ONLINE
15




Partilhe esta Página

C

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


TURISMO DE SAPOPEMA É DESTAQUE AQUI!

Facilidades ao visitante, Receptivo Turístico e Casa do Produtor foram citados por Miguel e Claudemir

 

2017-10-13 às 10:50:52) O Oberekando traz uma entrevista especial explorando ainda mais o trabalho que vem sendo feito nas secretarias de Meio Ambiente e Turismo, que tem à frente, Miguel Golono, e também de Agricultura, Indústria e Comércio, com Claudemir Buachaki, no que tange um maior suporte à potencialidade turística existente em Sapopema.

Miguel disse que a prefeitura tem apoiado bastante, porque a saída para o município é o turismo, devido às suas belezas naturais e aos seus atrativos. Em relação à Caminhada Internacional da Natureza, êxito total, quando foram 213 caminhantes de mais de 20 municípios, com 90% de outras cidades., possibilitando assim uma maior divulgação da cidade e suas belezas, para todo o Paraná.

Ao citar-se as mais de 60 atrações turísticas catalogadas, Golono comentou que com esses feriados prolongados existem muitas pessoas que estão ligando e reservando suas estadias em Sapopema. Hoje a cidade já conta com duas pousadas rurais em pleno funcionamento e hospedando os visitantes e outras em construção, que em breve estarão abertas, “e muitos outros empreendedores, principalmente da área rural, que têm interesse também em colocar sua pousada”.

Claudemir explicou que também para servir a demanda do turista que vem até Sapopema, foi criada a Casa do Produtor, onde esse “traz o seu produto, sem o atravessador, além do mais, neste local, o visitante terá todas as informações sobre os pontos turísticos da cidade”, ao se referir ao Receptivo Turístico, ali também localizado.

Entre os produtos que estão na dianteira de sucesso na Casa do Produtor, o tomate orgânico é um deles. O produtor tinha dificuldade até mesmo de o colocar no mercado da cidade e após expor nesse local criado pela secretaria a que Miguel é responsável, hoje ele tem que repor estoque diariamente. “Ali é uma oportunidade do produtor apresentar o seu produto para Sapopema e toda região!”. A Casa estará aberta em horário especial durante os feriados e fins de semana, possibilitando que o turista possa fazer suas aquisições. Já, quanto ao ramo de alimentação, no geral, Miguel acrescentou que o comércio está se adaptando e alguns locais já abrem para atendimento ao turista, inclusive nas proximidades do Lago das Orquídeas e Pico do Agudo.

 

VALTER BUACHAKI: O pai de Claudemir foi três vezes vice-prefeito de Sapopema e vereador. “Eu falo pras pessoas que eu como família perdi um pai, mas a cidade perdeu muito, porque a vida dele era dedicada à Sapopema, e especialmente à Vida Nova. Nasceu em Vida Nova, e viveu seus 74 anos em Vida Nova e para Vida Nova!”. Ele perdeu o pai a não tão distante tempo.

 

RECICLAGEM DE ÓLEO: Já na Casa do Produtor, Claudemir informou que, como forma de preservação do meio ambiente e a não poluição do mesmo, lá é possível a venda do óleo de cozinha usado. A partir de um litro do mesmo, ao qual se paga 40 centavos, é feita a compra e respectivamente, após um bom volume, a venda de todo o montante para uma empresa que o recicla. O pagamento ao sapopemense será em produtos da Casa do Produtor.

s

Ao final da entrevista, o secretário de Turismo lembrou que no site da Prefeitura de Sapopema (CLIQUE E VEJA) estão todos os pontos turísticos da cidade, convidando a região a os visitar.

(ERRATA: No vídeo, o nome de Claudemir está epigrafado equivocadamente como Claudinei)