ONLINE
14




Partilhe esta Página

sr

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


TEONILO BENITEZ SILVA É EX-SACERDOTE REDENTORISTA
TEONILO BENITEZ SILVA É EX-SACERDOTE REDENTORISTA

Teólogo e professor paraguaio, ele nutre grande afeto pelo Brasil

s

2017-10-04 às 14:45:32) Padre atuante entre os seminaristas que estudaram no SSmo Redentor em Ponta Grossa, onde hoje se localiza a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa, Teonilo hoje forma um feliz casal com a professora universitária e psicóloga Ana Maria. Ele também foi entrevistado pelo Oberekando.

“Eu não sabia que tinha tanto impacto assim. A gente só queria ensinar bem, porque já encontrei mais de dez colegas seus do tempo de seminário e todos lembrando de bons tempos, dos melhores tempos que foram do seminário, da vossa formação!”, respondeu ao ser enaltecido por este jornalista, que por volta de 1980 e 1981, fora seu aluno.

Ele retratou o seminário na época como um dos melhores colégios do Brasil, senão da América, devido ao seu ensino integral, expondo a rotina, desde as seis horas da manhã até às dez da noite.

Hoje detentor da cátedra de Filosofia e Psicologia na Universidade Nacional do Paraguai, leciona em Ciudad Del Leste. Na Politécnica, atua na área de Turismo, em Sociologia, além de Economia Política. Muito politizado, vê que deve manter sua imparcialidade quanto à partidos políticos. Outro fato é ser ele um exímio observador da política brasileira, pelos laços de muitos anos e irmandade fronteiriça com o Brasil. Esse momento de crise brasileira para Benitez deve ser aproveitado como alicerce e lembrando o lema “Em crise se cresce”, citou as virtudes concedidas naturalmente ao país, com uma grande área territorial e litorânea, além da Amazônia. “O Brasil é um país que sempre que se fala de crise, chora um pouquinho, se esperneia, mas se levanta e mais forte, outra vez”. Teonilo vê apenas duas saídas para crises, quando ou você se entrega de uma vez, ou levanta, com mais força.

No Paraguai, o entrevistado foi um dos fundadores do Partido Democrata Cristão. Citando sua vida na política, elencou Rui Barbosa quando ainda em 1954: “Política é a ciência e a arte da administração do bem comum”, mas que não deve ser confundida com politicagem. Vê importante a entrada do cristão, do católico, na política, pois quando esse não o faz, “está dando licença para que os outros, os corruptos, os maus, manejem sua vida!”.  

Ao encerrar a entrevista, o padre Teonilo, pois este sacramento é para sempre, que contraiu matrimônio com a professora universitária e psicóloga Ana Maria, falou da importância do encontro de ex-seminaristas: “Porque que se veio aqui... só para gastar dinheiro e tempo? Somente pelo valor de relembrar coisas boas que vivemos. É um tipo de terapia de fazer reminiscência do passado para reviver coisas boas. A pergunta fundamental é para que que Deus chamou para um, cinco ou dez anos aqui e o que ele espera de nós com essa lição que nos deu!”.

 

UNESER

s

Como se trata da última sessão de matérias especiais inerentes ao 7ª Encontro de Ex-seminaristas Redentoristas, importante registrar, e a tempo, a presença e prestígio em Curitiba, como vem sendo em todas as demais ocasiões em que esses se reuniram, da UNESER: União dos Ex-Seminaristas Redentoristas. A representou desta feita, e ao seu presidente José Roberto Staliano, na capital do Paraná, Vicente de Paula Alves e Luiz Silvério.