ONLINE
15




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Sicredi: 900 mulheres no V Outubro Rosa
Sicredi: 900 mulheres no V Outubro Rosa

Encontros em dois municípios esse ano, abordaram prevenção do câncer de mama e valorização da mulher

FONTE: SICREDI

s

2017-10-27 às 11:06:28) Cerca de 900 mulheres associadas da Cooperativa Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ participaram da 5ª edição do Outubro Rosa Sicredi. Os eventos foram realizados nos dias 18 de outubro em Prudentópolis (PR), e 19 de outubro em União da Vitória (PR).

Nos dois dias, o presidente da cooperativa, Santo Cappellari, falou sobre os números alarmantes do câncer de mama e fez um apelo às mulheres para os cuidados e prevenção, alertando-as para que não deixem de realizar os exames periodicamente e lembrou: “Prevenir é a melhor forma de lutar”.

A programação contou também com o palestrante Waldez Ludwig que falou sobre o valor da mulher, especialmente na propagação de valores mais humanos. Ludwig insistiu na importância da prevenção e da intuição, dando exemplos de cura pela descoberta precoce. Em um segundo momento, a Rede Feminina de Combate ao Câncer trouxe informações sobre a prevenção e o diagnóstico do Câncer de Mama e o encerramento ficou por conta do Circo Vox, que deu um show de alegria e descontração.

No primeiro encontro, estiveram presentes 420 mulheres das cidades de Prudentópolis, Rui Barbosa, Telêmaco Borba, Reserva, Teixeira Soares, Guamiranga, Imbituva e Cândido De Abreu que se reuniram no Centro Social São Josafat. No segundo dia, aproximadamente 480 associadas de Bituruna, Rio Azul, Porto União, Mallet, Irineópolis, Cruz Machado, União Da Vitória, Irati e Rebouças se encontraram no Wooden Hall. O resultado foi dois dias de muito aprendizado para todas as participantes. “É a primeira vez que participo e está sendo muito gratificante. O evento foi muito bem organizado, charmoso e sobre uma causa tão nobre. A conscientização é algo muito importante. Atualmente estou acompanhando uma pessoa que está em tratamento e percebo o quanto é importante prevenir ou mesmo diagnosticar o câncer no início”, relatou Elis Carolina Alessi, de Imbituva.

O Outubro Rosa é um movimento mundial que visa alertar as mulheres sobre os riscos do câncer de mama e estimular o autoexame e a realização de exames clínicos. Nesse mesmo sentido, o evento também buscou valorizar o papel da mulher na sociedade e na própria cooperativa, melhorando a autoestima e incentivando as participantes a empreenderem em busca de seus sonhos e de um mundo melhor. “Gostei muito da palestra, pois nós mulheres temos um dia a dia sofrido, muitas vezes somos desvalorizadas e a palestra elevou nossa autoestima. O evento é lindo, maravilhoso e nos fez sentir especiais”, comemorou Juliana Corá, de Reserva. Já para a Giceli Saqueto, de Rio Azul, o sentimento foi de gratidão. “Foi um dia que tirei para mim e muitas das coisas que eu ouvi me fizeram pensar e mudar, pois a vida pode ser mais fácil. Além disso fiquei muito feliz ao ver tantas mulheres participando, mulheres que muitas vezes não tem outras oportunidades” comentou.

Ao final foram arrecadados mais de 600 itens entre água de coco e leite em pó, que serão entregues para a ANAPCI, de Irati e a Casa Bebel, de União da Vitória. Ambas as instituições são formadas por mulheres voluntárias e apoiam portadores de câncer e suas famílias.

 

CÂNCER DE MAMA

O câncer é atualmente responsável por uma em cada seis mortes no mundo e o de mama responde por 22% dos casos novos a cada ano, e a hereditariedade representa apenas 10% do total destes casos, não sendo mais o histórico familiar uma referência para prevenção deste tipo de câncer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem câncer todos os anos e esse número deve subir para mais de 21 milhões de pessoas em 2030.

 

SOBRE O SICREDI

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,6 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

 

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

LEIA TAMBÉM:

SICREDI - GENTE QUE COOPERA CRESCE