ONLINE
9




Partilhe esta Página

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Sete de Setembro volta a ser comemorado em TB
Sete de Setembro volta a ser comemorado em TB

Desfile cívico enaltecerá o Cinquentenário e terá 77 adesão de entidades

sec

Telêmaco terá em poucos dias, após muitos anos, o retorno do desfile cívico de Sete de Setembro. 77 entidades da cidade já confirmaram suas presenças.  O evento estava sendo realizado no dia 21 de março, aniversário do município, mas em 2014 fora adiado devido a chuvas na data. O professor Celso Augusto de Oliveira, secretário municipal de Educação, lembra que, visto que tanto se fala em civismo dentro da sala de aula, a ausência desse evento representava um certo descompasso  com a Pátria. “Dessa forma volta-se um sentimento de união com a Federação”.

O tema do desfile “50 anos: Valorizar o passado para construir o futuro”, ainda se remete ao aniversário, visto que se está dentro do Cinquentenário. A sugestão da Secretaria é que cada escola conte a sua história, fazendo-se assim, um resgate.

Outras atividades:

Está agendada de 20 a 24 de outubro, a semana do Musical. Entre os dias 14 e 28 de novembro acontece na Rede Municipal de Ensino, os Jogos Escolares.  O secretário explicou que os jogos acontecem bienalmente, ao passo que é revezado com a execução da Semana da Cultura Paranaense. Estes eventos já fazem parte do calendário oficial da pasta. “A ênfase e interação à cultura é procurada em todos os sentidos em nosso trabalho, tanto que os cemei´s sempre recebem nomes de pessoas que tiveram relevância nesse aspecto”.

Em se falando em Cemei, ele destacou a entrega, totalmente reformada, do Cândido Portinari, no bairro São João. Outros estão em construção e outros ainda a serem conquistados. O fato de se ter o acompanhamento da lista de espera de vagas pela internet, e aberta ao público, é um diferencial para Telêmaco.  Ao acessar o link http://smetelemaco.blogspot.com.br/2013/07/lista-de-espera-de-cmei.html é possível ver o andamento desta. “Se alguém acha que vai ser lesado por avanço de fila, por terceiros, pode controlar esse trabalho pelo site. Somos um dos raros municípios a deixar esse controle exposto”.  O secretário contou que ao assumir o posto no início da gestão, a lista tinha 1260 crianças na espera. Hoje são 619. “A fila é sazonal e temos os grupos das lactantes, de 2, 3, 4 a 5 anos. No início dos anos muitas crianças que têm então cinco anos, vão para as escolas cursar o primeiro ano do ensino fundamental, no ano seguinte, ai abrem-se mais vagas”.  Um fator de suma importância colocado por Celso é que com a divulgação via pais, do tratamento dado nos cemei´s, automaticamente cresce a procura pela população, pelo serviço. Nesse caso é que o número na fila de espera não significa a falta eminente de vagas, mas sim, um aumento considerável na procura dessas.

As audiências públicas acontecidas a cada quatro meses, expõem ao público, todos os gastos com a Educação. Em geral, vereadores e autoridades do setor comparecem, mas as portas estão abertas a quem quiser participar. “A cada audiência, o gasto com a folha de pagamento do professor tem aumentado, mostrando assim um maior investimento nos profissionais da Educação”.  O secretário ainda especificou: “A cada garantia de direito conquistado pelos profissionais da Educação, existe a contratação de novo pessoal, aumentando assim a folha”.

Tragédia: Marcas do Sete de Setembro

Como é de conhecimento geral em Telêmaco, a interrupção se deu devido à comoção geral pelo bárbaro crime contra Graciele Pereira, de 10 anos, exatamente no dia 07 de Setembro de 1991. Enquanto a estudante esperava ônibus em um ponto, na sua inocência, aceitou carona de motociclistas, momento onde a tragédia se iniciou.