ONLINE
208




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Telêmacoborbenses recebem a UPA

 

Inauguração aconteceu nesta tarde

S

2016-01-22 às 21:26:04) A tarde desta sexta-feira teve, enfim, a conclusão de uma esperada obra, colocada no papel em 2011 e iniciada em 2012.  A UPA – Unidade de Pronto Atendimento. O discurso do prefeito Luiz Carlos Gibson frisou justamente isso, ao lembrar sua forma de agir, quando a costumeira na política é uma nova administração destruir o que a anterior tenha feito. “O senhor deu o ponta pé inicial e com muita honra estamos concluindo esta obra”, disse ele ao médico e ex-prefeito Eros Danilo, lá presente. “Uma obra tão importante, mas também tão difícil de ser concluída devido a uma série de fatores, e principalmente àquelas pessoas que querem o contrário das coisas boas”.

Em sua fala, o secretário municipal de Saúde, Cláudio de Souza, disse que após a superação das dificuldades para a inauguração, a população recebe a esperada obra. Ele escutou de várias das autoridades presentes, elogios, pois enquanto se noticia o fechamento em muitos locais do País, de unidades de saúde, há esse gesto de coragem em Telêmaco Borba. Ele disse porém, que os desafios não param e que a próxima etapa será a continuidade no Samu. Além de agradecer pelo presidente da Câmara, à todos os vereadores que aprovaram todas as mensagens de Leis da Saúde, simultaneamente, ao anunciar que das sobras devolvidas do Legislativo Mário Cesar Marcondes está direcionando verbas para aquisição de quatro ambulâncias, uma delas, de suporte avançado, será já reservada ao Corpo de Bombeiros: ao Samu.

Ao se dirigir aos presentes, Mário Cesar, ao citar a importância da obra, rememorou que quando se vai a um posto de saúde, por vezes fazemos isso um pouco mais tranquilos, mas quando a um Pam ou Upa, já vamos com o coração na mão. Ele justificou que todos os vereadores chegaram encima da hora ao evento, mas porque estavam em convocação extraordinária, justamente para a votação do reajuste dos servidores municipais. “Você gastou 10 milhões a mais no ano passado, e tenho certeza que você vai ter o que precisar nesse ano”, referiu-se ele, ao secretário Cláudio.

Por sua vez, Roberto Amatuzzi Franco, que dirige a 21º Regional de Saúde e é o representante oficial do Governo do Estado para a microrregião de Telêmaco, disse que quando se vê mais uma inauguração a esse molde, se respira aliviado, por mais uma etapa realizada. As iniciativas do Governo Estadual em prol da cidade foram por ele citadas, como a formação de servidores, mas acima de tudo, programas, a exemplo do HospiSus e VigiaSus, e o Mãe Paranaense.  As boas notícias também vieram quanto ao Hospital Regional. “Não podemos ser convidados para uma festa sem trazermos presentes, e o governador Beto Richa pretende em maio, colocar pra funcionar a primeira parte do Hospital Regional. Os 30 leitos de UTI´s também começam a serem construídos”.

Presentes à inauguração, autoridades das áreas de Saúde, Segurança, e religiosas. Heber Diniz e Sueli Martins, diretor do Detran e Chefe do NRE de Telêmaco Borba, respectivamente, prestigiaram o evento.