ONLINE
4




Partilhe esta Página

C

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


Assistência Social de TB faz conferência
Assistência Social de TB faz conferência

Nela foram definidas metas para dez anos

FONTE: PMTB

u

26-06-2015 às 09:06:20) "Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026" foi o tema da XI Conferência Municipal de Assistência Social realizada nesta quarta-feira (24) no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

A Conferência vai definir as políticas públicas para os próximos 10 anos e, de acordo com o secretário municipal de Assistência Social José Carlos Valentim dos Santos, tem o objetivo consolidar o SUAS que é o Sistema Único da Assistência Social e é considerado a Constituição da Assistência Social. "É um momento significativo para discutir a temática e definir propostas para as políticas públicas da assistência social", frisou.

O presidente do Conselho da Assistência Social Atamir dos Santos disse que as conferências trazem avanços, mas que ainda há muito para se conquistar.

Para o prefeito Luiz Carlos Gibson a discussão de ideias é o caminho para planejar e conduzir a assistência social pelos 10 anos. "Temos que definir as políticas, pois a Secretária de Assistência Social é a única que trabalha diretamente com a situação de vulnerabilidade social", enfatizou.

A Conferência apresentou cinco dimensões que expressaram e orientaram a discussão do temário das Conferências de Assistência Social de 2015, sendo eles a Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para consolidação do SUAS no pacto federativo, Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS, Primazia da responsabilidade do Estado - por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo, Qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo e Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

A palestra magna foi da professora mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Cristiane Gonçalves de Souza. Ela aprofundou as dimensões em debate estabelecidas pelo Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS). "O nosso desafio é pensar estratégias e diretrizes para melhorar o SUAS que temos para o que queremos", acrescentou.

Foram eleitos os membros da nova composição do Conselho Municipal de Assistência Social.

Representantes não governamentais (Entidades Socioassistenciais)

- APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

- Asilo São Vicente de Paulo

- Associação Fanuel Guarda Mirim

- Centro de Promoção Humana

- Projeto Pescar – Unidade Braslumber Telêmaco Borba

 

Usuário da Política de Assistência Social

- Eloi Cartes Monteiro

Trabalhadores do Suas

- Silvia Maria Bueno Porto

- Cristiane de Fátima Mello

 

Também foram eleitos dois delegados (titular e suplente) para participar da Conferência Estadual, sendo um representante governamental e um do segmento não governamental.

 

Representantes do poder governamental

- Andriele Quadros de Oliveira (titular)

- Jucelene Mendes Valério Pedroso (suplente)

 

 

Representantes do poder não governamental – Trabalhadores do SUAS

- Fernanda Schambakler (titular)

- Silvia Maria Bueno Porto (suplente)

 

Leia Também:

TELÊMACO INICIA SUA JORNADA NOS JEP MACRO