ONLINE
6




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Agência da Madeira destaca dia de campo na 4º
Agência da Madeira destaca dia de campo na 4º

Além do evento em Tibagi, outros temas também foram citados por Manoel

 d

2016-07-15 às 17:47:19) O diretor executivo da Agência de Desenvolvimento da Cadeia da Madeira do Médio Rio Tibagi, Manoel Francisco Moreira, falou hoje ao Oberekando a respeito dessa entidade, que congrega 13 municípios da microrregião, que além da sede, Telêmaco Borba, tem Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Cândido de Abreu, Ipiranga, Tibagi, Ventania, Curiúva, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Congoínhas e Imbaú. Também meia dúzia de empresas, incluindo a Klabin.

O intuito da Agência é o desenvolvimento do setor madeireiro da região, porque além da preponderância e importância da Klabin nesse cenário, encontra-se nessa localidade um grande parque no segmento.

No diálogo, Moreira, como é mais conhecido, lembrou que da área de Telêmaco, cerca de 96% é de plantio de madeira. Proporcional ao tamanho do respectivo município, outras grandes plantações são em Curiúva, Ortigueira, Imbaú e Reserva. Quanto à Tibagi, sem ser essa a marcante produção, lembrou que o advento da imigração holandesa transformou o antes campo de pastagem com as conhecidas “barbas de bode” que ninguém apostava nessa área, em uma fertilíssima área agrícola.

Hoje a Agência está empenhada no manejo florestal junto aos pequenos produtores e também no desbaste, com a retirada das pequenas árvores e manutenção das maiores. O sistema agrosilvopastoril é o carro chefe procurado pelo órgão, junto aos parceiros, pois, por exemplo, se há o plantio de árvores, com a criação de gado, ou mesmo agricultura, no sentido intercalado, dá-se o melhor desenvolvimento dessa madeira. Outro ponto colocado por ele é de que, nesse caso, a opção madeireira confere ao proprietário uma espécie de caderneta de poupança, por ser um investimento de longo prazo.

A segunda edição do dia de campo, na quarta-feira, dia 20, que vai acontecer, das 9h às 17h na Fazenda Trindade, em Tibagi foi destacada pelo diretor. O acesso a ela se localizada à margem direita da Rodovia do Café, Km 401, cerca de três quilômetros após o Restaurante Soledade, no lugar conhecido como Cachoeirão.

No evento, além de mini palestras, a presença de especialista da Embrapa, rodada de negócios de madeira com a aproximação entre vendedores e compradores, sem intermediário, e empresas especializadas em equipamentos da área, para pequenos produtores.

Assista a entrevista na íntegra:

 

Leia Também:

CONHEÇA AS VITÓRIAS DA AVTB E A PATROCINE VOCÊ TAMBÉM