ONLINE
11




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


VIDA ROTÁRIA: ROTARACT TEM DISTINTA ATUAÇÃO EM TB
VIDA ROTÁRIA: ROTARACT TEM DISTINTA ATUAÇÃO EM TB

Dois past-presidents e o atual presidente falaram ao Oberekando

w

2017-08-02 às 06:50:25) Em uma descontraída entrevista na Casa da Amizade  José Augusto Nocera, sede do Rotary Clube de Telêmaco Borba, a pauta foi o Rotaract, que é composto pela ala jovem deste clube de serviço mundial, e que neste município, tem a neo-presidência de Samuel Gomes da Silva (25), que recebeu o cargo na festiva de posse na noite de 15 de julho, do hoje past-president Joarez Pais Lopes (23) . Também no bate-papo, Sérgio de Castro Ribas (24), que fora responsável pela primeira presidência dentro da reativação do Rotaract em Telêmaco.

Na trivial pergunta à Samuel de como foi receber a presidência, lembrou que veio de um momento conturbado, ao referir-se ao falecimento de seu pai, mas antes havia acontecido sua eleição: “Ter recebido a honra de ser presidente desse clube tão amado – há dois anos faço parte do Rotaract – para mim foi um motivo de alegria poder assumir essa gestão e assumir esse desafio”. Essa última palavra ao reconhecer que seus componentes são jovens líderes e que têm importantes projetos a apresentar. Sérgio, aliás, é responsável por essa pasta, na atual gestão.

 

PRESIDÊNCIA OFERTADA À MEMÓRIA DO PAI

s

Célio, conhecido por sua assiduidade na Igreja Assembléia de Deus do bairro BNH, teve um acidente ao cair do telhado da casa em que trabalhava. O seu falecimento foi algo que comoveu toda a cidade. Ao assumir a presidência, emocionado ao discursar, Samuel ofertou esse momento especial à seu pai, e pediu a todos neste sentido, “aplauso à sua memória” como forma de homenageá-lo.

 

VIDA QUE VEM E JOVENS COM OBJETIVOS COMUNS

d

Este é o caso de Joarez, cuja filha nasce daqui à dois meses. Nome inspirado na escritora Clarice Lispector, quão jovem componente será Clarice, que é o lindo fruto entre duas pessoas que comungam de um mesmo sentimento pelo Rotaract. Bárbara, a esposa, era do clube de Ponta Grossa, e acabaram se conhecendo e iniciou-se o relacionamento entre os diversos encontros e eventos. “E agora está ai a primeira filhinha da nova geração do Rotaract Clube de Telêmaco Borba!”.

Joarez foi presidente por duas oportunidades, sendo a primeira integral e a segunda, por um período, nesta gestão de 2016/17

 

A REATIVAÇÃO TENDO COMO PRESIDENTE, SÉRGIO DE CASTRO RIBAS

s

“Falo com muito orgulho dessa história, pois foi ela quem trouxe Samuel, trouxe Joarez, trouxe Bárbara e tantos outros jovens que passaram por aqui”. O desafio da reativação foi proposto por Ataliba Gioia, que o convidou. Sérgio fez questão de lembrar que os projetos do Rotaract não são focados em assistencialismo, mas sim em desenvolvimento profissional e de liderança. Banco de Cadeiras de Rodas, entre outros, são situações pontuais. Atualmente, um dos projetos a ser desenvolvido será a doação de livros às escolas. Ao citar seus principais laços de amizades serem de dentro do clube, disse: “A gente conversa e vê o quanto isso mudou a nossa história. O quanto isso mudou a nossa vida!”.

Com nata liderança entre os membros, ele disse que isso traz, ao mesmo tempo gratificação e acaba sendo “cruel” pela autocobrança.

O respeito à hierarquia foi outro ponto citado, e neste caso, à diretoria do Rotary, aos seus presidentes e ex-presidentes, e aos seus diretores. Esse respeito, segundo Joarez, está na Prova Quadrupla, como uma das diretrizes como Rotaractiano. Nesse momento, ele citou Rui Miranda, que já vem em sua segunda gestão, e com grande afinco em prol do Rotary. Zeno, Piechinik e os demais ex-presidentes também foram exaltados, assim como todos os “companheiros e companheiras” rotarianos.

 

CONCLAMANDO NOVOS MEMBROS

Além do critério de idade, que é de 18 a 30 anos, Sérgio lembrou que o que se procura também no Rotaract são jovens que queiram ser líderes e fazer a diferença. Samuel acrescentou que trata-se de um grupo de amigos, que trabalha e cresce juntos, além do privilégio em poder ser admitido como rotaractiano justamente no ano do Cinquentenário da entidade. Por sua vez, Paes disse que acima de tudo, o Rotaract está aberto à todos. As reuniões acontecem todos os sábados, às 19 horas, na Casa da Amizade.

 

ASSIM FOI A COBERTURA DO SITE OBEREKANDO NAS POSSES  DO ROTARY DE 2014 ATÉ 2017. CONFIRA!

ROTARY E ROTARACT TÊM POSSE EM TB (2017)

ROTARY TB TEM NOVA PRESIDÊNCIA: JOSÉ RUI MIRANDA (2016)

EMPOSSADA NOVA PRESIDÊNCIA DO ROTARY TB (2015)

ZENO GURALH É EMPOSSADO NOVO PRESIDENTE DO ROTARY (2014)