BNH, Cem Casas, e Jd. Bandeirantes tem este reconhecimento pelo Estado
FONTE: PMTB
2018-04-06 às 10:53:25) O evento de entrega do Selo Bronze para as três equipes (BNH/Cem Casas/Jardim Bandeirantes) das Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi realizado na segunda-feira (2) na Secretaria Municipal de Educação (SME).
O Selo Bronze é conferido pelo Governo do Estado, Secretaria de Estado de Saúde, através da 21ª Regional de Saúde, e em Telêmaco Borba inclui cinco UBS, BNH, Área 6, Área 2, Cem Casas e Jardim Bandeirantes. As unidades das áreas 2 e 6 estão em processo de avaliação.
A entrega oficial do Selo Bronze teve a participação do diretor da 21ª Regional de Saúde Roberto Amatuzzi, do superintendente de Atenção à Saúde do Estado Juliano Schmidt, do prefeito Dr. Marcio Matos, do secretário de Saúde Ede Pukanski, da vice-prefeita Rita Mara de Paula Araújo, do presidente do Conselho Municipal de Saúde Marcelo Augusto Lucca e do presidente da Câmara Maurício Diogenes de Castro.
Telêmaco Borba é o primeiro município da 21ª Regional de Saúde a obter os selos de qualidade.
O título é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população.
COMO É FEITA A AVALIAÇÃO NAS UBSS
O processo de tutoria busca organizar a Atenção Primária em Saúde (APS) para que a mesma atue como porta de entrada, com resolutividade e responsabilidade pelos cuidados dos seus cidadãos.
A tutoria tem como objetivo apoiar as equipes de saúde no gerenciamento dos micro e macro processos prioritários para que assumam a coordenação das Redes de Atenção à Saúde, estabelecendo padrões e protocolos, organizando processos de trabalho com vistas a garantir a segurança do usuário e da equipe, gerenciar processos para a melhoria do cuidado e melhorar os indicadores de saúde da população.
A adesão ao processo é voluntária e a gestão atual aderiu de maneira audaciosa com todas as unidades ao processo de tutoria, que avalia 105 itens, visto que entende que os ganhos e o instrumento auxiliariam a todos.
No mês de março cinco unidades foram avaliadas e destas três obtiveram resultado favorável quanto a obtenção do selo de qualidade – Selo Bronze. As demais unidades serão avaliadas nos próximos meses.
Independente dos resultados é possível verificar nitidamente os avanços obtidos neste um ano, como por exemplo, desde o funcionamento ininterrupto das unidades, aos testes biológicos das auto claves, elaboração e implementação de protocolos, PGRSS (Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde), POP's (Procedimento Operacional Padrão), estratificações, aquisições de equipamentos, materiais, melhorias, entre outros.