ONLINE
10




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


PÁROCO COMPLETOU 26 ANOS DE SEU “SIM”
PÁROCO COMPLETOU 26 ANOS DE SEU “SIM”

Padre Primo disse sobre sua adaptação e alegria, Perpetóleo e os sobrinhos ginastas

y5

 Foto e arte: Revista Vocacional Redentorista

10-02-2015 às 22:36:18) O Pároco da Matriz de Nossa Senhora de Fátima, Primo Aparecido Hipólito, que ontem completou 26 anos do inicio em sua caminhada para a vida religiosa e no seminário, em Curitiba, concedeu uma entrevista exclusiva ao Oberekando. Até então antes de tomar posse no dia 1º de fevereiro em Telêmaco, o reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Curitiba, foi também nessa época, criador do projeto Perpetóleo. De família religiosa, tem um irmão que também é sacerdote em Maringá. Outro atributo de destaque do novo pároco é o de ser tio dos ginastas Diego e Danielle Hipólito.

VOCAÇÃO E CHEGADA A TB: O jovem que havia primeiramente optado em ir para o seminário diocesano em Maringá, e após sair, teve até alguns namoros, foi fisgado em sua vocação ao sacerdócio quando das Missões Redentoristas na região de Paranacity, e especificamente em sua cidade natal, Cruzeiro do Sul, naquelas redondezas.  A primeira função após a ordenação foi como vigário em Campo Grande, justamente onde o pároco era o telêmacoborbense, padre Roque Sutil. Em seguida veio à Ponta Grossa onde se empenhou com formação. Tendo feito em seguida MBA em Administração, serviu a Província em Curitiba nesta área, por seis anos, vindo a se tornar vice-reitor do Santuário Perpétuo e nos últimos quatro anos, seu reitor, quando recebeu a incumbência de estar os próximos quatro anos em Telêmaco.

PERPETÓLEO: Quando um dos temas da Campanha da Fraternidade era voltado ao meio-ambiente, houve o momento propício, de acordo com Hipólito, para que o Santuário não se resumisse apenas às suas paredes e sim fosse até o povo. Nasce assim com Primo, o projeto Perpetóleo.

Hoje somente em Curitiba, são 300 pontos de coleta de óleo de cozinha usado, e cerca de 10 mil litros arrecadados. O desenvolvimento desse projeto em Telêmaco o deixou feliz. Esse é amplamente divulgado pela Rádio Vale do Tibagi. Além de palestras sobre o tema em muitas escolas, o padre foi convidado para explanar a ação, na Sanepar da capital. “Achei até injusto eu falar logo para quem, a respeito disso!”, no sentido de toda a bagagem de conhecimento desses no tema de preservação do meio-ambiente com essa meta. A falta de água, a exemplo de São Paulo, é para ele, reflexo da falta de consciência quanto à preservação dos recursos hídricos. Isso porque em muitíssimos casos, o óleo de cozinha não coletado acaba sendo despejado no solo ou na água.

TIO DE GINASTAS: Primo definitivamente é de família de padres e astros! Seus pais muito religiosos, que se instalaram no norte do Paraná após saírem do estado de São Paulo, têm dois filhos padres: ele e seu irmão Cesar.

O fato de ser tio de Diego e Danielle quase sempre o deixa em evidência. Ele narrou que dias desses aqui em Telêmaco, em uma comunidade, reparou certa criança musculosa e logo lhe veio à lembrança de Danielle quando era criança. “Ela era muito parecida com minha sobrinha!” Quando disse a ela esse fato, logo a mãe da menina interferiu dando a notícia que de fato a garota é aluna do Centro de Ginástica Artística telêmacoborbense. Com bom humor disse que vez ou outra, ao afirmar ser tio da famosa dupla, pessoas ressabiadas desferiram: “Eu sou parente do papa!”. Ele diz que ser tio deles nem é orgulho e sim uma graça. Perguntado da possibilidade de que os sobrinhos famosos possam conhecer Telêmaco, mas acima de tudo, dar a chance das atletas de Telêmaco os conhecer, disse que isso, numa época oportuna de férias, não seria nada difícil, por meio de uma conversa com eles e seus pais a respeito.

 

Leia Também:

PADRE PRIMO HIPÓLITO TOMA POSSE EM TB