Além do Telêmaco Borba Digital, também menção honrosa pelo programa da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Intrafamiliar
FONTE: PMTB
2015-11-25 às 21:01:13) Telêmaco Borba foi um dos destaques na 3ª edição do Prêmio Gestor Público do Paraná, que aconteceu na noite de terça-feira (24), na Assembleia Legislativa. A Prefeitura de Telêmaco Borba recebeu o prêmio de destaque na área de Tecnologia da Informação pelo Programa Telêmaco Borba Digital e também uma menção honrosa pelo programa da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Intrafamiliar em Telêmaco Borba.
O prefeito Luiz Carlos Gibson se disse muito orgulhoso com os prêmios e destacou que esse é fruto dos trabalhos desenvolvidos por equipes dentro da Prefeitura. "São trabalhos que muitas vezes não aparecem, mas são de suma importância para o desenvolvimento econômico e social do município. Isso demonstra que temos pessoas comprometidas com Telêmaco Borba, e esse prêmio demonstra o reconhecimento que estamos no caminho certo", destacou.
A Prefeitura foi representada pelo vice-prefeito, Pastor Dão Cortez, que ressaltou a importância dos prêmios. "Recebemos com satisfação e divide com todos os servidores envolvidos, pois esse é um trabalho conjunto. É importante ver os programas feitos nessa gestão sendo reconhecidos em nível estadual", afirmou.
O secretário municipal de Administração, Irineu Gobo, afirmou que esse prêmio é uma demonstração da qualidade do trabalho e resultados conquistados com o Telêmaco Borba Digital. "Os nossos cidadãos tem direito ao exercício da cidadania através da internet e serviços públicos de qualidade", ressaltou.
A coordenadora do Programa de Enfrentamento à Violência, Bibiana Santos, afirma que prêmios como esse servem de motivação para continuação e crescimento do trabalho desenvolvido. "Ganhar esse prêmio dá mais ânimo para o trabalho, pois estamos sendo reconhecidos em âmbito estadual", ressaltou a coordenadora.
PRÊMIO
Com o objetivo de valorizar projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade, o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) está ajudando a melhorar a vida dos paranaenses.
Por meio da valorização da capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os projetos e implantaram ações em favor do desenvolvimento local, o PGP-PR também pretende incentivar os municípios do estado a adotar metodologias de planejamento, execução e controle de projetos em seus programas governamentais. Além do reconhecimento dos serviços públicos de qualidade, o PGP-PR proporciona a possibilidade de outras cidades se inspirarem nas boas práticas e as experiências exitosas, gerando processo virtuoso.
O Prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), baseada na experiência bem-sucedida do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS), detentor da marca Prêmio Gestor Público.
TB DIGITAL
O programa Telêmaco Borba Digital foi lançado em dezembro de 2013. O programa é de autoria do Poder Executivo Municipal, e faz parte das metas do PPA - Plano Plurianual, sendo autorizado pela Câmara de Vereadores, a disponibilidade do sinal, através da Lei número 2.014 de 20 de novembro de 2013 e regulamentado pelos Decretos números 20.493/2013 e 22.138/2015. Com o lançamento, o Programa passou a funcionar em caráter definitivo no município, incluindo a cidade no rol das Cidades Digitais.
O "Telêmaco Borba Digital" permite o acesso aos cidadãos a Internet - Rede Mundial de Computadores, visando o desenvolvimento educacional, comercial, empresarial e o exercício da cidadania por meio de inclusão digital e social, e ainda possibilitar o acesso a serviços oferecidos pela Prefeitura, com consulta de regularidade fiscal (certidão negativa), tramitação de requerimentos (protocolo eletrônico), entre outros.
Ainda dentro dos alguns dos serviços já estão obtendo os resultados esperados e outros estão sendo aperfeiçoados. Entre eles destacam-se:
Educação: auxiliar a fixação do aprendizado para crianças do Ensino Fundamental, através de pesquisas, jogos educativos, etc. Também oportunizar o ensino a distância a jovens e adultos.
Transparência: O Governo Municipal promovendo transparência em seus atos e cumprindo Lei Complementar nº 131/2009 dá demonstração de forma absoluta e inequívoca de seu compromisso para com a cidade e seus cidadãos.
COMISSÃO
A Comissão Intersetorial iniciou suas atividades em meados de 2007, porém ganhou gestão legal durante o atual mandato. Em 2013 o prefeito Gibson decretou a criação de uma equipe intersetorial que conduzisse o trabalho de enfrentamento à violência intrafamiliar na cidade.
Além de envolver as secretarias de Assistência Social, Educação, Cultura e Saúde também trabalham com outras entidades parceiras, como Ministério Público, Conselho Tutelar, Poder Judiciários, Polícias Civil e Militar, 21ª Regional de Saúde e Núcleo de Educação.
Entre as iniciativas do programa estão a Capacitação Continuada para profissionais, curso de Cultura da Paz e Jovem Mãe – em parceria com o Instituto Mundo Melhor- , Projeto Eu Cuido!, e a escuta qualificada de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. "As capacitações já atenderam mais de 500 pessoas e a escuta já atendeu 56 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual", finalizou Bibiana.
LEIA TAMBÉM: