ONLINE
4




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

a

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


SAÚDE: Principal tópico dos presidentes de bairros
SAÚDE: Principal tópico dos presidentes de bairros

Reunião com a Assessoria de Integração Comunitária aconteceu ontem

FONTE: PMTB

ry

05-03-2015 às 11:55:43) A Saúde foi o principal assunto da primeira reunião do ano dos presidentes das Associações de Moradores de Telêmaco Borba, promovida pela Assessoria de Integração Comunitária (AIC).

O orçamento, Centro de Especialidades, transporte, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), medicamentos e programas foram explicados pelo secretário municipal de Saúde Cláudio de Souza e sua equipe.

Os avanços, de acordo com o secretário, foram em todos os setores. Com orçamento maior, o secretário destacou o aumento no atendimento à população. No Centro de Especialidades em 2013 foram três mil consultas, em 2014 passaram por atendimento mais de 17 mil pessoas e a expectativa para esse ano é de 25 mil consultas. "Esse ano vamos investir pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde mais de um milhão de reais e acreditamos que com esse valor teremos condições de atender 25 mil pacientes", acrescentou.

Cláudio também falou da renovação da frota com a aquisição de veículos pequenos, ônibus e micro-ônibus e ambulâncias. A Secretaria de Saúde transporta aproximadamente 100 pacientes por dia para tratamento fora do município. "Sabemos das dificuldades dessas pessoas e com uma frota nova podemos realizar o transporte com mais conforto e segurança", disse.

A transferência dos serviços de urgência do Pronto Atendimento Municipal para UPA, que será inaugurada neste mês, foi explicada pelo secretário. "A UPA será melhor equipada e vai garantir a implantação do Samu que já está sendo construído", afirmou.

As reformas e melhorias nas unidades básicas de saúde também foram apresentadas aos presidentes. "Estamos trabalhando e investindo para que todos tenham atendimento, e de qualidade", ressaltou.

A doação de sangue também entrou em pauta. O coordenador da UBSs Aroldo Kulcheski falou da importância da doação de sangue, fez a distribuição de cartazes para divulgação no bairro, e houve o comprometimento dos presidentes em comparecerem no Hemepar para a doação.

Os presidentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e fizer sugestões e pedidos que serão analisados pela Secretaria.

No setor da Educação, a professora Ila Carneiro Rodrigues da Secretaria Municipal de Educação (SME) repassou informações da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do que está sendo feito nos bairros.

O secretário Geral de Gabinete Altamir Ramos fez uma rápida explanação sobre as obras do Governo Gibson dando destaque para os trabalhos para a implantação do Batalhão da Polícia Militar. "Estamos trabalhando para transformarmos a Companhia Independente em Batalhão e temos a sinalização positiva do Governo do Estado", mencionou.

Agenda 2015

As ações de 2015 para as Associações de Moradores foram os destaques da assessora de Integração Comunitária Alana Pereira. Um plano estratégico de acordo com a necessidade de cada bairro será montado e desenvolvido pelas Associações em parceria com a AIC. Alana também destacou a reforma prevista para alguns centros comunitários, além dos encaminhamentos para a regularização da documentação das Associações.

Vinte e sete dos 36 presidentes de bairros participaram da reunião. A próxima reunião está programada para o dia 8 de abril.

 

Leia Também:

Programa Médico nos Bairros segue atendimento