ONLINE
9




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


TB unida em politicas sobre drogas
TB unida em politicas sobre drogas

Conselho Municipal faz parte da Secretaria da Saúde e existe desde 2003

 wr

29-04-2015 às 18:17:49) O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas em Telêmaco Borba, existente desde 2003, é formado por dez membros da sociedade civil e mais dez de entidades governamentais, e é ligado à Secretaria Municipal de Saúde. Entre esses estão o Conselho de Pastores, o pároco Redentorista, Alcoólicos Anônimos, Escolas de Ensino Superior, Núcleo Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, e associações de moradores. Sediando o local dos encontros que são mensais, a Acitel também se faz presente.

O presidente do COMDTEB, Vinícius Ribeiro Ramos (39), se mostrou satisfeito porque desde os dois últimos encontros o número de participantes tem aumentado consideravelmente, e quanto a periodicidade também, ele fez uma ressalva: mesmo que seja mensal, temos feito reuniões extraordinárias, como será no próximo dia 7 de maio. A duração também que era de uma hora, passou para duas.

Seu mandato teve início em dezembro, e disse que para tal, teve que estudar bastante “mas nunca o suficiente para conhecer toda a área”. Ele confidencia que para começar, fez as básicas perguntas: “como, porque, aonde e quando”, em relação aos novos desafios. Ele que faz parte dos quadros da Sanepar, e é acadêmico de Engenharia, e na Fateb preside o Crea Júnior, também preside o Conselho da Escola Paulo Freire.

Sua concepção para estar em tal incumbência é de que se ele não fizer sua parte em mudar a sociedade que ele compõe e onde a família dele faz parte, esta mesma família futuramente o poderá cobrar por omissão.

Quanto aos planos de ação, cita que o trabalho inicial é colher os dados de ações sociais práticas e sobrepô-los, para ver aqueles que estão com resultados mais relevantes, e, centrar-se nesses como metas. Para Vinícius, o Conselho Tutelar é a porta de todos os dados, pois é ali, antes de ir até o Ministério Público, o local procurado pela maioria das famílias que possuem casos também que tem ligação com o foco do trabalho do Comdteb.

Também meta, a implantação de um CAPSAD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) em Telêmaco é uma delas. Para isso, o município deve ter obrigatoriamente a UPA, a base do Samu, e o CAPS. A equipe necessária é de 26 profissionais, e segundo ele, uma das maiores dificuldades que futuramente possa ser encontrada, é a contratação de um psiquiatra. 

 

Leia Também:

FATOS E FOTOS: ACITEL E CONSELHO DE POLÍTICA SOBRE DROGAS