ONLINE
16




Partilhe esta Página

C

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


SECRETÁRIO ESTADUAL DA SEDU NO OBEREKANDO
SECRETÁRIO ESTADUAL DA SEDU NO OBEREKANDO

João Carlos Ortega foi vice-prefeito de Jandaia do Sul e tem dado atenção aos 399 municípios do Paraná

s

2017-10-03 às 13:19:57) O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU), João Carlos Ortega, recebeu na tarde de sexta-feira ao site Oberekando.

Já, desde Jandaia do Sul, enquanto vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito, durante uma profícua caminhada política, João Ortega tem um histórico de relevante atenção a este jornalista enquanto atuava pela Gazeta Regional, de Mandaguari, e não foi diferente em seu gabinete, na capital do estado. Como diretor-geral que era da SEDU, com a volta do deputado Ratinho Júnior como titular à Assembleia Legislativa, coube a incumbência ao jandaiense, não já pela primeira vez, da titularidade da pasta.

Mesmo já estando à frente de todos os projetos que vinham até a SEDU, enquanto na diretoria geral, agora como secretário lembrou que sempre é um desafio.  Ele disse da equipe de primeira linha que tem, e que o papel dele é liderá-la. “A SEDU conta com o apoio do Serviço Social Autônomo, que é o Paraná Cidade. Ela dá o suporte técnico administrativo com cinco escritórios distribuídos no Estado do Paraná, que são Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Guarapuava, e essas equipes técnicas que contam com técnicos, engenheiros e arquitetos, dão o suporte aos 399 municípios na questão de análise dos projetos, acompanhamento das obras, confecção dos editais para licitações e homologações das obras e ações. Também a Comec, que é a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, dá suporte e é uma vinculada à nossa Secretaria”.

“Nossa missão, e como determinação do nosso governador Beto Richa, é ser parceiro e um braço amigo dos municípios do Paraná e nós temos procurado fazer isso”, explicou o secretário. “Quero registrar que a gente tem feito e na estada do Ratinho, demos continuidade, batemos o recorde da Secretaria em liberação de recursos para obras e ações em todo Paraná”. Nesse sentido explicou que isso dá orgulho, pois foram atendidas as demandas dos prefeitos depois de uma audiência pública com a comunidade, cujos projetos chegaram até ele.

Os investimentos à fundo perdido no Paraná, com o governador Beto Richa, são os jamais vistos em favor dos municípios, comentou o secretário. “Só nossa secretaria, nesses quatro anos que estamos à frente, já está se aproximando de 500 milhões de reais à fundo perdido. Isso é um número jamais visto na história do Paraná. Esse recurso vai e o município não precisa pagar”.

 

TELÊMACO BORBA E JANDAIA DO SUL

Além de afirmar que está disponível para receber o prefeito Márcio Artur de Matos, de Telêmaco Borba, assim como aos demais 398 outros administradores municipais, quanto à Jandaia do Sul rememorou do ótimo relacionamento com o prefeito Benedito Púpio, o Ditão, e de um grande investimento a ser feito em parceria com o SEDU relacionado à Universidade Federal, trazendo quase que uma nova cidade em seus arredores, devido a estrutura aos seus acessos.

 

PROJETOS E CERTIDÃO NEGATIVA EM DIA

O projeto ainda é uma das dificuldades dos municípios em suas elaborações, mas nesse sentido, também há, por meio dos escritórios regionais da SEDU, todo um suporte técnico neste caso, às prefeituras, pelo Paraná Cidade.  Estar com a certidão negativa em dia e ter projetos corretamente apresentados são sinais de sair com os recursos pretendidos, pois há para esses, financiamento pelo Banco Estadual de Fomento.