ONLINE
6




Partilhe esta Página

A

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


TIBAGI É FESTEJADA PELO PREFEITO RILDO LEONARDI
TIBAGI É FESTEJADA PELO PREFEITO RILDO LEONARDI

A cidade, mãe de Telêmaco, completa neste domingo, 146 anos

d

2018-03-17 às 13:57:47) Em detrimento do aniversário de Tibagi, o prefeito Rildo Leonardi concedeu uma entrevista especial ao Oberekando ontem, sexta-feira, em seu gabinete.  Além de convidar a toda a população para esta reta final dos festejos, diversos outros temas foram pautados. “Estamos num momento muito bom para o município. Corremos muito em 2017, e 2018 não está sendo diferente”.

AMANHÃ, OS 146 ANOS: Sobretudo para a “Hora Cívica”, às 09 horas da manhã, em razão dos 146 anos de Tibagi, ele convidou a todos. “Estou muito feliz por fazer parte deste momento, de muitas conquistas que nós tivemos, através do governo do Estado e Federal, mas fruto de nosso trabalho”.

 

HOSPITAL REGIONAL DE TELÊMACO BORBA: Respondendo a questão feita pelo Oberekando, se há também por Tibagi, ansiosidade pela inauguração breve desta unidade hospitalar, respondeu que “com certeza”, pelo fato de que hoje leva pacientes para Curitiba, Ponta Grossa e Campo Largo, por exemplo, e de Telêmaco estar à 40 quilômetros apenas de seu município e ser a Capital do Papel, a cidade polo de muitas cidades em seu entorno: “Vai ser de grande valia e de grande importância para o município de Tibagi, também!”.

 

PARCERIA COM BRASÍLIA E CURITIBA: Pelos cargos que já exerceu, sendo chefe de Gabinete na própria Prefeitura, mas também assessor parlamentar de deputados, conhece o “caminho das pedras” e sabe que não é possível aos municípios sobreviverem apenas com o orçamento próprio. “Temos bons projetos. Montamos uma equipe boa no Planejamento e agora estamos colhendo os frutos”.

“Temos excelentes parceiros aqui na Assembleia Legislativa do Paraná, como é o caso de Plauto e Alexandre Curi. Temos o João Arruda lá em Brasília. O Aliel Machado e outros deputados que não são de nossa base, como é o caso de Sandro Alex e outros deputados em Curitiba, que são da base do Governo e que nos amparam aqui, porque a gente tem a liberdade de conversar com todos. Aqueles que tiveram votos aqui no município a gente foi atrás e eles - em respeito aos seus eleitores - souberam pagar a sua conta com Tibagi”. Rildo deixou claro que a cidade dá o crédito a quem de fato traz investimentos, evitando oportunistas, “e sim que a população honre aqueles que nos ajudaram e nos respeitaram!”

 

OBRAS E DEMAIS AÇÕES: Equipamentos rodoviários, ambulâncias, Vans para a Saúde, equipamentos para a Ação Social, reconquista pela doação definitiva do Governo do Estado de uma área de 13 alqueires que é a Unidade Social, onde lá será montado um contra-turno, são algumas ações. De obras, a Frei Gaudêncio, de R$ 3,6 milhões cuja licitação está sendo preparada. A Ernesto Kugler também, e essa obra irá estruturar o centro.

CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO “QUE LIXO, É NO LIXO”: Nesse sentido, pede a colaboração da população em ajudar quanto a coleta de lixo e de forma adequada: “Esse lixo que é jogado nas ruas com toda certeza vai pra galeria de água pluvial e está trazendo esses transtornos que estão ocorrendo em nossa cidade, que são inundações e alagamentos, de lugares que nunca antes tinham sido alagados”, no entanto ele reconheceu que existe um volume maior de chuva atualmente. “De presente de aniversário para o município, eu convoco a população que nós façamos de Tibagi, a cidade mais limpa do Paraná!”. Uma campanha em conjunto com diversas secretarias, fará conscientização neste sentido, e especialmente na coibição do uso inadequado das calçadas, mas sim deixá-las livres para o trânsito de pessoas, ou de carrinhos de bebês, por exemplo.

 

REDES SOCIAIS: Assim como é febre em todos os municípios da região de Telêmaco Borba, as redes sociais têm sido palco, importante para auxiliar as administrações quando nelas acontecem sugestões e críticas, mas quando de forma construtiva e civilizada. O descabimento de somente crítica pela crítica é também algo presente em Tibagi: “Nós precisamos das críticas. Elas são importantes para que a gente possa ver aquilo que está errado dentro da administração pública, mas muitas delas são maldosas e mentirosas. Essas são um desastre!”, embora explicou que se procura não as dar importância, especialmente quando percebe-se que são fakes direcionados.

 

PALÁCIO DOS DIAMANTES JÁ FOI SEMINÁRIO REDENTORISTA

O prefeito, - como sempre este jornalista faz em recordar o prédio que é hoje a Prefeitura -, lembrou que tendo nascido numa comunidade do interior, tinha por seus familiares, uma relação de bonita amizade com os seminaristas, há tantos anos atrás e com eles, jogava futebol. “E eles iam lá pras missas na nossa igrejinha Bom Jesus de Lavras. Ficavam na nossa casa, almoçavam com minha mãe e meu pai, e fizeram grandes missões Redentoristas. Então teve um tempo muito ativo da Congregação Redentorista no município e deixaram uma história muito bonita para Tibagi, inclusive este prédio onde hoje é a Prefeitura”, acrescentando o sentimento de estar cumprindo o cargo num local que é merecedor de respeito e trabalho, por tanta história que este representa em todo contexto. Lembrou que é Tibagi o segundo maior em extensão territorial do Paraná e por isso, e seu potencial agrícola, um dos mais importantes municípios paranaenses.

 

VICE PREFEITA E VEREADORES: Para encerrar a entrevista ele lembrou de empregos que foram possíveis com a usina que ganha a cidade. O empenho da sua vice-prefeita Helynez Ribas e a oportunidade dada a ela de assumir como titular, foi falado. Rildo ressaltou a importância dela nesta Administração, tanto que ela tem uma sala ao lado de onde ele se encontra. Elogios foram feitos também à Câmara de vereadores, que onde, apesar de não se ter uma base do prefeito, “não há uma oposição cega” e sim, que ajuda o município, inclusive com a devolução de recursos de mais de um milhão aos cofres no ano passado e se espera que isso também se dê neste 2018: “Temos vereadores que se preocupam com o município e têm nos cobrado, mas que têm trazido também soluções para Tibagi”, concluiu.

 

FESTEJOS:

d s

d

Mesmo que o registro em fotos tenha sido no intervalo de almoço e no entanto, sem a criançada, na quadra em frente à prefeitura, muitas atrações em brinquedos, com visitação de escolas, e também aos adultos, exames rápidos, distribuição de mudas de árvores, sem faltar algodão doce e pipoca para os visitantes. Desde o dia 10 de março, diversos atos inerentes aos 146 anos, como entrega de muitos benefícios, em obras e equipamentos, aos munícipes, além de entretenimento.