ONLINE
24




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


SAÚDE EM TB: EDE PUKANSKI, CONQUISTAS E PLANOS
SAÚDE EM TB: EDE PUKANSKI, CONQUISTAS E PLANOS

Secretário abordou UPA, HR, prevenção, CEO e atenção dada por Dr. Márcio

S

2018-04-23 às 15:01:33) O entrevistado desta manhã de segunda-feira foi o secretário municipal Edemilson Siqueira Pukanski - Ede Pukanski, da Saúde. As novidades, uma avaliação dos trabalhos, e o funcionamento do Hospital Regional de Telêmaco Borba estiveram em pauta.

O atendimento no Upa, ganhando maior dinamismo, foi o primeiro tópico, onde atribuiu, adicionando-se às UBS´s, como resultado de trabalho de equipe: “Cada um em seu setor, cada um fazendo seu trabalho, isso dá resultado e é o nosso objetivo!”. Ele acrescentou que sempre tem dito: “E tem espaço para melhorar!”.

Perguntado se o fato do prefeito ser médico, também influenciou para que ele aceitasse o convite para a Secretaria de Saúde, afirmou que sim, por ter Márcio pautada toda sua vida pelo atendimento à população mais carente e atendendo pelo Sus, apesar das dificuldades, como queda da receita, onde somente nestes três primeiros meses, 2 milhões e 400 mil, comparado com o ano passado: “Isso nos traz um desafio. Temos que, infelizmente, estar trabalhando com essa realidade!”.

 

FATEB: DO HOSPITAL REGIONAL AO CURSO DE MEDICINA

Sabe-se que a abertura do Hospital Regional é de suma importância pela essência de atender à área de Saúde da região, mas também, que facilitará para que seja em Telêmaco, - via Fateb que vem lutando por isso -, instalado o curso de Medicina: “Tudo aquilo que traga estrutura em relação à Saúde e Educação, é bom para Telêmaco Borba e região”, quando exemplificou com a instalação do IFPR, à sua época. Medicina é vista com bons olhos, no entanto, médicos e demais autoridades da área alertam para o outro lado que deve ser evitado, que é a criação desenfreada de cursos, alertou.  Continuando ainda quanto ao pleito da Faculdade de Telêmaco, disse que é importante para que se tenha a Capital do Papel e região, mais profissionais que fixem residência na cidade e se supra a deficiência nesta área profissional em toda a região.

Sempre se está assinando convênios e estágios com estudantes das instituições de Telêmaco, informou ele.

 

CEO EM TB?

O Centro de Especialidades Odontológicas deverá ser instalado na cidade. Mas um planejamento feito com o responsável pela odontologia municipal, Dr. Paulo Marcelo Nocêra é de primeiro ter o básico, e este é o foco: “Você não começa construindo uma casa pelo telhado. Então nós precisamos ter um alicerce, e o nosso alicerce aqui em relação ao Centro de Especialidades Odontológicas é termos o profissional odontológico em todas as UBS´s”.  Os postos que faltam esses profissionais estão sendo supridos e a prioridade são sobretudo as áreas mais afastadas. Bela Vista e Marinha serão as últimas a terem esse atendimento diante das que estão sendo já providenciadas e em meses isso será sanado. Enquanto isso, dão-se as aprovações e trâmites burocráticos para o CEO, e adequações e reformas, no prédio ao lado do Correio: “A previsão é que dentro de 90 dias nós estaremos funcionando o CEO”, informou, adicionando que será um local de atendimento endodôntico, que corresponde ao tratamento de canal. Haverá também a oferta de serviço de prótese total para aqueles pacientes que perderam todos os seus dentes. No entanto, Ede noticiou que os preventivos, com aplicação de flúor e apregoação da necessidade dos cuidados básicos e palestras nas escolas com esse intuito, são já rotineiros e de suma importância.

 

HOSPITAL REGIONAL

Pukanski relembrou o esforço do ex-prefeito Eros, onde com terreno doado pela Klabin e iniciativa do governador Roberto Requião foi iniciado. Deu-se a continuidade deste sonho tornando-se real com o prefeito Márcio. Apesar de lamentar a demora na entrega pelo atual governador, não deixou de parabenizar esse fato, creditando o acontecido “em especial ao nosso prefeito Dr. Márcio, que moveu todos os esforços para, e em contato com o deputado Alexandre Curi, Rossoni, e André, secretário de Infraestrutura, e houve uma determinação do governo para que essa obra fosse concluída”, tendo citado méritos à sociedade organizada e a Regional de Saúde, para isso. O entendimento de que se trata de uma instituição para a região, é de suma importância por parte dos telêmacoborbenses, bem como que há uma programação para que o HR entre em funcionamento em toda a sua capacidade de operação. O apoio em reivindicação, junto ao Governo do Estado, não só de Telêmaco mas dos demais municípios da região se vê preponderante, “para que num futuro bem próximo” ele em sua totalidade, funcione.

 

ATENDIMENTO DENTRO DA CIDADE E ERASTO

“Se nós temos conhecimento, equipe técnica competente, e recursos financeiros, porque nós temos que transferir?”, alto-pergunta ele, em relação a pacientes que necessitam serem atendidos em municípios de fora, com pequenas cirurgias como hérnia e vesícula.  A princípio falava-se que o prédio antigo do Pam seria usado para isso, mas depois de um investimento em reforma, parte de atendimentos que estavam em prédios locados foram para ali transferidos: “Provavelmente na semana que vem inauguraremos ali o Centro de Reabilitação, que é a fisioterapia e também atendimento aos ostomizados, e o Centro Municipal de Feridas”.

No momento, essa programação foi reformulada, também pela possibilidade de extensão do Hospital Erasto Gaertner. Também na semana que vem, conforme o secretário, representante da entidade estará em TB para uma avaliação técnica do espaço. Hoje cerca de 60 pacientes fazem esse deslocamento à Curitiba: “A Prefeitura Municipal, o Dr. Márcio tem colocado que o que for necessário de investimento, é para disponibilizar”, disse.

 

ATENÇÃO “IN LOCO” DO PREFEITO

O prefeito Márcio, de acordo com Pukanski, tem acompanhado pessoalmente o desenvolvimento dos trabalhos, quando às 7 da manhã, onde por vezes tem ido às UBS´s, na Upa, e nos laboratórios de exames: “Sempre está indo nas filas, perguntando aos pacientes se o atendimento está sendo a contento. Isso aumenta a nossa responsabilidade aqui na Secretaria em relação à essa participação do Dr. Márcio e o interesse que ele demonstra”.

 

SELO BRONZE, COMBATE À DENGUE, CAMPANHA DE VACINAÇÃO E ENTREGA DE DOIS CARROS

Um norte externo do trabalho está sendo procurado, pela adesão ao processo de tutoria do Ministério da Saúde, onde em 105 itens cada Unidade de Saúde tem que se adaptar: Uma espécie de ISO, um protocolo de padronização e atendimento. Hoje, das primeiras cinco unidades que foram feitas auditagens, três delas, conseguiram Selo Bronze. “Queremos até o final de nosso mandato, ter todas as unidades com essa consolidação”. Completou: “Isso não é uma linha de chegada, e sim, a linha de partida”.

NÃO AO AEDES AEGYPTI: Neste sentido, em manter os serviços, ele pediu atenção especial da população nos cuidados para não proliferação da dengue, chikungunya e zika, no sentido de se fazer a sua parte, recebendo os agentes, como de endemias, porque basicamente se a população fizer uma vez por semana os cuidados com sua casa, ver se não tem um local acumulando água e sendo um possível criadouro do mosquito, basicamente de 70 a 80% dos problemas relacionados com a questão da dengue está resolvido”.

VACINAÇÃO: Hoje (23/04) está tendo início a campanha de combate à gripe, com vacinação em massa. Ede lembrou os grupos prioritários e de que não se é necessário apavoramento, pois haverá doses conforme programado, mas que se compareçam até as UBS´s, ressaltando o valor aplicado pelo governo nas vacinas e que se valorize isso, especialmente quando se comparado se houvesse a necessidade de se adquirir isso de forma particular. Quanto à rede de Educação, ele fez a ressalva que dentro do grupo que será atendido, serão professores da ativa, conforme recomenda a Secretaria de Estado.

Em T.Borba serão em torno de 20 mil pessoas as inclusas dentre os que precisam desta dose.

CIRURGIAS ORTOPÉDICAS: Antes de finalizar a entrevista o secretário lembrou que será lançado um grande mutirão de cirurgias ortopédicas, com contrato em primeiro momento a ser assinado com o Hospital Dia, e para isso, conta também com a colaboração da Câmara Municipal. Sem que seja uma responsabilidade necessariamente do município, mas sim do Estado, vê-se com essa medida eliminar uma fila de espera de já, algum tempo.

 

AMADEU PUKANSKI

Homenagem por parte deste site, numa citação, foi feita ao Sr. Amadeu Pukanski, patriarca da família do secretário. Através do amor ao esporte, ele levou, via Aquarius, o nome da cidade, nacionalmente. Recentemente, num vídeo em rede social ele, comemorando mais um aniversário; mostrou afinidade com a música, tocando uma gaita de fole.