ONLINE
11




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


TB: SEIS ATLETAS NA SELEÇÃO PARANAENSE
TB: SEIS ATLETAS NA SELEÇÃO PARANAENSE


Brasileira de Futebol de Salão Clássico faz anúncio de atletas e comissão técnica

O telêmacoborbense Anderson Valério comandará a modalidade no Estado

 eert

06-02-2015 às 23:49:22) A Confederação Brasileira de Futebol de Salão Clássico promoveu no dia de hoje em entrevista coletiva, no Salão Nobre da Acitel - Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco,  a convocação da Seleção Paranaense que enfrentará a seleção paulista na cidade de Siqueira Campos, nos dias 15 e 16 de março Para isso esteve presente em Telêmaco Borba, seu presidente, Marcos Diniz, juntamente com a diretora nacional de arbitragem, Vera Ferreira. Formaram a mesa também o técnico Anderson Valério, que comandará a seleção do Estado; o secretário geral de Gabinete da Prefeitura Municipal, Altamir Ramos; o presidente da Acitel, Adriano Salvador Degaspare; o vereador Maurício Diógenes de Castro, e o diretor municipal de Esportes, Telmo Nascimento.

A modalidade, que foi criada nos anos de 1930, e teve sua confederação nacional criada em 2005, elegeu Diniz há dez meses ao cargo, e nesse período, dez cidades já se constam abrangidas pelo esporte, que está em ressurgimento.  A meta, segundo ele, durante sua gestão que vai até 2018, serão 100 cidades oficialmente inclusas no futebol de salão clássico, e porque não, o país já possa ter a sua seleção nacional.

r

Ao falar em nome do prefeito, Altamir Ramos disse: ”nos orgulhamos por sermos bairristas”, quanto ao pedido feito ao técnico que dentro das possibilidades, dessem oportunidades às atletas da cidade. Falou também da importância de Valério, que levou e elevou o nome de Telêmaco, nacionalmente.

Ao usar da palavra, Telmo Nascimento, agora integrante da comissão técnica, como supervisor, mas também como chefe da Divisão de Esportes Municipal, fez um retrospecto do hoje, técnico da seleção paranaense. Lembrou Nascimento: “Trabalhou como estagiário e sem receber nada, apenas sendo voluntário, no Esporte. Na época, tinha certa resistência em trabalhar com o futsal feminino”, e ao falar isso, lembrou dos inúmeros trunfos conseguidos por Anderson nessa trajetória. O presidente da Acitel disse, que num momento, em que Telêmaco tem sido cenário nacional apenas quanto a manchetes de mortes e crimes, tem certeza que o novo desafio de Telêmaco trará excelentes notícias. Ele elogiou sobremaneira o técnico, que alegou nunca ter se deparado com o mesmo, de cabeça baixa ou desanimado.

  

Dados sobre a modalidade e seu presidente:

ert

O atual presidente nacional da modalidade, que é praticada em 56 países, é natural de Siqueira Campos, no Paraná. Ele trabalhou por 11 anos no futsal paulista. “As outras modalidades trabalham primeiro o masculino, e o que sobra, fica ao feminino. Em nosso caso, o trabalho com o feminino está em primeiro lugar!”, afirmou.

Quanto ao futuro, disse que jogos internacionais poderão ser feitos “e porque não em Telêmaco Borba?”, mas atualmente, com equipes seriam mais fáceis a marcação desses, e envolvendo locais dos muitos países praticantes do futebol de salão clássico.

 

Principais diferenças de regras em relação ao futsal:

e

Segundo Vera Ferreira, diretora nacional de arbitragem, essas são as diferenças mais relevantes: Cobrança de lateral e escanteio com as mãos. 15 segundos é o tempo máximo que a bola tem que ultrapassar o meio da quadra. Se com as mãos, o lançamento não pode ultrapassar o centro da quadra, porém com os pés, pode ser a qualquer local. Com cinco faltas a jogadora é eliminada da partida, mediante um cartão azul.

 

Parcerias:

fet t4

O Doutor Ricardo Hermann foi convocado como fisioterapeuta da seleção paranaense. Diretor proprietário do Centro Integrado de Reabilitação (CIR), Hermann tem dado grande contribuição as modalidades esportivas de Telêmaco, a exemplo do Futsal, Vôlei, Handebol e Futebol. Sua clinica é também referência de atletas profissionais de renome e de diversas modalidades. Outra parceira é também a Chácara Espaço Império.

 

Convocadas:

e4t

De Telêmaco Borba, seis foram às convocadas, numa lista de vinte, que se afunilará em 12 atletas: Adriana Flak (goleira), Catyellen, Flaviane, Rarine, Emilly e Kessany.

erw3

 “Tentei oportunizar o maior número de pessoas e de municípios, mas tivemos que priorizar daqueles onde há o maior desenvolvimento do futsal feminino”, explicou Anderson. O fato de lembrar de Rarine deve-se, mesmo que ela não esteja na cidade neste momento, a que ela sempre estará inclusa “por dois fatores: sua competência e confiança”, disse o técnico.