ONLINE
12




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


ANDERSON VALÉRIO: De Telêmaco para o mundo!
ANDERSON VALÉRIO: De Telêmaco para o mundo!

Responsável pela ascensão da cidade no cenário do Futsal, é técnico da Seleção Brasileira de Futebol Clássico

s

2015-09-01 às 20:10:03) Em uma entrevista exclusiva ao site Oberekando, o técnico da Seleção Brasileira de Futebol de Salão Clássico, e técnico da equipe de alto-rendimento de Futsal Adulto Feminino de Telêmaco Borba, Anderson Valério, comentou sobre suas ações, e sua trajetória, que mais recentemente, levou-o ao comando de seu primeiro jogo como profissional do Clássico, onde enfrentou, com vitória, a seleção da Bolívia, em pleno Pacaembu, na capital paulista. “Hoje eu estou treinador”, afirma de forma grata e humilde. “Não consigo mensurar a emoção e o filme que passou em minha mente na hora de se cantar o Hino Nacional. Se eu consegui chegar à Seleção Brasileira, foi graças às pessoas que confiaram em mim, às empresas, e aos muitos voluntários em prol do esporte e à caminhada que foi e está sendo feita no Futsal”.  Neste momento lembrou do Chefe da Divisão de Esportes, Telmo Nascimento, do Secretário, professor João Alfredo Tibúrcio Netto e do prefeito que confiaram no projeto do Futsal.

Polivalente graças a uma equipe de profissionais de Educação Física e treinadores, ele disputa o Campeonato Paranaense, a Liga Sul Norte, e a Copa AMCG. Foi graças ao esforço dele que Telêmaco foi vice-campeã da Liga Nacional Feminina de Futsal, e sediou uma das edições dessa competição, e foi campeã nacional dos Jogos Abertos Brasileiros em Goiânia.

Do panorama atual em Telêmaco, e das escolinhas que são ofertadas pela Divisão, sobretudo no Futsal, vê que esse é o melhor momento para o esporte: “A década do esporte nacional”, devido ao advento da Copa do Mundo, e agora as Olimpíadas. Citou os grandes desportistas que a cidade têm, como é o caso de Ana Luíza Pires Lima na Ginástica, Luizinho e Amauri no Automobilismo, Marcos Camilo no Paraolímpico, o Vôlei e o Handebol, além do Basquete, sem esquecer o Futsal. “Hoje existe, por exemplo, no esporte de alto-rendimento em Telêmaco, o conjunto entre investimento e muito trabalho” visto por ele como resultado líquido e certo ao ser citado o Vôlei e o Futsal.

Talentos de Telêmaco e esporte de alto-rendimento

Muitas pessoas perguntam o porquê se investir no alto-rendimento, aponta Valério, e que é a chance de se assistir uma partida de alto nível. Ele é onde as categorias de base olham como espelho, e se imaginam até que ponto poderão chegar. Anderson exemplificou Tande, Marcelo Negrão e outros desportistas que assim foram e inspiraram muitas crianças a seguir o caminho do esporte. “Não só do Vôlei, como do Futsal também!”.

Importante citação dele também foi de que o investimento no esporte traz de imediato, ganhos na Saúde e Educação. “No quesito Segurança, os investimentos são quando o problema já está se instalado”.

Se falar em destaques de Telêmaco é lembrar de Rarine, de Bruna Larissa (a Japa). Também dos pequenos notáveis, como Dudu e Igor, além de Lyon que esse é o único representante que continua na Taça Paraná Sub11. “Ontem Joaquim e Mateus, do Sub9, se apresentaram ao Atlético Paranaense: Talentos de Telêmaco!”.  Diferente de comentários de que seja empresário ou agenciador de craques, ele informa: “Não sou empresário. São os pais que levam. Não ganho dinheiro com isso e não é esse o propósito. Meu trabalho é encaminhar. É oportunizar o amor pelo esporte!”.

Para as primeiras semanas de outubro, devido ao destaque de Telêmaco no cenário paranaense da modalidade, acontecerá no município o Campeonato Paranaense Sub9, e com a possibilidade também de acontecer o Sub13, conforme o professor Valério. Serão as equipes do Atlético Paranaense e o Tistu da capital do Estado, além de mais um da cidade de Medianeira. “Nesse aspecto, tenho muito que agradecer os pais dos atletas, que são a razão principal para essa grande ascendência que ocorre, tanto no Sub9, como no Sub13”.

Confira, na íntegra, entrevista especial com Anderson Valério:

 

Leia Também:

VÔLEI: AVTB TEM QUATRO PRE-CONVOCADAS PARA A SELEÇÃO PARANAENSE SUB15