«
Janeiro
,
2025
»
DmSgTrQaQiSxSb
2930311234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930311
2345678

ONLINE
19




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Usina Mauá e Pescadores limpam Rio Tibagi

A APTB contou com parceiros para lembrar o Dia mundial de limpeza dos mares e rios

 s

2015-09-18 às 23:00:05) O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul – Usina Mauá, e a Associação dos Pescadores de Telêmaco Borba (APTB), realizaram no dia de hoje e terá continuidade amanhã, sábado, a limpeza do Rio Tibagi, em alusão, ao amanhã celebrado, Dia Internacional de Limpeza dos Mares e Rios. A ação contou com a colaboração das prefeituras municipais de Telêmaco Borba, e também de Ortigueira.

Prefeito que esteve presente, Luiz Carlos Gibson, de Telêmaco, nem tanto falou à reportagem do site Oberekando, como também, fazendo uma navegação a barco, pelo rio, presenciou os males que vem este sofrendo, com o despejo de dejetos, especialmente de garrafas Pets e todos os outros objetos imagináveis e inimagináveis.

Superintendente técnico da Usina Mauá, Paulo Henrique Rathunde elogiou a iniciativa da comunidade e da Associação dos Pescadores. A Força Verde, do Batalhão da Polícia Ambiental, por meio do 1º sargento Edson Alves  comentou da importância dessa ação, e por parte da população, pediu que todos usem com consciência a atividade da pesca. Também lembrou que está por chegar à piracema, e que neste período, a fiscalização será rígida, no sentido de se coibir a pesca predatória.

Deni Walter Gibson, secretário de Obras de Telêmaco, cujo setor fez questão de apoiar na logística, todo o trabalho encampado neste objetivo, falou da satisfação em estar presente ao evento. “Este fato vai servir para estarmos conscientizando toda a população a respeito do transtorno causado pelo lixo jogado às margens do rio, tanto pela população, como por pescadores turistas”.

t

Jairo Oberek, que preside da Associação dos Pescadores de Telêmaco Borba, explicou que a APTB não poderia deixar passar sem um ato de amor ao meio ambiente, e sobretudo ao rio, a comemoração do dia 19. “Melhor seria se não precisássemos estar aqui, nesse intuito, mas preservar a natureza é obrigação de todos!”. Um interessante alerta foi por ele feito: “Se cada um que vier para um passeio nas margens dos rios, lagos e mares, fizer a coleta apenas daquilo que é seu, já é o suficiente para se iniciar uma cultura de conscientização”.

A Klabin, tanto do projeto Puma como de Monte Alegre, prestigiou o acontecimento, além do Centro de Promoção Humana. Os pescadores que compõem a APTB foram massivamente elogiados por, naquilo que é sua profissão, também ser acrescentado o amor ao Rio Tibagi e sua preservação. Isso foi unânime por todas as autoridades lá presentes.

Toda a logística e mesmo a idealização do evento, foi de responsabilidade de Marcelo Faria Cardoso. A atuação na área, ligada à sua formação acadêmica, como Mestre pela UFPR em Estudos de Impactos Ambientais (2006), graduação em Zootecnia - Faculdades Integradas Espírita (1999), a disposição como consultor dos programas básicos ambientais da Usina Hidrelétrica Mauá do Consórcio Energético Cruzeiro do Sul (Copel e Eletrosul), diretor da AMA - Assessoria e Meio Ambiente, consultor do SEBRAE, membro da Comissão de Meio Ambiente do CRMV-Z, Membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente e instrutor do SENAR, sempre se afunilaram numa atenção que é reconhecida pelos membros da Associação dos Pescadores de Telêmaco Borba, e que estão garantindo o sucesso deste evento.

Veja na íntegra as entrevistas e o apelo do prefeito Gibson em prol da conservação e preservação do Rio Tibagi

 

Leia Também:

ROTARY: Jantar Indiano será no Cama dia 25. Colabore! - Ação será beneficente em prol ao asilo São Vicente de Paula