QUER CONHECER A LINDA CURITIBA?
Artigo de: Edivaldo Oberek
2016-03-05 às 21:11:18) Como se não bastasse a capital do Paraná ser conhecida como a cidade ecológica, e ter acima dos índices padrões mundiais de zoneamento verde, agora a capital ganha também uma importante incumbência de abrigar “presos da elite”.
Nosso maior orgulho é saber que o juiz Sérgio Moro nasceu em Maringá, no Paraná, e que o procurador Deltan Martinazzo Dallagnol, chefe dele, é também paranaense. Esses dias eu li num dos momentos de humor das redes sociais: “Você também quer uma passagem para Curitiba?”, e uma alusão à sede da Polícia Federal, ao invés dos lindos parques existentes na cidade.
Posso ser muito otimista quanto ao destino de nosso país, mas sem acreditar em contos de fada, sim, eu ainda creio que esse encampamento pela moralidade dará ótimos resultados!
Tudo está muito sufocante em nosso Brasil. Vou apenas citar uma aberração: uma indústria farmacêutica tem, por exemplo, anunciado um determinado produto num comercial de uma poderosa televisiva. Para cumprir a regulamentação do Ministério da Saúde em que após esse tipo de mídia, tem que se dar a mensagem de que se não houver a melhora, o cliente (paciente) deve procurar um médico, essa empresa assim tem feito nas propagandas, PORÉM ESSA MENSAGEM EM ROTAÇÃO ALTERADA – A EXEMPLO DO QUE FAZÍAMOS COM OS VINIS NO PASSADO... isso é uma brincadeira com a inteligência dos brasileiros! Um abuso da agência que ganhou rios de dinheiro para elaborar a campanha e certamente um tapinha nas costas dado pelo fiscalizador do MS ao publicitário e o falando: “Deixa rolar, ninguém vai nem ligar!!” . Ligam sim: mas e se fosse alguma mãe praticando um furto famélico? (furto famélico ocorre quando alguém furta para saciar uma necessidade urgente e relevante. É a pessoa que furta para comer pois, se não furtasse, morreria de fome).
Os desenlaces que estão ocorrendo na operação Lava Jato trazem consigo algo que certamente era esperado pelos responsáveis por essa investigação, quando, e se esta chegasse, aos poderosos maior da nação.
Não deu outra: O pulo do gato do ex-presidente Lula foi sorrateiro e digno dos maiores estrategistas do mundo. Ele esperou o momento certo para cair nas graças do povo (um grupo em específico), e reverter uma situação. De réu se faz vítima. Não estou colocando aqui que ele seja culpado, mas com tantas evidências, o Brasil todo está de olho! Ele que não saía de casa nesses dias e não falava com a imprensa, trouxe o holofote para si próprio. Desqualificou os juízes e promotores e a própria operação Lava Jato. Na verdade, me amedronta que ele tenha trazido a si seus simpatizantes e que ele, sabidamente (se é que isso seja esperteza... mas usemos como se sim, sem ser) causa uma catarse coletiva em torno de seu nome: ele se autoendeusou e já se diz o salvador de uma pátria que precisa dele! (catarse na psicanálise é provocar em outra pessoa, de forma controlada, o despertar de emoções contidas e omitidas, que precisam ser despertas e expostas, para a liberação de bloqueios emocionais).
Passamos em frente à sede da Polícia Rodoviária em Curitiba quando estava no ônibus da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Telêmaco, retornando para a minha cidade depois de uma revisão em minha cirurgia no olho. Felizmente temos um ônibus, felizmente temos hospitais que atendem-nos. Mas enquanto passava por lá, lembrava-me de escutar muitos falando: “´´É, nesta mordomia de forma de estar preso como eles devem estar passando, até eu queria estar!”. Logo imaginei: Pelo menos estão!
E para encerrar, é preciso aqui desmascarar o velho discurso de que o atual e o governo anterior têm se valido, de que eles deram total liberdade à PF para se trabalhar e se investigar. Na verdade, quem deu a liberdade para se investigar foi o clamor do povo que já não suporta mais esse “ser feito escravo, e ironicamente, ser quem paga milionariamente esses ‘caras’ que nos fazem de idiotas”.
Na verdade quem merece méritos são esses juízes que colocam suas vidas em jogo para salvarem o Brasil que eles tanto amam. Tentar desqualificar esses juízes é coisa que o ex e sua trupe mais vai fazer... e quando a casa cair, definitivamente, quero - que ao invés de um apartamento e de um sítio, como faz chacota ele ao dizer que quer o sítio que tanto o acusam de ser dele- que o povo brasileiro o dê sim, é uma passagem para Curitiba!