ONLINE
9




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


TB finaliza elaboração do Plano Municipal de Saúde
TB finaliza elaboração do Plano Municipal de Saúde

Autoridades de TB receberão metas da Saúde para os próximos quatro anos nessa semana

a

O Plano Municipal de Saúde (PMS) é um instrumento de gestão necessário a todo ‘gestor’. Em Telêmaco, com explicações do secretário municipal de Saúde, Cláudio de Souza, para que se elaborasse o plano foram realizadas conferências e nelas aprovadas as principais propostas junto com os indicadores da área. “A partir daí saem as prioridades . Um exemplo é a construção de um posto de saúde pré-programado,  cuja obra pode ser transferida a uma outra localidade da cidade com mais necessidade. Um outro exemplo, mas real, é a  informatização do sistema de Saúde, que em 2014 já fora executada em 70% do total e os 30% restantes será feita no ano que vem.

Anexo ao plano, explicou Cláudio, há o contrato organizativo de Saúde junto ao Governo Federal, via Ministério da Saúde em que são transformadas as metas e diretrizes da pasta. Outro importante instrumento é o PPA . O Plano Plurianual da Saúde do município tem mais de 120 páginas.

Nesta semana o Executivo recebe o material anexado com o PMS. De acordo com o secretário, ele foi feito para o quadriênio 2014-2017, e mais que apontar onde serão aplicados os recursos, mostra de onde brotarão os mesmos.

Perguntado ao secretário como ele recebe por parte da Câmara, os elogios que vieram devido à informatização dos prontuários médicos dos pacientes, ele salientou que fora feita uma avaliação do sistema já existente para verificar onde deve este ser aprimorado. “As medidas que vêm de acordo com as necessidades da população e de gestão, e que tragam economia em escala (No caso em tempo, medicamento, entre outros fatores) e que são bem vistas por parte dos administradores, seja Executivo e Legislativo, são super benvindas, e olhadas de forma positiva. “É sinal que estamos no caminho certo, frente à secretaria”, finalizou Souza. 

a