ONLINE
86




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


PR x água: relação exemplar...e TB x Sanepar?
PR x água: relação exemplar...e TB x Sanepar?

Água e Saneamento: Um prêmio ao não desperdício, mas e em TB?

Artigo de: Edivaldo Oberek

 

Em hipótese alguma quero retirar aqui, uma vírgula das palavras do vereador Maurício Diógenes de Castro no que se referiu à Sanepar, na última reunião da Câmara em Telêmaco Borba. O que quero, é exaltar nosso Paraná em uma pesquisa do Instituto Trata Brasil. Quando se medidos índices como desperdício, percentual de atendimento com água e tratamento de esgoto. Demos um baile quando vemos no gráfico das 20 cidades na liderança desse positivo ranking, quatro do Paraná. Os dados do início de 2014, mostram as posições das cidades de nosso Estado: 2º Maringá, 9º Curitiba, 11º Ponta Grossa e 13º Londrina. Cascavel, outra pesquisada, está em 27º. Foram apenas de quatro estados às cidades entre as 20 melhores conceituadas. Perdemos nessa, apenas para São Paulo, com 11 cidades. Já, Minas Gerais teve três, e Rio de Janeiro, duas. Claro que é muito bom ser primeiro, mas, vamos aqui até sonhar, e como se fosse possível, uma padronização que trouxesse um empate com todas as localidades no melhor nível. O nível cultural das pessoas se é conhecido pela forma de vida que adotam. A consciência pelo racionamento, de água, por exemplo, mas por convicção pessoal e carinho com o meio ambiente, é algo que vem impregnado em cada um.

Como a Sanepar, nos municípios do Estado, tem na maioria deles, a concessão para esse serviço, fica complicado, por exemplo, vermos esgoto correndo a céu aberto próximo do campo no Jardim União. Fica complicado, por exemplo, escutar o clamor do vereador Maurício que fez, com toda certeza, o discurso mais inflamado dos últimos anos, na Câmara, com sérios questionamentos à Sanepar, sobretudo quanto às áreas periféricas de nossa cidade, onde se falta água. É muito bom se orgulhar das nossas cidades num excelente rankeamento, mas acima de tudo, é mais que necessário, ver a realidade local. O prefeito Gibson, por exemplo, por vezes se colocou desiludido com as promessas dos escalões maiores, por anunciarem com pompa, obras, recursos e equipamentos, e no apagar das luzes: até hoje nada! Falta de luta e de estar encima, com marcação cerrada não é. O problema reside em que falam que vem, o município anuncia, e ai, fica-se de falacioso, enquanto que na verdade, nada mais que deu voto de confiança a uma autoridade maior, que de fato, deveria ser o primeiro a dar o exemplo: o Governo Federal, quase sempre!

É bonito ver em Telêmaco, muitas pessoas que lavam seus carros, terem adotado o famoso balde e esponja com sabão: quem é visto lavando o carrão com mangueira, na verdade já é mau visto! Se ontem era fashion, hoje é um verdadeiro crime ambiental. Mas como foi dito no início: um crime até psicológico, pelo novo estilo de vida criado. Não é raro, por exemplo, ver crianças de nossos cemei´s fazendo, sem ser exagerado aqui, seus pais passarem um carão: ao lavarem louças ou escovarem dente, e deixarem a torneira aberta constantemente, seus filhos os questionam e eles, disfarçadamente, se redimem fazendo o não desperdício. Nossos professores têm feito à parte deles! Espero não viver a falta de água que se programa para o futuro. Deverá ser muito triste ter sede... e cadê? Não basta apenas temer por isso, temos é que fazer a nossa parte! Exceto os abusos de Telêmaco, que nada tem a ver nesse sentido com o Executivo, e que também é uma constante luta dos vereadores para que a Sanepar dê respostas em obras: Parabéns Paraná, que mais uma vez me deu orgulho de ser pé vermelho!

Antes que agentes da Sanepar falem que essas quatro cidades são atendidas por ela, e faça-se justiça (de fato são): precisamos é que vocês escutem os administradores de Telêmaco nesse sentido, e tenhamos razões locais a comemorar nesse ranking.

(Fonte de informações para o artigo: G1)

 

dg

TB faz sua parte... e a Sanepar?