ONLINE
9




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


Saúde de Curiúva compromissada com a população
Saúde de Curiúva compromissada com a população

O secretário municipal Christiano foi o entrevistado do Oberekando

xd

2017-11-15 às 15:45:14) Christiano G. Borges, que é secretário municipal de Saúde de Curiúva, recebeu o site Oberekando para um apanhado sobre as realizações neste setor que vieram em benefício à população. A Secretaria, segundo ele, foi recebida de forma meio complicada, mas muitos progressos já aconteceram e muita coisa se têm a acontecer para o ano que vem. Conhecedor de que os desafios são grandes, e que dependem da resolutividade da área de licitações e verbas, nesse sentido agradeceu ao prefeito Natanael Nato, que tem conseguido um bom montante, “e através disso nós temos conseguido melhorar bastante a Secretaria de Saúde!”.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O aparelho de Raio X Digital faz com que os pacientes não precisem mais serem levados aos municípios vizinhos para esse serviço como era até então, segundo informou. Encontra-se em fase final a ampliação do Posto da Vila Esperança, com novo hall de entrada, com melhores estruturas sendo ofertadas. Na Vila Bigon, o posto funcionando é outra boa nova, e assim, a ampliação em mais uma equipe de PSF.

Os exames laboratoriais e de imagem estão sendo ofertados com gratuidade. Acrescentou Christiano que os laboratoriais são feitos todos no próprio município. A renovação da frota da Saúde está se dando, pois foi comprada uma van com 16 lugares para o Posto de Saúde Central e uma ambulância – ambos que estão por vir, e a última para o Hospital Municipal. Está em fase final de licitação a compra de mais cinco carros novos para a Secretaria. Junto ao deputado Alexandre Curi foi conseguida uma verba de 480 mil reais para o transporte de pacientes para fora do domicílio: Mais um ônibus, uma Van e outro carro para a Secretaria. Dos investimentos que partiram do município, quase um milhão de reais. “Temos um planejamento, uma organização de trabalho e as coisas estão saindo conforme esse planejamento está andando”.

Ao ser perguntado se o fato do vice-prefeito; Luiz Vantuil Ajuz, ser da área farmacêutica ajuda para o entendimento das necessidades da sua secretaria, respondeu que sim. “Com Tuil temos uma amizade de longa data e isso é também de grande valia por ele saber os anseios da população”.

 

HOSPITAL MUNICIPAL

O hospital passa pela fase final de reforma, e inclusive se observando atentamente às exigências que preconiza o Ministério da Saúde, pela Vigilância Sanitária. Entre alguns itens, dentre até equipamentos que não estavam adequados, podem ser exemplificadas até mesmo medidas de portas.

Ao finalizar a entrevista, Christiano agradeceu ao prefeito Nato pela chance de novamente exercer o cargo que já o fez, em 2009 e 2010, além do vice Tuil, e Reinaldo que é o chefe de Gabinete. Da equipe de trabalho, expressou gratidão, quando disse: “O secretário é ninguém, sem sua equipe. Temos uma equipe unida e em prol de todos!”.

d

Os investimentos buscam humanizar o atendimento. No Posto Central, por exemplo, no hall de entrada, até pouco tempo eram bancos de madeira que estavam à disposição da população. Essa situação já foi mudada. TV estão sendo adquiridas para que a população se sinta mais à vontade, enquanto espera por atendimento. 25 novos computadores foram aquisições que auxiliam na rapidez, eficácia e acompanhamento dos cuidados com a população.