ONLINE
6




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


Vereadores de TB visitam Klabin e Projeto Puma
Vereadores de TB visitam Klabin e Projeto Puma

Lideranças dos demais municípios também estão visitando as instalações

FONTE: KLABIN

D

2015-10-29 às 09:20:06) Na sexta-feira (23/10), a Klabin recebeu a visita dos vereadores de Telêmaco Borba.  Acompanhados de gestores da empresa, eles tiveram a oportunidade de conhecer a Unidade Monte Alegre (florestal e fábrica), em Telêmaco Borba, e a construção da nova fábrica de celulose, em Ortigueira.

Na área florestal, os vereadores estiveram no viveiro de mudas, conheceram o sistema de plantio em mosaico e presenciaram a colheita mecanizada, que estava sendo realizada numa área dentro do município. Na fábrica, o grupo aprendeu como funciona a linha de produção, desde o preparo da madeira até a fabricação de papel, e visitou as instalações da Máquina de Papel nº 9, a mais moderna da empresa, construída no Projeto MA-1100.

Depois de um almoço oferecido pela empresa, no Harmonia Clube, ocorreu a visita ao canteiro de obras do Projeto Puma. Além do mirante, os vereadores puderam percorrer o canteiro de obras de ônibus. Numa apresentação, foram passados todos os dados relacionados à nova fábrica, que deve entrar em operação no final do primeiro trimestre de 2016.

“A visita foi interessantíssima. Foi técnica e ao mesmo tempo instrutiva, demonstrando todo o planejamento da empresa. Acho importante essa integração, abertura e diálogo entre a empresa e o poder público”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Mário César Marcondes (PTB).

 

Projeto Puma

Com capacidade para produzir, inicialmente, 1,5 milhão de toneladas de celulose de fibra curta, longa e fluff (utilizada em fraldas descartáveis e absorventes) por ano, o Projeto Puma é o maior da iniciativa privada na história do Paraná. O investimento total será de R$ 5,8 bilhões, excluindo impostos, ativos florestais e melhorias em infraestrutura, e irá beneficiar a economia de toda a região dos Campos Gerais. A previsão é que a fábrica entre em operação no primeiro trimestre de 2016.

Telêmaco Borba está entre os 12 municípios que serão beneficiados com o ICMS incremental gerado pela futura fábrica da Klabin. Ortigueira ficará com 50% desse imposto e os 50% restantes serão divididos entre Cândido de Abreu, Congonhinhas, Curiúva, Imbaú, Reserva, Rio Branco do Ivaí, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

 

 NOTA DO EDITOR:

O SITE OBEREKANDO, reiterou no início da noite de 02 de abril deste ano, ao assessor de comunicação da Klabin, um pedido que havia, já, feito à Klabin Monte Alegre, do interesse de uma visita ao canteiro, seja da própria Klabin Monte Alegre e também ao Projeto Puma, deste jornalismo – não para efeito de matéria, mas sim, para que esse tivesse maior interação dos excelentes progressos da empresa que é arraigada em Telêmaco. O pedido, reforçado neste dia 02, sucedeu ao oficial, feito via telefone cerca de um ou dois meses antes ao setor competente em Harmonia! O que está havendo Klabin? Somos referenciais e formadores de opinião em falar dessa empresa que é a marca de TB... mas como o faremos, se em meu caso, fazem 20 anos que não piso na fábrica, e quando isso ocorreu, foi na condição de jornalista do Vale do Ivaí e acompanhando uma escola e sem que se soubesse que eu era telêmacoborbense. Porque a redoma? Isso reflete de que pessoas agora, estejam sendo impedidas de usar a bela paisagem do parque da Fazenda Monte Alegre, para registrar-se em fotos? (Antes não se exigia prévia autorização - atualmente, exige-se que isso primeiramente seja referendado pela empresa). Absorvemos as benfeitorias, mas há de se convir: também os percalços do progresso da empresa mãe de TB, e poderíamos, automaticamente, usufruir do panorama, por exemplo, para as fotos, em contrapartida disto!

Cabe salientar, o comprometimento deste site com empresas que auxiliam uma Telêmaco melhor. A Klabin tem sua parcela neste contexto, e tem procurado e está dialogando neste sentido de um aprimoramento para oferecer a TB o que tem ofertado a municípios vizinhos. O site Oberekando jamais se furtou e nunca se furtará a ter estampada, as boas novas da Klabin à comunidade onde ela está instalada.

Com a palavra, a Klabin! (EDIVALDO OBEREK – JORNALISTA - DIRETOR PROPRIETÁRIO DO SITE OBEREKANDO)

 

Leia Também:

ESTA É A MINHA OPINIÃO