ONLINE
6




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


SAMUEL CARNEIRO: Baluarte do noticiário esportivo
SAMUEL CARNEIRO: Baluarte do noticiário esportivo

Sua paixão vem desde os 5 anos, quando acompanhava tios jogadores, na carroceria de caminhões

d

2017-02-08 às 15:48:48) Desta forma nasceu a ligação entre Samuel Carneiro e o esporte em Telêmaco Borba, indo de pau de arara aos muitos jogos, seja na cidade ou área rural, com os tios e também, mais tarde, vendo os amigos da escola jogarem.

Sua entrada no jornalismo esportivo se deu, quando aos 14 anos, entrara como aluno do Senai. Lá, encontrou ninguém menos que Jair Neves e também a professora Graça Di Mário.

Locutor esportivo, considerado como “Mago” da crônica esportiva por Samuel, uma forma melhor de ficar perto de Jair, e observá-lo transmitindo do estádio Horácio Klabin, na Harmonia, ele lá foi gandula em muitos jogos. Já, a professora Graça, vendo sua habilidade em escrever, o incentivava e chamou-o para trabalhar no Jornal de Telêmaco Borba, tendo uma coluna esportiva: Isso ainda com 16 anos!  Ele também compôs a Equipe Dinâmica, da extinta Rádio Sociedade Monte Alegre. Ao criar o Blog Neguinho Futsal, pela grande repercussão, veio o site www.tbesportes.com , que é hoje, sucesso consolidado, e que transforma-o atualmente, como já foi por vezes no Oberekando citado, no papa da comunicação esportiva da Capital do Papel.

 

TREINADOR

Nas praças esportivas de Telêmaco, “Neguinho”, como era sobretudo naquela época chamado, desenvolvia treinos para escolinhas de Futsal. Os melhores, acabavam sendo escolhidos para o Aquarius, onde ele também atuava.

 

MÁRCIO: AMIGO LEAL E INCENTIVADOR. “Pai trocinador” dos mais carentes

Foi nesse cenário, e muito longe de qualquer ato de política, que houve o encontro com Dr. Márcio, e quando seus filhos treinavam com Carneiro. Nando, hoje no Gabinete com o pai, era um dos atletas preferido do treinador. Samuel confessa que não gostava muito quando o atleta era muito bonzinho e aceitava tudo. Foi por isso que Nando o agradou: além de jogar muito bem, aquele menino, na época, questionava tudo! Foram os quatro filhos do atual prefeito, atletas dele. “Nossa equipe fazia uma verdadeira procissão, pois era um passando na casa do outro, e como Dr. Márcio estrategicamente morava perto do Cruzeiro, era ali o ponto de encontro dos meninos!”, lembra.

Como eram necessários uniformes e viagens, o então médico - que por vezes quando terminavam os plantões no hospital, seja 8 da manhã ou 9 da noite, lá estava assistindo os treinos – era um verdadeiro “pai trocinador” dos meninos que não tinham recursos.

Na vida do comunicador, o médico que sempre teve uma constante presença no esporte de Telêmaco, foi suporte num momento bastante peculiar: Samuel se viu afligido pelo vício do álcool, e lutando contra tudo e contra todos, foi o hoje prefeito que resistiu aos pais dos atletas, com batalha e os convencendo, do potencial do então treinador. Na época, Samuel treinava os menores, e Maca fazia o mesmo, mas na Harmonia.

 

MOMENTO DE MAIOR ALEGRIA E TRISTEZA

Ao ser perguntado quais seus dois momentos, o de maior alegria e o mais triste no seu trabalho na comunicação, mostrou porque merece reconhecimento de todos os telemacoborbenses. Falou de esporte, ao citar ele próprio!

O MAIS TRISTE: Vê como a degradação do patrimônio público. Também o Estádio Horácio Klabin, pela história e as conquistas que nele aconteceram. A destruição da quadra Luba Klabin no BNH até hoje lhe entristece, pois vê que poderia se construir as benfeitorias que hoje lá existem, em outros locais.

DE ALEGRIA, citou a realização da Liga Nacional de Futsal. A Ginástica Artística é outro ganho. “É um momento muito alegre ver as coisas continuarem (no esporte), e que ninguém se perpetua no poder”, disse.

 

ACREDITAR EM TELÊMACO BORBA

d

Uma postura importante para um formador de opinião que é, assim se tornando por fruto de trabalho na mídia local, Samuel Carneiro fez uma importante conclamação: “Temos que acreditar em TB. Telêmaco não é tão feio como ‘nós mesmos’ pintamos lá pra fora”. Bairrista declarado, fez, por fim, um apelo: “Valorizem mais. Olhem com mais carinho para as coisas que acontecessem em nosso município”.

Em setembro de 2015, de forma justa, com um público superior a 1.500 pessoas, o município de Telêmaco fez a abertura da Copa Cidade de Futsal, que prestou homenagem a ele, o desportista Samuel Carneiro, emprestando seu nome para estampar os troféus que foram entregues aos campeões da competição.

 

 

LEIA TAMBÉM

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO