ONLINE
9




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


SAÚDE “COM SAÚDE” EM CURIÚVA

Christiano Borges, secretário da pasta, concedeu entrevista especial

 

2018-02-21 às 18:27:09) Ontem, terça-feira, foi o dia do secretário Christiano G. Borges, de Curiúva, dar as boas novas da área da Saúde, ao Oberekando.

 “Estamos longe da perfeição, mas que a gente já melhorou bastante, melhorou! Quanto mais se melhora a gama de atendimento, na mesma razão é a procura”, epigrafa.

TFD E EXAMES JÁ OFERTADOS EM CURIÚVA: Nos atendimentos de TFD (Tratamento Fora de Domicílio) houve um salto de consultas e exames mais complexos, com 176 em janeiro, e até a presente data (19/02), chegou-se à 292. Estes, correspondem aos de diagnósticos, pois os laboratoriais a Secretaria já oferta na própria cidade, sem a necessidade de maiores transtornos à população. “Nos anos anteriores eram de 60 a 80 por mês os encaminhados pela Secretaria de Saúde”. Outro ponto que Christiano lembra era um certo desacreditar devido a demora para se fazer os exames no passado, que por vezes, uma espera de até seis meses à um ano, o que atualmente se prima por no máximo de 30 dias. Em urgências e emergências, em até 24 horas.

HOSPITAL REGIONAL DE T.BORBA: “Telêmaco é bem próximo e para nós é muito bom, porque hoje encaminhamos muita gente para Ponta Grossa e Curitiba, mas abrindo este hospital, vai dar uma desafogada!”, ao ser perguntado da expectativa por esse benefício: “Pelo menos se ajudar no básico, numa obstetrícia, numa ortopedia, para a gente já é de grande valia! Já ajuda muito”.

APOIO IRRESTRITO DO PREFEITO E LIBERDADE DE TRABALHO

O secretário não esqueceu de expressar a gratidão pelo prefeito Natanael, da confiança por tê-lo chamado para o cargo, bem como a voz ativa que ele o dá: “Quando o prefeito não dá condições para você trabalhar, as coisas não andam! O Nato é uma pessoa extraordinária e eu o conheci bem a partir do momento em que começamos a trabalhar juntos. Hoje eu vejo a preocupação dele com a população curiuvense”, quando disse que a cidade ficou cerca de 12 anos sem nada e inclusive sem certidão. “A força de vontade dele faz a diferença!”.

OBRAS E BENEFÍCIOS: Uma academia de saúde está sendo construída ao lado do Cartório Eleitoral. No Taboão, uma academia ao ar livre e pista de caminhada. Vila Esperança também ganha uma academia (FOTOS ACIMA). As obras da área interna do hospital municipal já estão concluídas, inclusive com liberação pela Regional de Saúde um pouco antes do Natal, deixando-o em pleno funcionamento: “Uma correria de quase seis meses, e transtornos não só para a Administração, mas sobretudo para a população!”, mas agora, sanados.

Cinco carros novos, aguardando o emplacamento e licenciamento para rodarem. Uma licitação de mais quatro carros foi concluída e certamente em mais 30 dias eles chegam. Outro ato licitatório será de um micro-ônibus com 32 lugares, que deve ser aberto neste dia 27. O Posto da Vila Bigon já foi inaugurado, e com equipe completa já trabalhando, inclusive com redivisão da área para melhor atendimento.

SAÚDE BUCAL: Uma parceria com a OdontoSesc trará para Curiúva, por quase quarenta dias, no início de março, quatro dentistas. Como a cidade conta hoje com apenas dois desses profissionais e com 20 horas cada, será atendida a demanda reprimida. Serão tratamentos completos, ofertados. Já foi feita uma triagem quanto aos pacientes que serão alcançados. Neste período acontecerão palestras em escolas, que terão também os dentistas que já estão atendendo na cidade. A aplicação de flúor também é mais um programa, este aos alunos das escolas municipais.

RELACIONAMENTO COM A CÂMARA E DEMAIS SETORES: O bom relacionamento com a Câmara faz com que haja eficácia também na Secretaria de Saúde. “Hoje existe um bom relacionamento do prefeito Nato com os vereadores, não só quanto à Saúde, mas com todas as secretarias”.

dReinaldo e Tuil - Chefe de Gabinete e vice-prefeito, respectivamente

O apoio do vice-prefeito  Luiz Vantuil Ajuz, o Tuil, especialmente pelo fato dele vir da área farmacêutica, é outro ponto a favor de Borges.  “Ele é linha de frente. Depois que conhece nosso serviço à população sempre vai chegar pra ele e comentar que está faltando isso, e tem isso!”, e o constante diálogo entre ambos é mais um fator agregador.  As parcerias que se tem hoje, com o prefeito, o vice, o chefe de gabinete, Reinaldo Vicentin, com os demais secretários e pessoal de outras áreas ajudam muito, na avaliação dele.