ONLINE
231




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Saúde enfrenta a Dengue, Zika e Chikungunya
Saúde enfrenta a Dengue, Zika e Chikungunya

Ações são avaliadas pela Secretaria

FONTE: PMTB

S

2016-03-29 às 06:45:33) A Secretaria Municipal de Saúde realizou na última quinta-feira (24) mais uma reunião a respeito das ações de enfrentamento a Dengue, Zika e Chikungunya.

As ações sistematizadas são realizadas desde 2015, após comprovação de circulação do vírus e acontecem todas as quintas feiras, desde a implantação da sala em 29 de janeiro, quando o prefeito de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Gibson, instituiu a Sala de Coordenação e Controle para o enfrentamento da Dengue, do vírus Chikungunya e do Zika vírus.

Nesta sala são realizadas reuniões semanais, intersetorial, com a participação de diversos serviços que atuam em conjunto nas ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti.

A Vigilância Epidemiológica informa os seguintes dados referentes a estes agravos: Dengue – 105 notificações, com 9 casos confirmados, 5 casos autóctones (transmissão dentro do município) e 4 casos importados.

A febre Chikungunya – 35 casos notificados nenhum confirmado até o presente momento.

Sobre o Zika vírus – 36 casos notificados, com 1 casos positivo e autóctone (transmissão dentro do município).

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população da importância da participação de todos nos cuidados de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Onde não tem mosquito Aedes aegypti não tem dengue, zika e chikungunya. E o mosquito para se reproduzir e sobreviver necessita de água parada.

"Cada um de nós precisamos fazer a nossa parte no combate a estas doenças. Elimine todo e qualquer foco e depósito de água parada", afirma o secretário de Saúde, Cláudio de Souza.

Para Kátia Cristiane de Almeida Alves, coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde, é fundamental que semanalmente seja feita uma busca nas casas e nos terrenos. Lixos descobertos, potes, baldes, calhas, vasos de plantas, depósitos de geladeiras e ar condicionado, potes de água de animais, ralos, enfim todos os locais passíveis de acúmulo e água devem ser vistoriados.

"Todos juntos podemos evitar que a doença se espalhe e que vivamos uma epidemia em nosso município", complementa Kátia.

 

DIA 1º E ABRIL: 2 ANOS DE EXISTÊNCIA DO SITE OBEREKANDO. OBRIGADO PELO CARINHO DE SUA ATENÇÃO E COMPARTILHE NOSSAS MATÉRIAS!