ONLINE
18




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


SAÚDE DE SAPOPEMA RELATA TRABALHO
SAÚDE DE SAPOPEMA RELATA TRABALHO

A secretária municipal Emanuele falou ao Oberekando

 X

2018-02-20 às 22:56:06) Em Sapopema, no intervalo do almoço num dia em que ocorria uma importante licitação para aquisição de equipamentos hospitalares de uma emenda estadual, graças ao apoio do deputado Luiz Carlos Romanelli e a correria do prefeito, para o Hospital Municipal, Emanuele Antonia Chede Subtil, que é secretária de Saúde desta cidade, falou ao Oberekando.

 

USO DE RECURSOS E VALORIZAÇÃO DA EQUIPE

Ela conta que de acordo com uma resolução do Governo Federal será possível usar os recursos em uma conta única, conforme a necessidade da população, após passar pelo Conselho Municipal de Saúde e Câmara. A todo instante, ela fez questão de lembrar a equipe que compõem sua secretaria, dividindo também com ela os méritos de tantas boas novas que têm sido conquistadas no setor.

 

OBRAS

Recentemente se deu a inauguração de duas UBS´s, uma delas com recursos estaduais, e no Bairro Lambari, observando os critérios da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde). Fora citado, inclusive para a cidade, o esforço pelo Selo Bronze, e para isso será recebida a visita de análise da equipe da Regional: “É um grande sonho do município ter o Selo Bronze, que a gente aderiu, e vamos rumo ao Prata e ao Ouro”. Um dos itens para essa conquista que está sendo galgada, por exemplo, é também o desenvolvimento das equipes de Estratégia da Saúde da Família, e que vem, desde que ela assumiu em julho/2017, sendo uma das prioridades.  “Estamos focando mais na prevenção, que no tratamento”. Neste mesmo dia, fora inaugurada a UBS no Assentamento São Luiz II, com recursos próprios do município e também seguindo padrões da Sesa. Além das instalações bem acomodadas, Manu, como é carinhosamente chamada, acrescentou o atendimento odontológico hoje constante, que era um sonho já antigo daqueles moradores: “Em breve esta realidade também no Vida Nova, onde estamos finalizando lá o posto”.

Ao lembrar a correria enfrentada pelo prefeito Gimerson quando está em suas viagens, seja à Curitiba, ou à Brasília como é o caso nesta semana, correndo atrás pessoalmente de investimentos e recursos aos sapopemenses, disse que ele é um exemplo, e que ninguém faz nada sozinho, epigrafando que como secretária faz a parte dela, mas o prefeito é quem consegue esses, com sua facilidade de acesso e negociação junto aos deputados, secretarias e ministérios. O carro para vigilância, usado no combate a endemias, no transporte sanitário, é um desses feitos.

No final de semana, ela, representando o prefeito, e juntamente com o chefe de Gabinete, Cláudio Costa, entregou um pedido de reforma e ampliação da UBS central, de R$ 190 mil, em ofício em mãos ao ministro da Saúde, Ricardo Barros. Um local que entre a equipe da secretaria municipal já é chamado de Vila da Saúde, além desse pedido, para que essa nomenclatura se evidencie ainda mais, está sendo pedida também a fisioterapia.

Na licitação ocorrida hoje, a compra de aparelho de Raio X, que até então é locado, lavadora e secadora específica, ar condicionado, macas e camas, dentre outros.

A presença, por oito horas diárias de médicos na UBS central, é uma conquista para a cidade. Neste caso é observado que a procura pelo hospital deve priorizar-se por urgências e emergências nos horários em que o posto não esteja aberto. Antes dessa nova sistemática, as fichas para médico eram limitadas a 15 por dia, e hoje existe o atendimento, sempre que há a necessidade.

 

INCIATIVAS

CAMINHAR E SAÚDE: Durante todo mês de dezembro, informou a secretária, que fora feita a programação para 2018. Ontem foi iniciado o programa Caminhar e Saúde, que aberto à toda população, se dará de segunda à quinta, que se inicia na Academia da Saúde e percorre a cidade, onde na parceria com o Esporte Municipal, há toda orientação técnica: Das 07 às 08 da manhã, e a tarde, das 06 às 07 da noite.

HIPERDIA: A Regional de Saúde pediu à Sapopema o modelo do Hiperdia que a cidade faz, tal a eficácia. Para hipertensos e diabéticos, em duas vezes por ano, acontece a troca das receitas que vencem a cada seis meses, sem a necessidade de que o paciente que se utiliza da medicação precise, ao longo do ano, agendar uma consulta apenas para obter tal receituário. Se concentra neste ato, o médico, a nutricionista e a educadora física. Isso combate de que o paciente somente renove a sua receita, as vezes por dois ou até três anos, sem que se passe pelo médico e se veja sua real situação de saúde.

GESTANTES E SAÚDE BUCAL: O encontro de gestantes deverá iniciar-se em março. O programa de Saúde Bucal está ativo, tendo tido hoje, por exemplo, palestras com dentista e equipe no bairro Mambucas. O bairro Vida Nova, Lajeado e a área central também a terá, enfatizando-se a escovação supervisionada. O flúor semanal nas escolas foi outro anúncio feito por ela.

CIRURGIAS ELETIVAS: As cirurgias eletivas no vizinho município de Santa Mariana têm trazido à Sapopema a possibilidade de zerar a fila de espera: “Amanhã mesmo vão dezesseis pessoas para avaliação de cataratas e sete para otorrino. A gente já fez mais de vinte cirurgias lá e neste sábado pretendemos fazer as 26 de cataratas que estão na demanda”.

INAUGURAÇÕES: Ao encerrar a entrevista, Emanuele se colocou à disposição dos sapopemenses, e comentando que o fato dela não trabalhar no hospital e sim na UBS Centro tem como razão o (a) secretário (a) estar perto do povo. A centralização dos trabalhos de atendimento se dá lá para facilitar ao povo e evitar tanta correria para lá e para cá, mas sim, trazer resolutividade. A secretária enfatizou que a inauguração do Hospital Santana, a entrega da UBS Central e também da rodoviária e capela mortuária se darão numa mesma data, que deverá acontecer em março, com dia ainda a ser marcado.