A APTB contou com parceiros para lembrar o Dia mundial de limpeza dos mares e rios
2015-09-18 às 23:00:05) O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul – Usina Mauá, e a Associação dos Pescadores de Telêmaco Borba (APTB), realizaram no dia de hoje e terá continuidade amanhã, sábado, a limpeza do Rio Tibagi, em alusão, ao amanhã celebrado, Dia Internacional de Limpeza dos Mares e Rios. A ação contou com a colaboração das prefeituras municipais de Telêmaco Borba, e também de Ortigueira.
Prefeito que esteve presente, Luiz Carlos Gibson, de Telêmaco, nem tanto falou à reportagem do site Oberekando, como também, fazendo uma navegação a barco, pelo rio, presenciou os males que vem este sofrendo, com o despejo de dejetos, especialmente de garrafas Pets e todos os outros objetos imagináveis e inimagináveis.
Superintendente técnico da Usina Mauá, Paulo Henrique Rathunde elogiou a iniciativa da comunidade e da Associação dos Pescadores. A Força Verde, do Batalhão da Polícia Ambiental, por meio do 1º sargento Edson Alves comentou da importância dessa ação, e por parte da população, pediu que todos usem com consciência a atividade da pesca. Também lembrou que está por chegar à piracema, e que neste período, a fiscalização será rígida, no sentido de se coibir a pesca predatória.
Deni Walter Gibson, secretário de Obras de Telêmaco, cujo setor fez questão de apoiar na logística, todo o trabalho encampado neste objetivo, falou da satisfação em estar presente ao evento. “Este fato vai servir para estarmos conscientizando toda a população a respeito do transtorno causado pelo lixo jogado às margens do rio, tanto pela população, como por pescadores turistas”.
Jairo Oberek, que preside da Associação dos Pescadores de Telêmaco Borba, explicou que a APTB não poderia deixar passar sem um ato de amor ao meio ambiente, e sobretudo ao rio, a comemoração do dia 19. “Melhor seria se não precisássemos estar aqui, nesse intuito, mas preservar a natureza é obrigação de todos!”. Um interessante alerta foi por ele feito: “Se cada um que vier para um passeio nas margens dos rios, lagos e mares, fizer a coleta apenas daquilo que é seu, já é o suficiente para se iniciar uma cultura de conscientização”.
A Klabin, tanto do projeto Puma como de Monte Alegre, prestigiou o acontecimento, além do Centro de Promoção Humana. Os pescadores que compõem a APTB foram massivamente elogiados por, naquilo que é sua profissão, também ser acrescentado o amor ao Rio Tibagi e sua preservação. Isso foi unânime por todas as autoridades lá presentes.
Toda a logística e mesmo a idealização do evento, foi de responsabilidade de Marcelo Faria Cardoso. A atuação na área, ligada à sua formação acadêmica, como Mestre pela UFPR em Estudos de Impactos Ambientais (2006), graduação em Zootecnia - Faculdades Integradas Espírita (1999), a disposição como consultor dos programas básicos ambientais da Usina Hidrelétrica Mauá do Consórcio Energético Cruzeiro do Sul (Copel e Eletrosul), diretor da AMA - Assessoria e Meio Ambiente, consultor do SEBRAE, membro da Comissão de Meio Ambiente do CRMV-Z, Membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente e instrutor do SENAR, sempre se afunilaram numa atenção que é reconhecida pelos membros da Associação dos Pescadores de Telêmaco Borba, e que estão garantindo o sucesso deste evento.
Veja na íntegra as entrevistas e o apelo do prefeito Gibson em prol da conservação e preservação do Rio Tibagi
Leia Também:
ROTARY: Jantar Indiano será no Cama dia 25. Colabore! - Ação será beneficente em prol ao asilo São Vicente de Paula