ONLINE
10




Partilhe esta Página

DFF

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Reserva inaugura novo prédio Casa Familiar Rural
Reserva inaugura novo prédio Casa Familiar Rural

Construção vinha desde 2012 e forma jovens e une Educação e formação profissional ligada ao campo

FONTE: PMR

tyu

18-12-2014 às 12:00:29) No dia 11 uma grande festa marcou a inauguração oficial do novo prédio da Casa Familiar Rural de Reserva. Uma obra que já vinha se arrastando desde 2012.

A solenidade de inauguração contou com a participação do Prefeito Luizinho Vosniak, do Coordenador Casa Familiar Reserva (CFR) João Rudinei do Prado, do Delegado Federal do MDA Reni Antônio Denardi, do Presidente da Associação da CFR Valdomiro Maciel Lopes, do Supervisor da Regional III Marco Antonio Geffer, do Supervisor do Regional II Alexandre José Moraes, do Secretario de Educação Geraldo Makoulhi, do Secretario de Habitação Elias Mattos, da Secretaria de Assistência Social Telma Viana e do Presidente do Conselho Municipal Rural Domingos Neto além de pais de alunos e estudante cada casa.

De acordo com João Rudinei do Prado, o ensino administrado nas CFRs visa a permanência dos jovens na atividade rural de forma empreendedora, não os afastando do seu meio. “A idéia é estimular os alunos a buscarem suas potencialidades, melhorar a qualidade de vida das famílias e desenvolver o sentido de comunidade, vivência grupal e espírito associativo”, explica.

O Prefeito Luizinho Vosniak agradeceu a todas as autoridades presentes e saudou em especial aos pais e professores da CFR, Luizinho considera que o ensino ministrado nas CFRs, por estar de acordo com a realidade rural, também contribui para elevar a auto-estima dos alunos. “Além dos jovens estarem sendo capacitados dia-a-dia para ajudar as famílias na lavoura ao final do curso, os jovens saem da escola com um projeto de produção para o campo e de vida”, ressalta.

As Casas Familiares Rurais são escolas que adotam uma formação profissional aliada à educação. Para isso, utilizam a Pedagogia da Alternância, que implica em aulas ministradas em classe e em interação do conteúdo visto na escola com a vivência dos jovens nas unidades familiares.

Nas Casas Familiares Rurais os alunos estudam de segunda a sexta-feira em período integral. Na escola eles têm a alimentação e o dormitório. Eles passam uma semana na Casa Familiar Rural e, na semana seguinte, vão aplicar em suas propriedades o que aprenderam nos dias anteriores.

 

Leia Também:

RESERVA ENTREGA PONTE NO RIO DA FACA