ONLINE
8




Partilhe esta Página

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


RENÁN É PARA DANÇA ASSIM COMO A DANÇA É PARA RENÁN
RENÁN É PARA DANÇA ASSIM COMO A DANÇA É PARA RENÁN

Cidadão Honorário de Telêmaco Borba, ele já se apresentou na China e ao presidente do Paraguai

 

27-05-2015 às 21:11:09) Renán Castellón, um boliviano de Tarija, nascido em 29 de março de 1937, faz a diferença na vida de tantas crianças e adolescentes em Telêmaco Borba, e desde 1980, quando chegou a esta cidade.

e

“Patrimônio vivo da dança”, como é conhecido, quem o vê com sua simplicidade e corre-corre por aquilo que ama, pode não imaginar que está diante de um “Cidadão Honorário”, cujo título lhe foi conferido em 2005. Diretor da Escola Municipal de Dança, que é anexada à Divisão de Cultura, este bailarino e professor, juntamente com sua equipe, colocam 185 crianças pra dançar, essas, a partir de sete anos. Hoje aquelas que cursam o preparatório, ou iniciantes, são cerca de 90, nas seus turmas de 15 alunas cada. Oferta-se o ballet, dança espanhola, dança clássica e a contemporânea.

Castellón lembra a grande preocupação que o ser humano tem em dançar, e isso, desde os tempos remotos. “O Rei Davi dançou para Deus!”, lembrou ele.

ATUAÇÃO NA BOLÍVIA E CHEGADA AO BRASIL

r

Diplomado pelo Ballet Oficial de La Paz, capital da Bolívia, a carreira dele ia de vento em polpa até irem para uma turnê na China, que durou quase quatro meses, com o Ballet Folclórico Boliviano, e em seguida, na Tchecoslováquia, por um mês. Ao retornarem à terra natal, foram perseguidos sem razão por um grupo, que alegava a eles terem trazido propaganda comunista do oriente. Após isso ainda formou a Companhia Fantasia Espanhola, mas deixou o país, vindo primeiro para o Perú, depois a Argentina e em seguida, para a Cidade Maravilhosa, entre 1962 e 63. Após isso, São Paulo.

Como foi contratado por um famoso empresário, trabalhou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Elisete Cardoso, Wilson Simonal, e Jair Rodrigues. Esse último durante o período que ele lançava o seu primeiro sucesso.

Para os mais velhos isso será familiar: Renán era constantemente apresentado no programa “Almoço Com as Estrelas”, de Airton e Lolita Rodrigues, como atração internacional.

 

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL E ESPETÁCULO AO PRESIDENTE DO PARAGUAI

Além de apresentações em praticamente toda a Bolívia, a terra mater, sua primeira experiência internacional fora em terras Argentinas: Primeira na cidade de Salto e depois na capital, Buenos Aires. “Lembro que nossa turnê foi um fracasso, e quase saímos sem dinheiro para pagar a passagem de volta!”. Já, totalmente ao contrário, nos quase quatro meses na China conheceu palcos que serão guardados para sempre em sua memória. Em seguida veio à antiga Tchecoslováquia.  Um festival no México também teve a presença de Renan e sua companhia.

Um momento de auge foi durante a inauguração da Itaipú Binacional, a maior usina hidrelétrica do mundo entre o Brasil e o Paraguai. “Nos apresentamos primeiro para o presidente Strosner, do Paraguai, e também ao corpo diplomático, e somente depois, fizemos a apresentação pública”, recorda com saudosismo o consagrado dançarino. Na época, ele estava em Ponta Grossa, pelo Teatro Guaíra, que tinha na cidade uma escola. 

 

Leia Também:

*Conheça mais sobre Renán, cuja importância de seu trabalho pode ser medida pela edição de seu nome no Wikipedia. CLIQUE AQUI

 

*Professor de TB ministra oficinas de dança na Bolívia