada ao padre Hipólito, aproveitando o período de bastante reflexão propício na quaresma, fora de quando o rapaz, ou a moça, ameaça um rompimento na relação de namoro, por um dos dois, estarem na igreja. O famoso: ou eu, ou a igreja. “Os ciclos vão acontecer, e é lamentável quando as pessoas entram nos ciclos, impostos pela sociedade. Esses ciclos vão passar, mas felizmente, muitos vão procurar orientação em suas igrejas”. Nesse momento, ele lembrou do Jero e o usou como exemplo. O grupo fez 40 anos, e quantos casamentos não surgiram de amizades sadias que existiam entre seus membros. “Quantas bonitas uniões nesses 40 anos”. O pároco lembra no entanto, o retomar o início desse subtítulo: “Sinto que essa geração vai sofrer um pouco, mas as coisas vão passar”.
POLITICA JÁ PASSOU, AGORA TEMOS QUE NOS UNIR
Outro tema focado na entrevista especial que antecede a quaresma, foi a contribuição a ser dada como cidadão, dos moradores, seja de Telêmaco, mas que pode ser útil a todos os locais, para o crescimento dessa, e para que a paz seja reinante. Primo fez questão de lembrar que participou de reuniões na campanha, e conversou com todos os candidatos a prefeito (de TB). “Vamos fazer o possível para a gente construir junto com o prefeito, vereadores. Construir junto com eles!”.
MENSAGEM A TODOS, SOBRETUDO QUANTO AO CARNAVAL E TAMBÉM, QUARESMA
“Cuide-se. Cuide de sua vida. Cuide de sua história. Partilhe sua vida com os outros. Não fique num estado feliz: Seja feliz, porque senão a gente vai ficar triste, e estar feliz, apenas de vez em quando. Ser feliz sempre e as vezes, somente, estar triste”, diz ele, pois assim, é a lógica. Também ele lembrou das 15 ações a serem praticadas pelos cristãos, pedidas pelo papa Francisco, nesta quaresma. Coisas simples mas que deixamos de fazer no dia a dia, a exemplo de pedir que sejamos felizes, e que liguemos (telefonar) aos nossos pais. “Procure retornar aqueles antigos amores: Ao amor primeiro, que é a pessoa de Jesus Cristo”. Lembrando Santo Afonso, fundador da Congregação Redentorista, ele completou: “Mas desenvolva isso, nas suas atitudes!”.
Nas duas noites, o Alegra-te, terá como ingresso, a doação de um quilo de alimento não perecível, cujo montante arrecadado será doado às casas de recuperação e passagem, e também ao asilo.
Assista na íntegra, a entrevista com o padre Primo.
Confira aqui, a chamada do evento gravada pelo padre Primo para o Facebook da Paróquia
https://www.facebook.com/pnsfatimatb/videos/1817319481861941/
LEIA TAMBÉM
SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO