ONLINE
4




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


TB: Doação de sangue tem aumento gradativo
TB: Doação de sangue tem aumento gradativo

Chefe do Centro de Coleta e Transfusão, João Guilherme recebeu o Oberekando

s

2017-04-27 às 11:39:11) O chefe do Centro de Coleta e Transfusão de Telêmaco Borba, João Guilherme Rodrigues, falou ao Oberekando na manhã de ontem (26) sobre a importância da doação de sangue: “Deveria ser um ato contínuo e não somente quando algum familiar da gente está precisando. Sofremos um pouco, mas ‘aos poucos’ a gente vai conseguindo mudar essa concepção”.

Ele diz que muita gente ainda não sabe aonde está localizada a unidade (Após o Positivo, nas imediações do Hospital Regional e antes de se chegar ao UPA), mas aos poucos as pessoas estão divulgando em rede social e a comunidade está se acostumando. O horário também é outra questão: O atendimento ao público é das 13 às 15 horas, de segundas até as quintas-feiras, e não sabendo disso muitos acabam vindo pela manhã, e não voltando à tarde.

O famoso exame geral, no que se refere à laboratorial quanto ao sangue, de forma gratuita é outro chamativo ofertado aos doadores. João Guilherme, inclusive, complementou essa questão, no sentido de que se acontecer alguma alteração nos exames decorrentes daquilo que foi coletado, o médico faz o chamamento do paciente para comunicar-lhe. “Em caso isso ocorra, todos os dados são extremamente confidenciais e a comunicação é feita diretamente pelo médico”.

Um questionário com perguntas necessárias, que por vezes possa até por serem diretas, causa certo estranhamento em alguns voluntários, mas nesse sentido, desde fevereiro, ele é feito diretamente com o médico e não mais respondido de próprio punho, mas informatizado.

 

QUEM PODE DOAR? PARCERIAS E QUANTO TEMPO DEMORA?

s

A primeira doação demanda do cadastro na recepção, mas o ato da coleta leva de 15 à 20 minutos. Esse é o tempo que você investe na vida: Ou melhor, é a oportunidade que você possa salvar até três vidas, com 450 ml de sangue.

As parcerias se aumentaram. Na quarta-feira, dia dessa entrevista, o chefe da unidade fora fazer uma palestra no Tiro de Guerra. A Anhanguera, Fateb, a Polícia Militar e o Colégio Wolff Klabin são parceiros e sempre estão sendo convocados. “Já estamos passando de 120 doadores por mês, mas essa tendência é só aumentar”.

Estão habilitados todos aqueles entre 16 à 69 anos. No caso de menores de 18 anos, faz-se necessária a presença do responsável.

RESTRIÇÕES: Aqueles que estão com uso de determinados medicamentos. Também pessoas que têm tatuagem, ou piercing devem aguardar seis meses depois dela feita, ou ele afixado.  Casos de algumas cirurgias também são restrições. João indicou que para que em caso de dúvidas também nesse sentido, seja ligado diretamente ao telefone (42) 3272- 3743.

 

NÃO ESPERE QUE UM FAMILIAR NECESSITE! FAÇA ESSA PRECIOSA DOAÇÃO

O principal apelo é não se esperar que um familiar necessite de sangue, para depois se iniciar esse importante e solidário ato: Infelizmente isso se vê em grande número de casos! Fato que vem acontecendo com grande frequência, é a vinda de crianças até o local com os pais. O chefe do local exalta isso, para que desde cedo elas aprendam o valor desse ato. Fica apenas a precaução de que essas não poderão adentrar à sala de coleta, mas sim podem permanecer no ambiente interno do centro, “e serão muito benvindas, sempre”.

O Centro de Coleta é ligado à 21ª Regional de Saúde, que tem a diretoria de Roberto Amatuzzi Franco.

Dentre os demais componentes, a equipe tem também Isabela Storithont Mudri como enfermeira chefe de Triagem e Margarete Paula Andrade como responsável pela coleta.

 

LEIA TAMBÉM

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO