ONLINE
71




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


UM DIÁLOGO COM ELIS SALDIVAR, DE TB
UM DIÁLOGO COM ELIS SALDIVAR, DE TB

A quarta entrevista, e a exposição do mandato

 d

15/09/25 às 12:11:12) O quarto diálogo do momento com o Legislativo Municipal de Telêmaco Borba, no Oberekando, foi com a vice-presidente da Casa de Leis, Elisangela Resende Saldivar, Elis, como é mais conhecida.

A entrevista se iniciou, lembrando que a vereadora é funcionária pública concursada e exerce como técnica de Saúde Bucal no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, e este jornalista, respeitando a fila e sendo antes, indicado e encaminhado pela UBS, tem sido também lá atendido, e por isso, fez o agradecimento a toda distinta equipe!

Ela ficou por vários anos no Posto de Saúde da Área 6, e depois veio aonde hoje está atuando, “e as meninas são muito boas, muito prestativas, muito profissionais e nós estamos aí pra atender a população!”.

Ela, quando do primeiro mandato, inicialmente, foi apoiadora do prefeito Luiz Carlos Gibson, e quando se deu a eleição de Dr. Márcio, um fato hoje até visto com bom humor, foi que, sendo oposição, até certo ponto, deixaram ela na Farmácia Municipal, e meio isolada do atendimento ao público... isso durou até alguém descobrir aonde ela estava, e um foi passando a outro, até que se deu, que Elis estava atendendo mais pessoas que os demais, e naquele local, e a estratégia não deu certo, de a neutralizar politicamente! Outro fato, foi a coragem dela, na época, em entender que, para o bem da cidade, foi melhor aliar-se politicamente, ao grupo político de Márcio, e o fez, e se pronunciou, corajosamente, aos seus eleitores, e ao município como um todo!

Quanto à função na vice-presidência, disse que está legal, mas assim analisa: “Se bem que tem aquela história de que o vice não tem muito papel de destaque ali, mas sempre que precisa a gente está conversando com o presidente e tomando decisões internas ali no Legislativo. Tenho total confiança no nosso presidente, hoje o Siderlei, uma pessoa muito justa, muito humana, muito correta, e estou ali com ele, para somar e continuar a fazer o nosso trabalho”.

O local da entrevista não foi à toa escolhido, sendo no PetParque, que fora uma indicação dela, ao ainda prefeito Dr. Márcio: “É um sonho ver as nossas autoridades... dando atenção à essa demanda que nós temos em nosso município, sobre os próprios animais, sobre a causa animal”. Inclusive, no último dia 03, ela promoveu uma reunião na Câmara, aliás, com a presença da prefeita Rita, quando foram discutidas maneiras de se aumentar a proteção animal. Segundo a entrevistada, a medida foi também impulsionada pelo fato, que teve repercussão nacional, em que o tutor de um cavalo fez o corte das quatro patas do animal: “Gente, temos que fazer alguma coisa, chamar atenção, tem que lutar por algo diferente”, e neste sentido, viu que tinha que provocar uma discussão entre as pessoas que possam ajudar, e que estão engajadas na causa. Autoridades da área de Segurança, também foram convidadas. Entre as coisas boas que surgiram deste momento, disse Elis, foi de que será instituída a Patrulha Animal, que abrangerá vários animais, e não só cachorros e gatos. Com a Guarda Municipal, haverá também um disque-denúncia. Com apoio do vereador Braçudinho, nesta segunda, deverá haver a apresentação na sessão Legislativa, de projeto aonde se cria um fundo e conselho de proteção animal, “e eu acredito que a partir daí, a gente vai conseguir deslanchar e fazer a diferença no município”. Neste momento, tanto o jornalista que aqui escreve, e Saldivar, registraram saudação à Yoná Gandolfi, que preside o Grupo Pela Causa Animal, pelo esforço, dela e toda a equipe, nesta empreitada, pelos amiguinhos de quatro patas!

Informou que houve aumento de pessoas que estão pedindo ajuda para socorro de pet´s, e que no entanto, deve se haver consciência de que, se por exemplo, se adotou um animalzinho, assumiu-se uma grande responsabilidade. Eles são inocentes, carinhosos, mas demandam de cuidados, e não de abandono, e isso, deve partir de seus tutores!

 

RECADOS...

AO PRESIDENTE SIDERLEI:

“Mandar um abraço ao meu presidente. Já falei aqui, uma pessoa muito humana, muito justa! Uma pessoa do bem, e eu sempre falo que gosto de ficar rodeada de pessoas do bem! E o Sid é isso! Ele foi meu vizinho de gabinete, na gestão passada, e a gente vivia trocando figurinha ali, e eu sei do carinho que ele tem por mim também! A gente compartilhava falas, compartilhava ideias, e eu fico muito feliz em ser sua vice-presidente, meu presidente!”.

À PREFEITA RITA:

“A Rita é uma pessoa que eu conheço a muitos anos! Não conheci ela sendo candidata. Conheci ela muitos anos antes dela entrar na vida pública. Ela tinha farmácia na frente do Sus antigo, e eu comecei trabalhando ali. Fico muito feliz em tê-la como nossa prefeita, a primeira mulher prefeita de Telêmaco Borba. Sei que o momento não está sendo tão favorável, e que o município passa por algumas dificuldades, principalmente na área de Saúde, muitas cobranças em relação às obras da avenida (Horácio Klabin). Falo que ela é uma mulher muito corajosa, por começar aquela obra, naquele lugar. Uma obra necessária, e eu falo que muitas vezes a gente ouve muitas críticas, mas que teriam críticas também caso não fizesse. Então, Rita, que você possa continuar firme em seus propósitos, que você possa continuar sendo a mulher que está à frente de nosso município. Continue sendo forte, corajosa! Eu sei que você é! Em relação às críticas também, que as críticas servem para nos fortalecer, e para fazer com que a gente cresça cada vez mais... e eu acredito em você! Eu acredito que você vai continuar esse legado, que Dr. Marcio deixou, e fazer uma belíssima gestão aqui em nosso município! Um beijo a você... Você sabe que eu gosto muito de você!”.

 

RELAÇÃO COM OS PARES DA CASA

“A gente convive ali. Claro que tem um ou outro, que a gente se identifica mais!”. Em certo uso da tribuna em sessão no passado, ela chegou a falar que não precisa ser amiguinho pessoal de cada um, porém, sim, não abre mão de respeitar a opinião dos demais! “A gente está num lugar aonde temos treze pessoas que tomam decisões, então, um tem que respeitar a opinião do outro, respeitar o outro, e vida que segue”.

 

E A SAÚDE?

Antes de se falar da área, que conhece por sua atuação; a Saúde, o jornalista lembrou como a conheceu, coordenadora do Centro de Especialidades, e sempre tratando a todos com igualdade, e um carinho especial aos mais idosos!

“Eu sou da área da Saúde, e não tem como eu não falar! Respeito o secretário que foi escolhido. Fico muito triste, porque você acabou de falar do Centro de Especialidades e eu falei na Tribuna (da Câmara) e vou falar aqui também, que o Centro de Especialidades, morreu! Infelizmente não existe mais... existe só o local ali...”, explicando que sedeia agora, a Secretaria Municipal de Saúde. “Perdeu toda a essência do que foi criado ali dentro. Eu falo que foi um  lugar aonde você acolhia, 100, 150 pessoas, mas respeito também, se for pro bem, se o secretário acredita também que seja a  melhor forma de trabalhar. Desejo também que dê certo, mas me entristece... vou ser verdadeira e falar que me entristece quanto a isso! Vejo que algumas medidas que foram tomadas ali, não me agradam! Não me agradam demandas reprimidas, de filas de espera, de pessoas ali sem saberem se vão ser chamadas ou não! Pessoas que já passaram por consultas sendo chamadas novamente...  acho que eles perderam um pouco da mão ali, do desenrolar da situação. Mas do fundo do meu coração, eu como vereadora, eu como cidadã, eu desejo do fundo do meu coração que as coisas se alinhem. Jamais eu vou torcer contra, jamais eu vou desejar que a Saúde vá ruim”, e fez questão de ponderar: “Mas Cleber, não tenho nada contra você, nem contra tua equipe, mas eu venho pedir aqui, aqui eu peço que haja mais humanidade, mais acolhimento, e que as pessoas tratem as pessoas com mais empatia, pois a gente tem recebido muita reclamação quanto a isso!”.

Foi a perguntado quanto a auditoria da Saúde, e se ela está sabendo, se já saiu, se vai sair o resultado: “Eu nem gosto muito de falar sobre isso, porque a gente não tem muito conhecimento. A gente acabou comprando o que venderam pra gente. Eu acredito que fizeram... – e é a minha opinião, e vou deixar bem claro que é a minha opinião – fizeram uma tempestade num copo de água, até porque eu fiz um requerimento pra saber o que aconteceu, quanto de dinheiro, porque a gente está endividado, e dá aquela conotação que as pessoas que saíram fizeram coisas horríveis, que roubaram, e ninguém roubou nada!”. Ela frisou que muitos atendimentos foram feitos! Outro posicionamento dela, que trabalha com a questão da inclusão, foi de tristeza, por ver a equoterapia ser suspensa, pois isso foi também luta dela: “Não estou falando que ela acabou, porque eu não quero acreditar que ela tenha acabado”. Lembrou que o vereador Sid também ajudou, e que se deve dar mais oportunidades aos autistas, cujo este trabalho é de suma importância para eles e demais PCD´s.

A entrevista foi encerrada, sempre, se lembrando da importância dos familiares na rotina de uma pessoa pública, e ela registrou o especial carinho ao casal de filhos, à mãe, e demais familiares! Claro, ela não esqueceu da população como um todo, e dos eleitores!

E claro, Elis fez questão de agracdecer às suas assessoras parlamentares!

--

--

RELEMBRE: 

VEREADORA ELIS SALDIVAR É HOMENAGEM ÀS MÃES: Ela é a única representante feminina, pelo segundo mandato consecutivo

 --

LEIA TAMBÉM:

TÍTULO DE MAIS VOTADA DE 2024, ELIS SALDIVAR, DE TB: Ela tem seu terceiro mandato, e diz de sua plataforma. “Eu cuido de gente, cuido de bicho, e Deus cuida da gente!”

--