ONLINE
23




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Casa do Artesão comemora 15 anos
Casa do Artesão comemora 15 anos

Data foi comemorada em Telêmaco Borba, com autoridades e os artesões

FONTE: PMTB

d

2016-06-02 às 09:51:17) Uma cerimônia religiosa e cultural marcou as comemorações dos 15 anos de fundação da Casa do Artesão em Telêmaco Borba.

O evento aconteceu nesta quarta-feira, 1º de junho, no salão social da Casa, com a participação do prefeito Luiz Carlos Gibson, o vice pastor Dã Cortez, o presidente da Câmara de Vereadores, Mario Cesar Marcondes e o secretário geral de Gabinete Altamir Ramos.

A bênção ecumênica foi ministrada pelo pastor Dã e pelo pároco da Igreja Católica, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, padre Primo Hipólito.

O Coral do CCI (Centro de Convivência do Idoso) abrilhantou a festa com números musicais, destaque para o tradicional "Parabéns para você".

O prefeito Gibson parabenizou aos artesãos pelos 15 anos da Casa, e estendeu os cumprimentos ao Coral do CCI pela passagem dos 13 anos de história.

"Os artesãos, os idosos do nosso coral, todos são parte desta rica história de nossa Telêmaco Borba", destacou o chefe do Executivo Municipal.

Mari Carmem Rivera Carrera, coordenadora da Casa do Artesão, explanou sobre o histórico, desde a fundação aos dias de hoje.

O artesão Joel do Espírito Santo representou os artesãos e ressaltou dedicação ao artesanato no município.

"Estou há mais de 10 anos atuando aqui, em 2008 fomos expor na China e continuamos a fazer o nosso trabalho sempre com dedicação e carinho", afirma Joel.

O secretário geral de Gabinete, Altamir Ramos, falou da importância do artesanato em Telêmaco Borba. Lembrou ainda que em 2013 houve uma ampla reforma na Casa do Artesão para melhor atender os munícipes.

 

 

HISTÓRICO

A Casa do Artesão de Telêmaco Borba foi inaugurada em 1º de maio de 2001.

É a sede da Assessoria Especial da Indústria Artesanal, Comércio e Turismo e também da Associação Pró-Arte Telemacoborbense (Aproart).

No espaço são expostas aproximadamente 1,5 mil peças de artesanato, e mais de 50 artesãos estão cadastrados.

Com um ambiente aconchegante, atrativo turístico relevante para o município e região, a Casa do Artesão abriga um centro de recepção para o turista, e de convivência para a comunidade.

Outro fator relevante é o papel social na geração de trabalho e renda. São diversos artesãos que têm renda exclusivamente advinda do artesanato ou complemento a renda familiar.

A Casa do Artesão tornou-se fundamental o papel da Associação, que tem como objetivo o fomento e a defesa dos interesses das atividades artesanais.

Durante esses 15 anos visitantes do Brasil e do exterior. Os turistas conhecem o artesanato feito com aproveitamento de matéria prima típica do município, do resíduo da indústria papeleira, na reciclagem de fita tusa ou no aproveitamento de pequenos pedaços de madeira advinda do reflorestamento de eucalipto.

A Casa do Artesão oferece em caráter permanente a venda e exposição do artesanato local, além de um local para reuniões, cursos, oficinas e palestras.

Está localizada à Avenida Samuel Klabin, 725, Centro de Telêmaco Borba.

O horário de atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 9h às 13 horas e aos sábados, das 9h às 14 horas.

 

Leia Também:

CONHEÇA AS VITÓRIAS DA AVTB E A PATROCINE VOCÊ TAMBÉM